Detalhes bibliográficos
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
id UFMG_7424fb52e4d069ad7fa8b8b276c9c383
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/AAGS-7YMFQS
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
instacron_str UFMG
institution Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
spelling Fausto Borem de OliveiraSonia Marta Rodrigues RaymundoMargarida Maria BorghoffFernando Cesar dos Santos2019-08-10T11:57:40Z2019-08-10T11:57:40Z2005-06-02http://hdl.handle.net/1843/AAGS-7YMFQSEstudo analítico-interpretativo sobre o Primeiro Movimento do Concerto Dos Pampas Sul do compositor argentino, radicado no Brasil, Rufo Herrera. Escrito para três instrumentos solistas - bandoneon, violão e mais um dos membros da família das cordas orquestrais (contrabaixo, viola, violoncelo e violino), acompanhados por uma orquestra de cordas, este concerto ilustra, em cada um dos seus quatro movimentos, quatro fases da história do tango. A partir de elementos musicológicos, analíticos e de performance, essa pesquisa visa prover um estudo de aspectos composicionais e interpretativos da linguagem contrabaixística nesta obra ainda inédita. Além de abordar a colaboração compositor-intérprete como uma ferramenta eficaz no desenvolvimento da linguagem composicional e como estímulo à criação de novas obras, este estudo examina também aspectos históricos de um compositor cuja trajetória musical ainda é pouco conhecida na musicologia brasileira. Inclui, como anexos, uma entrevista semi-estruturada com o compositor Rufo Herrera, as edições eletrônicas da grade do Primeiro Movimento do Concerto Dos Pampas Sul e da parte do contrabaixo solista e uma cópia do manuscrito autógrafo.Analytical and interpretative study on the First Movement of the Concerto Dos Pampas South by Rufo Herrera, an argentinean composer rooted in Brazil. Writen for three soloist instruments - bandoneon, guitar and one of the members of the orchestral strings family (double bass, cello, viola or violin, in this order) accompanied by a string orchestra, this concert illustrates the four phases of the tango history in each one of its four movements. Departing from data combining elements of musicological, analytical and performance nature, this study aims at presenting compositional and interpretative aspects of the double bass soloistic language in this still unpublished work. Besides approaching the composer-interpreter collaboration as an effective tool in the development of the idiomatic musical language and as an encouragement to the creation of new double bass works, this study also presents the composer's biography, whose musical path is still less known to most Brazilian musicologists. It also includes interviews with the composer Rufo Herrera, the electronic editions of the Concerto Dos Pampas Sul´s First Movement score and the double bass solo part, and a copy of the autographed manuscript.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGHerrera, Rufo,  1935-Tangos Música para bandoneón Musica Análise, apreciação Manuscritos  Concerto Dos Pampas SulRufo Herreramúsica brasileiracontrabaixotangocolaboração compositor-intérpreteanálise musicalO Concerto dos Pampas Sul de Ruto Herrera: aspectos históricos, elementos composicionais e analítico-interpretativos no contrabaixo solista.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALfernando_capa.pdfapplication/pdf16119https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/AAGS-7YMFQS/1/fernando_capa.pdf2bd33ff49fdbdd29c12728ffe855cc5dMD51fernando_resumo_sumario.pdfapplication/pdf23386https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/AAGS-7YMFQS/2/fernando_resumo_sumario.pdf803945e1c6442a4c42c9429e3d74847aMD52artigo_final.pdfapplication/pdf817078https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/AAGS-7YMFQS/3/artigo_final.pdfaa2580824de44e73745907b22c707effMD53TEXTfernando_capa.pdf.txtfernando_capa.pdf.txtExtracted texttext/plain1898https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/AAGS-7YMFQS/4/fernando_capa.pdf.txt069fb6a999138028088167c877c568edMD54fernando_resumo_sumario.pdf.txtfernando_resumo_sumario.pdf.txtExtracted texttext/plain8955https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/AAGS-7YMFQS/5/fernando_resumo_sumario.pdf.txt3491201ddb30d6e24369ee1825aff056MD55artigo_final.pdf.txtartigo_final.pdf.txtExtracted texttext/plain133621https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/AAGS-7YMFQS/6/artigo_final.pdf.txt910f2b0a01df6652756be18168c6b702MD561843/AAGS-7YMFQS2019-11-14 11:28:25.772oai:repositorio.ufmg.br:1843/AAGS-7YMFQSRepositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T14:28:25Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
_version_ 1813547606336339968