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Rodrigo Lima CarceroniMario Fernando Montenegro CamposAlexei Manso Correa MachadoLuiz Carlos Pacheco Rodrigies VelhoRenato Cardoso MesquitaGeraldo Robson MateusJose Pinheiro de Queiroz Neto2019-08-10T07:13:02Z2019-08-10T07:13:02Z2005-06-03http://hdl.handle.net/1843/RVMR-6EANZ5Esta tese trata do problema de adquirir os modelos de uma cena a partir de imagens, onde a correspondência entre as intensidades dos pixels das imagens e as cores reais da cena não podem ser explicadas a partir de um modelo de iluminação local da interação da luz com a cena. Mais especificamente, o problema é abordado em dois casos particulares tratados em cenários distintos.No primeiro caso, têm-se cenas submersas em água turva onde a luz interage globalmente com o meio, ao qual é desenvolvida uma metodologia para extrair a geometria da cena, utilizando-se um modelo de propagação da luz na água integrado a um algoritmo de visão estéreo, recuperando o mapa de disparidades a partir de um par estéreo da cena adquirido em pontos de vista distintos. Resultados experimentais comparam favoravelmente o método proposto nesta tese a um método de estéreo denso bem estabelecido. O método permite, ainda, restaurar as imagens da cena subaquática.No segundo caso, têm-se cenas onde a luz interage globalmente com objetos com superfícies homogêneas, reflexivas e translúcidas, apresentando sombras e inter-reflexão entre objetos, ao qual é desenvolvido um método para adquirir os parâmetros de um modelo de reflectância de cada objeto da cena, resolvendo um sistema de equações fatorado obtido a partir de uma única renderização e tendo como restrições uma imagem da cena, cuja solução é mais estável e eficiente em comparação a métodos similares.This thesis deals with the problem of acquiring the models of a scene from its images, where the correspondence between the image pixels intensities and the real colors of the scene cannot be determined using a local illumination model of the interaction of the light with the scene. More specifically, the problem is treated in two particular cases in distinctscenes.In the first case, we have the underwater scenes in muddy water where the light interacts globally with the environment, to which we developed a methodology to extract the scenes geometry, by integrating a light propagation model into a stereo vision algorithm and recoveringthe disparity maps from images pairs acquired from distinct viewpoints. Experimental results are compared to known methods. The method allows to restore the images of theunderwater scene.In the second case, we have a scene where the light interacts globally with objects that has homogeneous, reflexives and translucent surfaces, presenting shades and Inter-reflection between objects, to which we developed a method of recovering the reflectance parameters to each object of the scene, by solving a factorized equation system obtained using just one rendering and having as restrictions an image of the scene, whose solution is more steady and efficient in comparison to similar methods.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGModelagemComputaçãoProcessamento de imagem Técnicas digitaisModelagem de cenasImagensModelagem automática de cenas com iluminação local a partir de imagensinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALjose_pinheiro.pdfapplication/pdf7472444https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/RVMR-6EANZ5/1/jose_pinheiro.pdfc5a97816e2ea9907327c7a19eef0ea03MD511843/RVMR-6EANZ52019-08-10 04:13:03.036oai:repositorio.ufmg.br:1843/RVMR-6EANZ5Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-08-10T07:13:03Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
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