Projeto político-pedagógico: perspectivas de fortalecimento da ETSUS SE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rosyanne Vasconcelos Mendes
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9HBPJA
Resumo: Trata-se de um plano de Intervenção que propõe a reconstrução coletiva do Projeto Político-Pedagógico da Escola Técnica de Saúde do Estado de Sergipe, mediante identificação do seguinte problema na instituição: o desconhecimento, por parte dos profissionais da ETSUSSE, sobre o Projeto Político-Pedagógico, bem como a ausência de participação desses profissionais na elaboração de metas, objetivos, ações e estratégias do referido documento. A metodologia utilizada terá uma abordagem qualitativa, pois esta possibilita que se enfoquemdimensões subjetivas presentes na constituição do sujeito social e nas relações sociais. O processo de reconstrução se dará principalmente nas rodas de discussão, cuja participação de todos os segmentos da escola é imprescindível para retratar as concepções e anseios docoletivo. Serão utilizados também instrumentos de coleta de dados, como o questionário e uma breve pesquisa documental. Pretende sugerir ações que orientem a efetivação da reconstrução do Projeto Político-Pedagógico. Serão realizadas três etapas, cuja primeiraconsiste na elaboração do Marco Referencial, a segunda, no diagnóstico da realidade da escola e a terceira, na definição de estratégias para assegurar a realização das ações definidas pelo coletivo. Os resultados esperados incidem no fortalecimento da instituição e da autonomia dos seus sujeitos.
id UFMG_751fca95a8586d8de32c8fdf5a04684d
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9HBPJA
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Alcione Bastos RodriguesRosyanne Vasconcelos Mendes2019-08-12T06:00:09Z2019-08-12T06:00:09Z2013-09-18http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9HBPJATrata-se de um plano de Intervenção que propõe a reconstrução coletiva do Projeto Político-Pedagógico da Escola Técnica de Saúde do Estado de Sergipe, mediante identificação do seguinte problema na instituição: o desconhecimento, por parte dos profissionais da ETSUSSE, sobre o Projeto Político-Pedagógico, bem como a ausência de participação desses profissionais na elaboração de metas, objetivos, ações e estratégias do referido documento. A metodologia utilizada terá uma abordagem qualitativa, pois esta possibilita que se enfoquemdimensões subjetivas presentes na constituição do sujeito social e nas relações sociais. O processo de reconstrução se dará principalmente nas rodas de discussão, cuja participação de todos os segmentos da escola é imprescindível para retratar as concepções e anseios docoletivo. Serão utilizados também instrumentos de coleta de dados, como o questionário e uma breve pesquisa documental. Pretende sugerir ações que orientem a efetivação da reconstrução do Projeto Político-Pedagógico. Serão realizadas três etapas, cuja primeiraconsiste na elaboração do Marco Referencial, a segunda, no diagnóstico da realidade da escola e a terceira, na definição de estratégias para assegurar a realização das ações definidas pelo coletivo. Os resultados esperados incidem no fortalecimento da instituição e da autonomia dos seus sujeitos.It is a plan of intervention that proposes reconstruction conference of the Political-Pedagogical Technical School of Health of the State of Sergipe, by identifying the following problem at the institution: the ignorance on the part of professionals ETSUS UP on the Political-Pedagogical Project, as well as the lack of participation of these professionals in developing goals, objectives, strategies and actions of that document. The methodology used will have a qualitative approach, because it allows that focus subjective dimensions in the constitution of the social and social relations. The rebuilding process will take place mainly in the discussion groups, whose participation from all segments of the school is essential to present the ideas and aspirations of the collective. Instruments will also be used for data collection, such as a brief questionnaire and documentary research. Intend to suggest actions to guide the execution of the reconstruction of the Political-Pedagogical. Will be three stages,the first is the development of reference point, the second, the diagnosis of the reality of the school and the third, the definition of strategies to ensure the realization of the actions defined by the collective. The expected results concern the strengthening of the institution and theautonomy of its subjects.