Um olhar dialógico como agente transformador das desigualdades sociais e do meio ambiente

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Autor(a) principal: Ana Cristina Ribeiro Vaz
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Jennifer Perucci de Almeida, Jessica Ribeiro de Souza, Ronan Felipe Araújo, Elizabeth Aparecida de Araújo Lopes, Eliane Ferreira Campos Vieira, Abner da Silva Fonseca, Alice Vitória Fernandes Pena, Elis Eduarda Moreira Teles, Evilyn Ferreira da Silva, Gabriela Barbosa Souza Santana, João Vitor Alves Pereira Queiroz, Júlia Adelaide Vieira da Silva, Kamilly Dias Lucena, Maria Gabriela Soares Delfim, Maria Paula Pereira Ribeiro, Nathalia Ferreira Campos Vieira, Pedro Henrique Souza Almeida, Raquel Antunes Mattielo de Paula, Vinícius Godoy de Melo
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/47052
https://orcid.org/0000-0003-2560-1091
https://orcid.org/0000-0002-4439-3542
Resumo: A Educação Ambiental não pode se restringir apenas a preocupação com movimentos ecológicos, deve também ser um meio de sensibilização capaz de atentar a todos os indivíduos para a sustentabilidade, má distribuição dos recursos naturais e sua finitude, além de ser responsável por envolver a comunidade em ações sociais ambientalmente adequadas. Diversos eventos são promovidos com o objetivo de tratar dessas questões como a Rio+20. Realizada na cidade do Rio de Janeiro (Brasil) entre 13 e 22 de junho de 2012, teve a participação de todos os 193 países integrantes da Organização das Nações Unidas e seu principal objetivo foi renovar e reafirmar a participação de cada nação com ações referentes ao desenvolvimento sustentável no planeta. Durante a conferência foi ampliada a conhecida Política dos 3Rs (Reduzir, Reusar, Reciclar; posteriormente acrescidos de mais dois: Repensar e Recusar) contida na Agenda 21 (documento da Eco 92, 1992), sendo somados ao ciclo sustentável mais dois conceitos, totalizando os 7Rs (Reeducar e Recuperar). Diante deste cenário e para atender ao edital do evento VI Feira Brasileira de Colégios de Aplicação e Escolas Técnicas (VI FEBRAT) cujo tema é “Ciência para a Redução das Desigualdades”, a equipe do Programa Ações Educativas Complementares tem buscado viabilizar que estudantes de Instituições de Ensino Fundamental tenham acesso a um conjunto de atividades visando à preservação ambiental. Uma destas instituições é a Escola Municipal Lídia Angélica (Belo Horizonte/Minas Gerais) onde três bolsistas do Programa PBEXT da Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal de Minas Gerais, sob orientação das Professoras Ana Cristina Ribeiro Vaz e Eliane Ferreira Campos Vieira, ambas do Centro Pedagógico da Escola de Educação Básica e Profissional da UFMG e da Professora Elizabeth Aparecida de Araújo Lopes, da Rede Municipal de Ensino de Contagem/MG, estão promovendo atividades com 32 alunos do oitavo ano do Ensino Fundamental. O objetivo dessas atividades é sensibilizá-los sobre a produção e o destino dos resíduos sólidos, bem como ajudá-los a pensar em formas de transformar materiais recicláveis em recursos que os possibilitem ter uma fonte de renda alternativa, visando reduzir as desigualdades sociais. As ações são desenvolvidas semanalmente e têm 1 hora de duração. Durante os encontros são realizadas oficinas, discussões, exibição de vídeos, entre outras atividades, visando o desenvolvimento da percepção de cada indivíduo enquanto protagonista e modificador da realidade social, ambiental e econômica de suas famílias. Durante o evento os estudantes participantes das ações irão apresentar os objetos e materiais produzidos durante os encontros e, se possível, mostrar o que já conseguiram fazer junto às suas famílias sobre a comercialização dos materiais produzidos.
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Durante o evento os estudantes participantes das ações irão apresentar os objetos e materiais produzidos durante os encontros e, se possível, mostrar o que já conseguiram fazer junto às suas famílias sobre a comercialização dos materiais produzidos.porUniversidade Federal de Minas GeraisUFMGBrasilCP - CENTRO PEDAGOGICO - 1o.GRAUFeira Brasileira de Colégios de Aplicação e Escolas TécnicasEducação ambientalBiodiversidadeSustentabilidade e meio ambienteSustentabilidadeReciclarReusarUm olhar dialógico como agente transformador das desigualdades sociais e do meio ambienteinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjecthttps://150.164.250.79/museu/producoes-e-publicacoes/anais-febrat/Ana Cristina Ribeiro VazJennifer Perucci de AlmeidaJessica Ribeiro de SouzaRonan Felipe AraújoElizabeth Aparecida de Araújo LopesEliane Ferreira Campos VieiraAbner da Silva FonsecaAlice Vitória Fernandes PenaElis Eduarda Moreira TelesEvilyn Ferreira da SilvaGabriela Barbosa Souza SantanaJoão Vitor Alves Pereira QueirozJúlia Adelaide Vieira da SilvaKamilly Dias LucenaMaria Gabriela Soares DelfimMaria Paula Pereira RibeiroNathalia Ferreira Campos VieiraPedro Henrique Souza AlmeidaRaquel Antunes Mattielo de PaulaVinícius Godoy de Meloapplication/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALUm olhar dialógico como agente transformador das desigualdades sociais e do meio ambiente.pdfUm olhar dialógico como agente transformador das desigualdades sociais e do meio ambiente.pdfapplication/pdf292838https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/47052/2/Um%20olhar%20dial%c3%b3gico%20como%20agente%20transformador%20das%20desigualdades%20sociais%20e%20do%20meio%20ambiente.pdff0e6662a93d4262a71c20eb0adfff18cMD52LICENSELicense.txtLicense.txttext/plain; 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