Atuação das filmcommissions da região sudeste do Brasil: interfaces com o turismo cinematográfico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Joao Lucas Campos
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Christianne Luce Gomes, Juliara Lopes da Fonseca
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/66083
Resumo: Film Commissions (FCs) são órgãos de caráter público ou privado, sem fins lucrativos, que trabalham para o fomento do audiovisual em uma determinada região. Elas buscam atrair produções audiovisuais, promovendo as vantagens competitivas regionais e organizando os serviços de apoio e de negociações com a burocracia governamental, o que pode estabelecer relações diretas e indiretas com o turismo nos locais filmados. Assim, o objetivo desta pesquisa é analisar a atuação das quatro FCs da região sudeste do Brasil, visando compreender suas possíveis interfaces com o turismo. A metodologia desta pesquisa qualitativa envolveu estudo bibliográfico e entrevistas com os responsáveis pela FC de Minas Gerais, do Rio de Janeiro, de Santos e de São Paulo. Constatou-se que essas quatro FCs estão em estágios diferentes de atuação, mas, todas buscam aperfeiçoar a produção do audiovisual em suas regiões. Mesmo que as quatro FCs sejam amparadas por decretos governamentais, a falta de investimento público nesse tipo de empreendimento restringe a captação de novos produtores para o Brasil, dificultando tanto o fomento do setor audiovisual, como do turismo. Embora não disponham de dados para mensurar o turismo indireto, três entrevistados (das FCs do Rio, São Paulo e Santos) relatam o aumento significativo no turismo direto em decorrência das produções filmadas nas cidades em que estão sediadas. Conclui-se que as FCs da região Sudeste, mesmo que ainda não tenham alcançado o seu máximo desempenho, estabelecem interfaces com o turismo, sendo sua contribuição fundamental para o fomento do turismo cinematográfico no país.
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Constatou-se que essas quatro FCs estão em estágios diferentes de atuação, mas, todas buscam aperfeiçoar a produção do audiovisual em suas regiões. Mesmo que as quatro FCs sejam amparadas por decretos governamentais, a falta de investimento público nesse tipo de empreendimento restringe a captação de novos produtores para o Brasil, dificultando tanto o fomento do setor audiovisual, como do turismo. Embora não disponham de dados para mensurar o turismo indireto, três entrevistados (das FCs do Rio, São Paulo e Santos) relatam o aumento significativo no turismo direto em decorrência das produções filmadas nas cidades em que estão sediadas. Conclui-se que as FCs da região Sudeste, mesmo que ainda não tenham alcançado o seu máximo desempenho, estabelecem interfaces com o turismo, sendo sua contribuição fundamental para o fomento do turismo cinematográfico no país.Film Commissions (FCs) are non-profit public or private bodies working to promote audiovisual in a particular region. They seek to attract audiovisual productions, promoting regional competitive advantages, organizing support and negotiating services with the government bureaucracy, which can establish direct and indirect relationships with tourism in the filmed locations. The objective of this research is to analyze the performance of the four CFs of southeastern Brazil, aiming to understand their possibleinterfaces with tourism. The methodology of this qualitative research involved bibliographical study and interviews with the responsible for the CF of Minas Gerais, Rio de Janeiro, Santos and São Paulo. It was found that these four FCs are in different stages of performance, but all seek to improve the production of audiovisual in their regions. Even though the four CFs are supported by governmental decrees, the lack of public investment in this type of venture restricts the attracting of new producers to Brazil, making it difficult for both the audiovisual sector and tourism to be boosted. Although they do not have data to measure indirect tourism, three respondents (from the Rio de Janeiro, São Paulo and Santos CFs) report the significant increase in direct tourism as a result of the productions filmed in the cities in which they are based. It can be concluded that the Southeast CFs, even though they have not yet reached their maximum performance, establish interfaces with tourism, being their fundamental contribution to the promotion of cinema tourism in the country.porUniversidade Federal de Minas GeraisUFMGBrasilEEF - DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICAMarketing & Tourism ReviewLazerTurismoCinemaLazerTurismoCinemaFilm comissionAtuação das filmcommissions da região sudeste do Brasil: interfaces com o turismo cinematográficoPerformance of film commissions in southeastern Brazil: interfaces with the film tourisminfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://revistas.face.ufmg.br/index.php/mtr/article/view/5882/3079Joao Lucas CamposChristianne Luce GomesJuliara Lopes da Fonsecaapplication/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGLICENSELicense.txtLicense.txttext/plain; charset=utf-82042https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/66083/1/License.txtfa505098d172de0bc8864fc1287ffe22MD51ORIGINALAtuação das FilmCommissions da Região Sudeste do Brasil.pdfAtuação das FilmCommissions da Região Sudeste do Brasil.pdfapplication/pdf768008https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/66083/2/Atua%c3%a7%c3%a3o%20das%20FilmCommissions%20da%20Regi%c3%a3o%20Sudeste%20do%20Brasil.pdfa52ecf37abeea2463199adf3392e4aeaMD521843/660832024-03-20 16:44:55.066oai:repositorio.ufmg.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2024-03-20T19:44:55Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
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