Detalhes bibliográficos
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
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spelling Junia Sales PereiraAraci Rodrigues CoelhoLana Mara de Castro SimanPablo Luiz de Oliveira LimaSonia Regina de MirandaMarcos Antonio Silva2019-08-11T01:46:15Z2019-08-11T01:46:15Z2014-12-12http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9UGHMNO foco desta pesquisa foi a proposta de formação continuada de professores advinda do Ministério da Educação (MEC) consubstanciada nos Manuais do Professor que acompanham as obras didáticas aprovadas no Programa Nacional dos Livros Didáticos (PNLD). Buscou-se identificar qual o perfil pressuposto de professor de História da Educação Básica e, sobretudo, o que o tipo de professor que se almeja formar nesse programa. Para responder a essa questão, foram analisados os Editais e Guias dos Livros Didáticos do programa. Os Editais apresentam as regulamentações e determinações para inscrição, participação e seleção das obras no programa. Nos Guias dos Livros Didáticos, constam as obras aprovadas com os resultados das avaliações, inclusive as considerações sobre o Manual do professor, promovidas por especialistas, em sua maioria, pesquisadores de universidades e instituições de ensino federais. Para definição do recorte temporal, adotou-se como referência o documento Recomendações para uma política pública de livros didáticos no Brasil, publicado em 2001, que estabeleceu um marco divisório nos processos de avaliação de livros didáticos no PNLD. Devido à amplitude do programa, optou-se pela análise das edições voltadas para as séries finais do Ensino Fundamental, ou seja, as versões 2005, 2008, 2011 e 2014. As categorias da Análise do Discurso de Backhtin e do Círculo e os protocolos de Roger Chartier subsidiaram a análise do corpus documental. Dentre outras questões, concluiu-se que, nos primeiros editais, predomina uma perspectiva formativa voltada para professores técnico-reprodutores. Nos dois últimos, no que tange um discurso polissêmico, existem significativos apontamentos para formação de professores reflexivos. Nos Guias dos Livros Didáticos, há uma perspectiva técnico-reprodutora predominante nas edições 2005, 2008 e 2014. A versão 2011, por sua vez, foi a que mais se sintonizou com a perspectiva de Professor Reflexivo. Nesse sentido, foi possível perceber que não existe uma correspondência direta entre os Editais e os Guias dos Livros Didáticos.The aim of this research was the proposal for teachers ongoing educational development that was devised by the Ministry of Education in the Teacher's Guides embodied in the approved textbooks for the National Program of Textbooks (PNLD). We sought to identify which was the profile of the History teacher for Basic Education, and especially what kind of teacher is to be shaped in this program. To answer this question we analyzed the program PSA (Public Service Announcement) and Guide books. The PSAs present regulations and determinations for enrollment, participation and selection of the works in the program. The textbooks guides contained the works approved within the results of the assessments, including considerations on the Teacher's Guide, furthered by specialists, mostly researchers from universities and federal educational institutions. To define the time frame, we decided to adopt the reference document Recommendations for a public policy of textbooks in Brazil, published in 2001, which established a landmark in the process of evaluating/assessing textbooks in PNLD. Despite the breadth of the program, the issues regarding the final years of primary school, in other words, versions 2005, 2008, 2011 and 2014, were chosen. The categories of Backhtins discourse analysis and Roger Chartiers protocols supported the analysis of the document corpus. Among other issues, it was concluded that in the first predominant PSAs a formative perspective aimed at technical teachers focused on reproducing only. In the last two, concerning a polysemic discourse, there are significant contributions towards formation of reflective teachers. In the textbooks guides there is a prevalent reproductive technical perspective on the 2005, 2008 and 2014 issues. The 2011 version, in turn, was the one closer to the prospect of a reflective teacher. In this regard, it is possible to note that there is a direct correspondence between the PSAs and textbooks guides.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGLivros didáticosProfessores de historiaEducaçãoProfessores FormaçãoPrograma Nacional do Livro Didático (Brasil)Formacao continuada de professoresLivros didaticos de historiaDidatico (PNLD)Manual do professorPrograma Nacional do LivroFormação continuada de professores de história no programa nacional dolivro didáticoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALmarco_ant_nio___tese___fae_ufmg_12_2014.pdfapplication/pdf2570141https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9UGHMN/1/marco_ant_nio___tese___fae_ufmg_12_2014.pdfde2bb65eb2c6e5528b50dbf76eb8dfc9MD51TEXTmarco_ant_nio___tese___fae_ufmg_12_2014.pdf.txtmarco_ant_nio___tese___fae_ufmg_12_2014.pdf.txtExtracted texttext/plain743794https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9UGHMN/2/marco_ant_nio___tese___fae_ufmg_12_2014.pdf.txta2ea7713bd10cbfc4cce84d8782d531dMD521843/BUBD-9UGHMN2019-11-14 08:25:01.43oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9UGHMNRepositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T11:25:01Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
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