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEducação em EnfermagemParticipação ColetivaInstitucionalProjeto Político-PedagógicoFortalecimentoProjeto político-pedagógico: perspectivas de fortalecimento da ETSUS SEinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALrosyanne_vasconcelos_mendes.pdfapplication/pdf235353https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9HBPJA/1/rosyanne_vasconcelos_mendes.pdffd1c75571100ed5eb8d84685db5469d3MD51TEXTrosyanne_vasconcelos_mendes.pdf.txtrosyanne_vasconcelos_mendes.pdf.txtExtracted texttext/plain48854https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9HBPJA/2/rosyanne_vasconcelos_mendes.pdf.txt4763606712fa479de48140146e79ace3MD521843/BUBD-9HBPJA2019-11-14 10:28:50.705oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9HBPJARepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T13:28:50Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Projeto político-pedagógico: perspectivas de fortalecimento da ETSUS SE
title Projeto político-pedagógico: perspectivas de fortalecimento da ETSUS SE
spellingShingle Projeto político-pedagógico: perspectivas de fortalecimento da ETSUS SE
Rosyanne Vasconcelos Mendes
Participação Coletiva
Institucional
Projeto Político-Pedagógico
Fortalecimento
Educação em Enfermagem
title_short Projeto político-pedagógico: perspectivas de fortalecimento da ETSUS SE
title_full Projeto político-pedagógico: perspectivas de fortalecimento da ETSUS SE
title_fullStr Projeto político-pedagógico: perspectivas de fortalecimento da ETSUS SE
title_full_unstemmed Projeto político-pedagógico: perspectivas de fortalecimento da ETSUS SE
title_sort Projeto político-pedagógico: perspectivas de fortalecimento da ETSUS SE
author Rosyanne Vasconcelos Mendes
author_facet Rosyanne Vasconcelos Mendes
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Alcione Bastos Rodrigues
dc.contributor.author.fl_str_mv Rosyanne Vasconcelos Mendes
contributor_str_mv Alcione Bastos Rodrigues
dc.subject.por.fl_str_mv Participação Coletiva
Institucional
Projeto Político-Pedagógico
Fortalecimento
topic Participação Coletiva
Institucional
Projeto Político-Pedagógico
Fortalecimento
Educação em Enfermagem
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Educação em Enfermagem
description Trata-se de um plano de Intervenção que propõe a reconstrução coletiva do Projeto Político-Pedagógico da Escola Técnica de Saúde do Estado de Sergipe, mediante identificação do seguinte problema na instituição: o desconhecimento, por parte dos profissionais da ETSUSSE, sobre o Projeto Político-Pedagógico, bem como a ausência de participação desses profissionais na elaboração de metas, objetivos, ações e estratégias do referido documento. A metodologia utilizada terá uma abordagem qualitativa, pois esta possibilita que se enfoquemdimensões subjetivas presentes na constituição do sujeito social e nas relações sociais. O processo de reconstrução se dará principalmente nas rodas de discussão, cuja participação de todos os segmentos da escola é imprescindível para retratar as concepções e anseios docoletivo. Serão utilizados também instrumentos de coleta de dados, como o questionário e uma breve pesquisa documental. Pretende sugerir ações que orientem a efetivação da reconstrução do Projeto Político-Pedagógico. Serão realizadas três etapas, cuja primeiraconsiste na elaboração do Marco Referencial, a segunda, no diagnóstico da realidade da escola e a terceira, na definição de estratégias para assegurar a realização das ações definidas pelo coletivo. Os resultados esperados incidem no fortalecimento da instituição e da autonomia dos seus sujeitos.
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013-09-18
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-12T06:00:09Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-12T06:00:09Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9HBPJA
url http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9HBPJA
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9HBPJA/1/rosyanne_vasconcelos_mendes.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9HBPJA/2/rosyanne_vasconcelos_mendes.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv fd1c75571100ed5eb8d84685db5469d3
4763606712fa479de48140146e79ace3
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589154702884864