Política Nacional de Saúde Bucal: estudo dos serviços de reabilitação protética

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mirna Rodrigues Costa Guimarães
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/ODON-A4BNNP
Resumo: Objetivando estudar os serviços de Reabilitação Protética da Rede de Saúde Pública, buscou-se dados sobre a implantação e manutenção desses serviços no estado de Minas Gerais, e sobre o perfil dos municípios que credenciaram Laboratórios Regionais de Próteses Dentárias (LRPD) e dos que não credenciaram. Para o estudo, tomou-se como referência três grupos de municípios: grupo I representado pelos municípios que não credenciaram LRPD (68% dos municípios do estado), grupo II municípios que perderam o credenciamento (6%) e o grupo III representado pelos municípios que possuem LRPD credenciados (26%). Foram sorteados 317 municípios e garantida a participação de todos os grupos na amostra. As informações sobre os serviços de Reabilitação Protética foram obtidas, junto aos gestores municipais de saúde, por meio do preenchimento de um questionário disponibilizado virtualmente. Para verificar o perfil dos municípios, foram levantados dados secundários (Cobertura de Equipe de Saúde Bucal, contingente populacional, Índice de Desenvolvimento Humano Municipal, Fator de Alocação) e dados sobre o gestor de saúde (formação e tempo de gestão do Secretário Municipal de Saúde), e realizada análise bivariada pelo teste qui quadrado tendo como variáveis dependentes (presença ou ausência de LRPD credenciado no município) e variáveis independentes (dados secundários dos municípios e do gestor de saúde). Os resultados deste estudo indicam que a maioria dos municípios do grupo III oferta os serviços de Reabilitação Protética nas Unidades Básicas de Saúde (67%), que 77% dos LRPD credenciados pelos municípios do grupo III são terceirizados, que há necessidade de ações voltadas à formação do Técnico de Prótese Dentária, qualificação dos Cirurgiões Dentistas, melhoria no processo de comunicação entre os entes públicos, implantação de uma rotina de capacitação sobre a gestão das informações técnico gerenciais, bem como a criação de estratégias governamentais para melhoria do aporte financeiro para esse tipo de serviço. Em relação à análise do perfil dos municípios, observou-se a associação entre as variáveis: presença do LRPD credenciado no município e maior contingente populacional (p<0,001). Esse dado aponta maior prevalência de LRPD credenciados em municípios com maior contingente populacional, e demonstra a necessidade de uma efetiva ação regionalizada para o credenciamento dos LRPD nos municípios com menor contingente populacional. Conclui-se que existem desafios a serem superados para que as ações de Reabilitação Protéticas sejam efetivas e atinjam a maioria dos munícipios.
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As informações sobre os serviços de Reabilitação Protética foram obtidas, junto aos gestores municipais de saúde, por meio do preenchimento de um questionário disponibilizado virtualmente. Para verificar o perfil dos municípios, foram levantados dados secundários (Cobertura de Equipe de Saúde Bucal, contingente populacional, Índice de Desenvolvimento Humano Municipal, Fator de Alocação) e dados sobre o gestor de saúde (formação e tempo de gestão do Secretário Municipal de Saúde), e realizada análise bivariada pelo teste qui quadrado tendo como variáveis dependentes (presença ou ausência de LRPD credenciado no município) e variáveis independentes (dados secundários dos municípios e do gestor de saúde). Os resultados deste estudo indicam que a maioria dos municípios do grupo III oferta os serviços de Reabilitação Protética nas Unidades Básicas de Saúde (67%), que 77% dos LRPD credenciados pelos municípios do grupo III são terceirizados, que há necessidade de ações voltadas à formação do Técnico de Prótese Dentária, qualificação dos Cirurgiões Dentistas, melhoria no processo de comunicação entre os entes públicos, implantação de uma rotina de capacitação sobre a gestão das informações técnico gerenciais, bem como a criação de estratégias governamentais para melhoria do aporte financeiro para esse tipo de serviço. Em relação à análise do perfil dos municípios, observou-se a associação entre as variáveis: presença do LRPD credenciado no município e maior contingente populacional (p<0,001). Esse dado aponta maior prevalência de LRPD credenciados em municípios com maior contingente populacional, e demonstra a necessidade de uma efetiva ação regionalizada para o credenciamento dos LRPD nos municípios com menor contingente populacional. Conclui-se que existem desafios a serem superados para que as ações de Reabilitação Protéticas sejam efetivas e atinjam a maioria dos munícipios.Aiming to study the Prosthetic Rehabilitation of the Public Health Network, we sought data on the implementation and maintenance of these services in the state of Minas Gerais, and on the profile of municipalities that accredited laboratories Regional Dental Prosthetics (RLDP) and not accredited. For the study, was taken as reference three groups of municipalities: Group I represented by the municipalities not accredited RLDP (68% of municipalities in the state), group II cities that lost accreditation (6%) and Group III represented by municipalities having RLDP accredited (26%). They were randomly selected 317 municipalities and ensured the participation of all groups in the sample. Information on the Prosthetic Rehabilitation services were obtained, together with local health managers, by completing a questionnaire available virtually. To check the profile of municipalities, secondary data were collected (Coverage of Oral Health Team, populations, Municipal Human Development Index, Allocation Factor) and data on health manager (training and time municipal secretary Management Health ), and performed bivariate analysis using the chi square test taking as dependent variables (presence or absence of RLDP accredited in the city) and independent variables (secondary data of municipalities and health manager). The results of this study indicate that most municipalities in Group III offer the Prosthetic Rehabilitation services in Basic Health Units (67%), that 77% of RLDP accredited by the municipalities of group III are outsourced, there is need for action aimed at training technician of Prosthodontics, qualification of Dental Surgeons, improvement in the communication process between public entities, implementation of a training routine on the management of managerial technical information as well as the creation of government strategies for improved financial support for this kind of service. Regarding the analysis of the profile of the cities, there was the association between the variables RLDP the presence accredited in the city and most populous (p <0.001). This finding points higher prevalence of RLDP accredited in municipalities with larger populations, and demonstrates the need for effective action regionalized for accreditation of RLDP in municipalities with lower population contingent. It is concluded that there are challenges to be overcome for the actions of Prosthetic Rehabilitation proposed by the National Oral Health Policy are effective and carried out by all municipalities.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGPolíticas públicasSaúde bucalPrótese dentáriaPolíticas públicas de saúdePolíticas públicasPróteseSaúde bucalPerda de dentePolítica Nacional de Saúde Bucal: estudo dos serviços de reabilitação protéticainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALmirna_rodrigues_costa_guimar_es_ap_s_a_banca_2.pdfapplication/pdf1030931https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/ODON-A4BNNP/1/mirna_rodrigues_costa_guimar_es_ap_s_a_banca_2.pdff55b53c7aeb7712b554d4cdf22986e95MD51TEXTmirna_rodrigues_costa_guimar_es_ap_s_a_banca_2.pdf.txtmirna_rodrigues_costa_guimar_es_ap_s_a_banca_2.pdf.txtExtracted texttext/plain123498https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/ODON-A4BNNP/2/mirna_rodrigues_costa_guimar_es_ap_s_a_banca_2.pdf.txt99bf922ee77e59f0446f843363ab66e8MD521843/ODON-A4BNNP2019-11-14 21:19:38.64oai:repositorio.ufmg.br:1843/ODON-A4BNNPRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-15T00:19:38Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
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