Recursos de biblioteca das escolas de 1º e 2º graus da rede estadual de ensino da região da grande Vitória: diagnóstico da situação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Raimunda Augusta de Queiroz
Data de Publicação: 1985
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-99QP9S
Resumo: Estudo da situação das bibliotecas das escolas de 1º e 2º graus da rede oficial de ensino da região da Grande Vitória, tendo como ponto de partida a ideia de que a biblioteca e necessária no processo ensino-aprendizagem. Analisa, de forma sucinta, a realidade educacional do Brasil e do Espirito Santo, a fim de situar a biblioteca escolar nesse contexto. Os dados coletados permitiram traçar um perfil das escolas com relação a sua localização, dentro da região, nível de cursos que oferecem, total de alunos, de classes e de professores. Para a avaliação da situação das bibliotecas foram verificados: o tamanho das coleções existentes (total de volumes); a existência e adequação da área destinada a biblioteca; a existência: na escola de equipamentos que possam ser utilizados pela biblioteca; a quantidade e qualificação do pessoal; os serviços que as bibliotecas prestam aos usuários. A população constituiu-se de 46 escolas e alguns dos resultados são passiveis de generalização para quase a sua totalidade. Mais de 50% das escolas da região não possuem biblioteca. As coleções bibliográficas ai encontradas acham-se muito pobres quantitativamente, se comparadas ao total de alunos das escolas e observa-se nelas um certo grau de obsoletismo, visto que são compostas quase que exclusivamente de livros e não existem recursos para a manutenção do acervo. O pessoal que se encontra a cargo das bibliotecas não é qualificado e necessita de treinamento adequado. Há carência de outros tipos de recursos. Os serviços que as bibliotecas prestam aos usuários limitam-se aos mais rotineiros. São discutidas algumas das causas desse estado de carência e são apresentadas algumas sugestões visando a dinamização dos recursos de biblioteca das escolas objeto do estudo.
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