Adaptação e validação transcultural do teste de avaliação neuropsicológica infantil (TENI)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marlí Valgas da Costa
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-B9DH2R
Resumo: O objetivo do presente estudo foi realizar a adaptação e levantar evidências de validade e precisão do TENI (Test de Evaluación Neuropsicológica Infantil) para crianças no Brasil. Esse é um teste não verbal digital, desenvolvido no Chile, que avalia funções cognitivas de crianças de 3 a 9 anos. Para atingir tal objetivo, a pesquisa foi dividida nas etapas de Tradução, Inteligibilidade da subprova de velocidade de nomeação, Familiaridade com o tablet, Evidências de Validade pela análise da estrutura interna dos itens e validação convergente-discriminante e Confiabilidade. Inicialmente as instruções foram traduzidas e retrotraduzidas por 03 avaliadores fluentes em espanhol. Para o estudo de inteligibilidade dos itens participaram 52 crianças de 03 a 05 anos. Nesse estudo foram apresentados às crianças os estímulos da subprova de velocidade de nomeação a fim de identificar se faziam parte do vocabulário de crianças brasileiras. Os resultados apontaram que as crianças, em sua maioria reconheceram os itens da subprova (bola e casa 100%, elefante, maça e árvore, 96% e gato 90%). No estudo de familiaridade com o tablet, participaram 27 crianças de 3, 6 e 9 anos. Todas manusearam adequadamente o tablet, demonstrando familiaridade com o instrumento, além de interesse e motivação para manuseá-lo. Para a realização do Estudo de evidências de validade da estrutura interna, convergente-discriminante e confiabilidade do TENI, o mesmo foi aplicado em 553 crianças de 3 a 9 anos, das quais foram retiradas subamostras para aplicação de outros testes cognitivos lápis-e-papel para validação convergente-discriminante: Teste de Habilidades e Conhecimentos Pré-Alfabetização (THCP), Figuras Complexas de Rey, alguns subtestes das Escalas Wechsler de Inteligência para Crianças 4ª. Edição (WISCIV), tarefa de teoria da mente. De forma geral, os resultados apontaram que o instrumento apresenta propriedades psicométricas satisfatórias. Análise fatorial exploratória das subprovas aponta solução fatorial compatível com modelo teórico do instrumento. A análise de consistência interna das subprovas apresentou-se acima do nível considerado aceitável (>0,7). Tratando-se da subprova Casa Mexicana Cópia e Memória, a análise de consistência e de concordância absoluta da correção entre avaliadores indicou coeficiente de correlação intraclasse excelente (>0,97). A análise de intercorrelação entre as subprovas do TENI entre si e com outros testes que avaliam construtos semelhantes apontaram para correlações de moderadas a altas (Casa Mexicana Memória e Lilica (memória) (r=0,643; p <0,01); Cubos (WISC) e Casa Mexicana Cópia (r=0,516; p <0,01); Atenção THCP e Atenção TENI ( = 0,439; p <0,01); Figuras de Rey e Casa Mexicana (r=0,797; p <0,01). Nesse sentido, os resultados encontrados apontam que o TENI é um instrumento adequado para avaliação cognitiva de crianças com idades entre 3 e 9 anos no Brasil. O TENI vai ao encontro a uma nova tendência internacional de utilização de recursos digitais no campo de avaliação psicológica e da necessidade de investigação das propriedades psicométricas desta nova forma de avaliação. Não obstante, novos estudos são necessários com a ampliação da amostra para outros Estados brasileiros com realidades socioculturais distintas, investigação da estabilidade temporal dos escores por meio da análise de teste-reteste e validade do instrumento para uso em amostras clínicas e na predição do desempenho escolar.
