Projeto político-pedagógico: perspectivas de fortalecimento da ETSUS SE
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9HBPJA |
Resumo: | Trata-se de um plano de Intervenção que propõe a reconstrução coletiva do Projeto Político-Pedagógico da Escola Técnica de Saúde do Estado de Sergipe, mediante identificação do seguinte problema na instituição: o desconhecimento, por parte dos profissionais da ETSUSSE, sobre o Projeto Político-Pedagógico, bem como a ausência de participação desses profissionais na elaboração de metas, objetivos, ações e estratégias do referido documento. A metodologia utilizada terá uma abordagem qualitativa, pois esta possibilita que se enfoquemdimensões subjetivas presentes na constituição do sujeito social e nas relações sociais. O processo de reconstrução se dará principalmente nas rodas de discussão, cuja participação de todos os segmentos da escola é imprescindível para retratar as concepções e anseios docoletivo. Serão utilizados também instrumentos de coleta de dados, como o questionário e uma breve pesquisa documental. Pretende sugerir ações que orientem a efetivação da reconstrução do Projeto Político-Pedagógico. Serão realizadas três etapas, cuja primeiraconsiste na elaboração do Marco Referencial, a segunda, no diagnóstico da realidade da escola e a terceira, na definição de estratégias para assegurar a realização das ações definidas pelo coletivo. Os resultados esperados incidem no fortalecimento da instituição e da autonomia dos seus sujeitos. |
id |
UFMG_751fca95a8586d8de32c8fdf5a04684d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9HBPJA |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Alcione Bastos RodriguesRosyanne Vasconcelos Mendes2019-08-12T06:00:09Z2019-08-12T06:00:09Z2013-09-18http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9HBPJATrata-se de um plano de Intervenção que propõe a reconstrução coletiva do Projeto Político-Pedagógico da Escola Técnica de Saúde do Estado de Sergipe, mediante identificação do seguinte problema na instituição: o desconhecimento, por parte dos profissionais da ETSUSSE, sobre o Projeto Político-Pedagógico, bem como a ausência de participação desses profissionais na elaboração de metas, objetivos, ações e estratégias do referido documento. A metodologia utilizada terá uma abordagem qualitativa, pois esta possibilita que se enfoquemdimensões subjetivas presentes na constituição do sujeito social e nas relações sociais. O processo de reconstrução se dará principalmente nas rodas de discussão, cuja participação de todos os segmentos da escola é imprescindível para retratar as concepções e anseios docoletivo. Serão utilizados também instrumentos de coleta de dados, como o questionário e uma breve pesquisa documental. Pretende sugerir ações que orientem a efetivação da reconstrução do Projeto Político-Pedagógico. Serão realizadas três etapas, cuja primeiraconsiste na elaboração do Marco Referencial, a segunda, no diagnóstico da realidade da escola e a terceira, na definição de estratégias para assegurar a realização das ações definidas pelo coletivo. Os resultados esperados incidem no fortalecimento da instituição e da autonomia dos seus sujeitos.It is a plan of intervention that proposes reconstruction conference of the Political-Pedagogical Technical School of Health of the State of Sergipe, by identifying the following problem at the institution: the ignorance on the part of professionals ETSUS UP on the Political-Pedagogical Project, as well as the lack of participation of these professionals in developing goals, objectives, strategies and actions of that document. The methodology used will have a qualitative approach, because it allows that focus subjective dimensions in the constitution of the social and social relations. The rebuilding process will take place mainly in the discussion groups, whose participation from all segments of the school is essential to present the ideas and aspirations of the collective. Instruments will also be used for data collection, such as a brief questionnaire and documentary research. Intend to suggest actions to guide the execution of the reconstruction of the Political-Pedagogical. Will be three stages,the first is the development of reference point, the second, the diagnosis of the reality of the school and the third, the definition of strategies to ensure the realization of the actions defined by the collective. The expected results concern the strengthening of the institution and theautonomy of its subjects.