Asfalto borracha
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9AEGRV |
Resumo: | Os pneus são materiais constituídos por múltiplos componentes entre os quais se encontram: negro de carbono, óxido de zinco, aço, material têxtil, enxofre, elastômeros e em maior proporção borracha natural ou sintética. Tais componentes conferem aos pneus propriedades de resistência em condições extremas, o que os converte em materiais praticamente indestrutíveis dificultando seu descarte, muito embora após seu uso não sejam resíduos perigosos, são considerados um importante problema ambiental. Uma forma de aproveitar os pneus eliminados que veio tomando importância é a incorporação de pó de borracha aos asfaltos para sua aplicação nas áreas de pavimentação e impermeabilização. Esta alternativa permite melhorar as propriedades reológicas dos ligantes, aumentando seu intervalo de plasticidade e contribuindo com a disposição favorável do passivo ambiental que representam os pneus fora de uso. O principal objetivo ao modificar asfaltos é conseguir propriedades reológicas não obtidas nos asfaltos produzidos com técnicas convencionais de refino. Uma forma de modificá-los é mediante a incorporação de polímeros, entre eles as borrachas. Este trabalho faz uma analise bibliográfica sobre as diferentes formas de utilização do pó de pneu inservível como matéria prima para realizar asfalto borracha, e também ilustrar na prática, com fotos, o processo de confecção e aplicação do Asfalto Borracha. |
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Os pneus são materiais constituídos por múltiplos componentes entre os quais se encontram: negro de carbono, óxido de zinco, aço, material têxtil, enxofre, elastômeros e em maior proporção borracha natural ou sintética. Tais componentes conferem aos pneus propriedades de resistência em condições extremas, o que os converte em materiais praticamente indestrutíveis dificultando seu descarte, muito embora após seu uso não sejam resíduos perigosos, são considerados um importante problema ambiental. Uma forma de aproveitar os pneus eliminados que veio tomando importância é a incorporação de pó de borracha aos asfaltos para sua aplicação nas áreas de pavimentação e impermeabilização. Esta alternativa permite melhorar as propriedades reológicas dos ligantes, aumentando seu intervalo de plasticidade e contribuindo com a disposição favorável do passivo ambiental que representam os pneus fora de uso. O principal objetivo ao modificar asfaltos é conseguir propriedades reológicas não obtidas nos asfaltos produzidos com técnicas convencionais de refino. Uma forma de modificá-los é mediante a incorporação de polímeros, entre eles as borrachas. Este trabalho faz uma analise bibliográfica sobre as diferentes formas de utilização do pó de pneu inservível como matéria prima para realizar asfalto borracha, e também ilustrar na prática, com fotos, o processo de confecção e aplicação do Asfalto Borracha. |
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