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Nesse estudo foram apresentados às crianças os estímulos da subprova de velocidade de nomeação a fim de identificar se faziam parte do vocabulário de crianças brasileiras. Os resultados apontaram que as crianças, em sua maioria reconheceram os itens da subprova (bola e casa 100%, elefante, maça e árvore, 96% e gato 90%). No estudo de familiaridade com o tablet, participaram 27 crianças de 3, 6 e 9 anos. Todas manusearam adequadamente o tablet, demonstrando familiaridade com o instrumento, além de interesse e motivação para manuseá-lo. Para a realização do Estudo de evidências de validade da estrutura interna, convergente-discriminante e confiabilidade do TENI, o mesmo foi aplicado em 553 crianças de 3 a 9 anos, das quais foram retiradas subamostras para aplicação de outros testes cognitivos lápis-e-papel para validação convergente-discriminante: Teste de Habilidades e Conhecimentos Pré-Alfabetização (THCP), Figuras Complexas de Rey, alguns subtestes das Escalas Wechsler de Inteligência para Crianças 4ª. Edição (WISCIV), tarefa de teoria da mente. De forma geral, os resultados apontaram que o instrumento apresenta propriedades psicométricas satisfatórias. Análise fatorial exploratória das subprovas aponta solução fatorial compatível com modelo teórico do instrumento. A análise de consistência interna das subprovas apresentou-se acima do nível considerado aceitável (>0,7). Tratando-se da subprova Casa Mexicana Cópia e Memória, a análise de consistência e de concordância absoluta da correção entre avaliadores indicou coeficiente de correlação intraclasse excelente (>0,97). A análise de intercorrelação entre as subprovas do TENI entre si e com outros testes que avaliam construtos semelhantes apontaram para correlações de moderadas a altas (Casa Mexicana Memória e Lilica (memória) (r=0,643; p <0,01); Cubos (WISC) e Casa Mexicana Cópia (r=0,516; p <0,01); Atenção THCP e Atenção TENI ( = 0,439; p <0,01); Figuras de Rey e Casa Mexicana (r=0,797; p <0,01). Nesse sentido, os resultados encontrados apontam que o TENI é um instrumento adequado para avaliação cognitiva de crianças com idades entre 3 e 9 anos no Brasil. O TENI vai ao encontro a uma nova tendência internacional de utilização de recursos digitais no campo de avaliação psicológica e da necessidade de investigação das propriedades psicométricas desta nova forma de avaliação. Não obstante, novos estudos são necessários com a ampliação da amostra para outros Estados brasileiros com realidades socioculturais distintas, investigação da estabilidade temporal dos escores por meio da análise de teste-reteste e validade do instrumento para uso em amostras clínicas e na predição do desempenho escolar.The aim of this study was to adapt and test psychometric reliability and validity of TENI (Test de Evaluatión Neuropsicológica Infantil) for Brazilian children. TENI is a nonverbal test for assessing 3 to 9-year-old childrens executive functions and it was developed in Chile. The current research had three steps. Firstly, the test translations were done, then intelligibility of the naming speed sub-test and children familiarization with the Tablet. Translations and back-translations were done by three specialists fluent in the Spanish language. In the intelligibility study, 52 children participated ranging from 3 to 5 years of age. All the stimuli present in the naming speed sub-test were presented to children in order to identify which ones were and were not part of their vocabulary. The results have shown that most of the children were able to recognize the items of the sub-test (ball and house 100%, elephant, apple and tree 96% and cat 90%). All the children handled the tablet adequately, they demonstrated familiarity with it and were motivated to use it. For the next step in the study of psychometric validity of internal structure, convergent and discriminant validity and reliability of the TENI was applied to 553 children with ages ranging from 3 to 9 years. Subsets of this sample were selected to test other cognitive tests (paper and pen type) in order to evaluate convergent and discriminant features of the TENI: Test of Pre-Literacy Skills and Knowledge (THCP), Rey Complex Figures, some sub-tests of the Wechsler Intelligence Scales for Children, 4th edition (WISC IV) and mind theory task. Essentially, the results confirmed that the TENI has adequate psychometric properties. The Exploratory factorial analysis demonstrated that the sub-tests have the same structures as expected by its theoretic model. Internal consistency reliability level was higher than the reference level (0.70). Regarding the sub-tests Mexican House copying and memorizing, the analysis of consistency and absolute agreement of the correction between evaluators indicated an excellent intraclass correlation coefficient (> 0.97). The correlational analysis within the TENI sub-tests and between other tests assessing similar constructs presented moderate to high correlations values, the Mexican House Memory and Lilica (memory) (r = 0.64 p <0.01), Cubes (WISC) and Copy of Mexican House (r = 0.52, p <0.01), Attention task (THCP) and Attention task (TENI) (r = 0.44, p <0.01) and Figures of Rey and Mexican House (r = 0.80, p <0.01). In this regard, the results showed that TENI is an adequate instrument for cognitive evaluation of children aged 3 to 9 in Brazil. TENI meets a new international tendency of utilizing digital resources in the psychological assessment field and the need of psychometric quality assessment of these kind of tests. However, new studies are necessary with an extended sample to other Brazilian states that encompass different socio-cultural backgrounds. Furthermore, an investigation of the temporal stability of the scores through test-retest analysis, Item Response Theory (IRT) analysis and validity of the instrument for use in clinical samples and in the prediction of school performance are recommended.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGNeuropsicologia pediátricaCogniçãoPsicologiaFunções cognitivasPrecisãoAvaliação digitalValidadeAdaptação e validação transcultural do teste de avaliação neuropsicológica infantil (TENI)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdisserta__o_final_marli_valgas_ufmg_biblioteca.pdfapplication/pdf2652003https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-B9DH2R/1/disserta__o_final_marli_valgas_ufmg_biblioteca.pdf7568c6b42fc00fd53756229d3c5549caMD51TEXTdisserta__o_final_marli_valgas_ufmg_biblioteca.pdf.txtdisserta__o_final_marli_valgas_ufmg_biblioteca.pdf.txtExtracted texttext/plain352384https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-B9DH2R/2/disserta__o_final_marli_valgas_ufmg_biblioteca.pdf.txt4e62f9359278c5fec52fde14197bc3e7MD521843/BUOS-B9DH2R2019-11-14 20:37:12.447oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-B9DH2RRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T23:37:12Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
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