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEducação em EnfermagemParticipação ColetivaInstitucionalProjeto Político-PedagógicoFortalecimentoProjeto político-pedagógico: perspectivas de fortalecimento da ETSUS SEinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALrosyanne_vasconcelos_mendes.pdfapplication/pdf235353https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9HBPJA/1/rosyanne_vasconcelos_mendes.pdffd1c75571100ed5eb8d84685db5469d3MD51TEXTrosyanne_vasconcelos_mendes.pdf.txtrosyanne_vasconcelos_mendes.pdf.txtExtracted texttext/plain48854https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9HBPJA/2/rosyanne_vasconcelos_mendes.pdf.txt4763606712fa479de48140146e79ace3MD521843/BUBD-9HBPJA2019-11-14 10:28:50.705oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9HBPJARepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T13:28:50Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Projeto político-pedagógico: perspectivas de fortalecimento da ETSUS SE |
title |
Projeto político-pedagógico: perspectivas de fortalecimento da ETSUS SE |
spellingShingle |
Projeto político-pedagógico: perspectivas de fortalecimento da ETSUS SE Rosyanne Vasconcelos Mendes Participação Coletiva Institucional Projeto Político-Pedagógico Fortalecimento Educação em Enfermagem |
title_short |
Projeto político-pedagógico: perspectivas de fortalecimento da ETSUS SE |
title_full |
Projeto político-pedagógico: perspectivas de fortalecimento da ETSUS SE |
title_fullStr |
Projeto político-pedagógico: perspectivas de fortalecimento da ETSUS SE |
title_full_unstemmed |
Projeto político-pedagógico: perspectivas de fortalecimento da ETSUS SE |
title_sort |
Projeto político-pedagógico: perspectivas de fortalecimento da ETSUS SE |
author |
Rosyanne Vasconcelos Mendes |
author_facet |
Rosyanne Vasconcelos Mendes |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Alcione Bastos Rodrigues |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rosyanne Vasconcelos Mendes |
contributor_str_mv |
Alcione Bastos Rodrigues |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Participação Coletiva Institucional Projeto Político-Pedagógico Fortalecimento |
topic |
Participação Coletiva Institucional Projeto Político-Pedagógico Fortalecimento Educação em Enfermagem |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Educação em Enfermagem |
description |
Trata-se de um plano de Intervenção que propõe a reconstrução coletiva do Projeto Político-Pedagógico da Escola Técnica de Saúde do Estado de Sergipe, mediante identificação do seguinte problema na instituição: o desconhecimento, por parte dos profissionais da ETSUSSE, sobre o Projeto Político-Pedagógico, bem como a ausência de participação desses profissionais na elaboração de metas, objetivos, ações e estratégias do referido documento. A metodologia utilizada terá uma abordagem qualitativa, pois esta possibilita que se enfoquemdimensões subjetivas presentes na constituição do sujeito social e nas relações sociais. O processo de reconstrução se dará principalmente nas rodas de discussão, cuja participação de todos os segmentos da escola é imprescindível para retratar as concepções e anseios docoletivo. Serão utilizados também instrumentos de coleta de dados, como o questionário e uma breve pesquisa documental. Pretende sugerir ações que orientem a efetivação da reconstrução do Projeto Político-Pedagógico. Serão realizadas três etapas, cuja primeiraconsiste na elaboração do Marco Referencial, a segunda, no diagnóstico da realidade da escola e a terceira, na definição de estratégias para assegurar a realização das ações definidas pelo coletivo. Os resultados esperados incidem no fortalecimento da instituição e da autonomia dos seus sujeitos. |
publishDate |
2013 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2013-09-18 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-08-12T06:00:09Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-08-12T06:00:09Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9HBPJA |
url |
http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9HBPJA |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9HBPJA/1/rosyanne_vasconcelos_mendes.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9HBPJA/2/rosyanne_vasconcelos_mendes.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
fd1c75571100ed5eb8d84685db5469d3 4763606712fa479de48140146e79ace3 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803589154702884864 |