Mapeamento urbanístico: a materialidade da dimensão intangível do patrimônio cultural urbano

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ana Cecilia Nascimento Rocha
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/RAAO-7BEGZH
Resumo: O conceito de patrimônio, bem como o de cultura, ampliou-se consideravelmente com o tempo, tornando-se muito mais abrangente e, deste modo, suscitando novas questões no que tange à sua preservação e entendimento. Atualmente, o termo patrimônio cultural ultrapassa, e muito, o seu sentido original de bem exclusivamente material, possuindo ainda um substrato coletivo e intocável. Trata-se do chamado patrimônio cultural imaterial ou intangível, que incluem as tradições orais, os costumes, as línguas, as músicas, as festas, os rituais, a medicina e farmacologia tradicionais, a gastronomia e todas as habilidades especiais relacionadas com os aspectos materiais da cultura, como as ferramentas e os lugares onde estas atividades tomam curso os denominados espaços culturais, suportes da tradição. Todo testemunho material possui uma dimensão intangível, bem como o revés se verifica: todo patrimônio imaterial possui uma dimensão tátil, revelando-se por materialidades, pela mão do homem que desvenda o saber-fazer, pelo espaço onde as atividades tomam curso, pela natureza a qual se apropria e modifica, pelos objetos que compõem a prática. No último item dos seus objetivos específicos, o INRC Inventário Nacional de Referências Culturais elaborado pelo IPHAN, identifica a Arquitetura e a Antropologia como sendo as disciplinas que especialmente se dedicam à temática do patrimônio. Assim, com base no INRC e no estudo do Registro Cultural de Lugares, procuramos atingir três principais objetivos neste trabalho: 1) Reunir, nas diversas áreas do conhecimento investigadas, as metodologias, informações e tecnologias que pudessem ser adaptadas e aplicadas no mapeamento urbanístico de espaços culturais; 2) Aprimorar e integrar as diversas metodologias de modo a elaborar um produto coeso, panorâmico, linear e claro; 3) Evidenciar, por meio da prática em um estudo de caso no Espaço Cultural Alameda Av. Bernardo Monteiro, em Belo Horizonte, a importância da contribuição do arquiteto no registro, proteção e investigação do patrimônio imaterial urbano, através do mapeamento e das análises de sua dimensão material construída. Além dos recursos de mapeamento convencionais, foram testadas com sucesso tecnologias avançadas de escaneamento a laser de fachadas e ambientes urbanos. Finalizamos com algumas propostas de continuidade desta dissertação que, pela complexidade e importância do objeto a própria cidade e seu patrimônio cultural demanda contínua e dedicada investigação.
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Todo testemunho material possui uma dimensão intangível, bem como o revés se verifica: todo patrimônio imaterial possui uma dimensão tátil, revelando-se por materialidades, pela mão do homem que desvenda o saber-fazer, pelo espaço onde as atividades tomam curso, pela natureza a qual se apropria e modifica, pelos objetos que compõem a prática. No último item dos seus objetivos específicos, o INRC Inventário Nacional de Referências Culturais elaborado pelo IPHAN, identifica a Arquitetura e a Antropologia como sendo as disciplinas que especialmente se dedicam à temática do patrimônio. Assim, com base no INRC e no estudo do Registro Cultural de Lugares, procuramos atingir três principais objetivos neste trabalho: 1) Reunir, nas diversas áreas do conhecimento investigadas, as metodologias, informações e tecnologias que pudessem ser adaptadas e aplicadas no mapeamento urbanístico de espaços culturais; 2) Aprimorar e integrar as diversas metodologias de modo a elaborar um produto coeso, panorâmico, linear e claro; 3) Evidenciar, por meio da prática em um estudo de caso no Espaço Cultural Alameda Av. Bernardo Monteiro, em Belo Horizonte, a importância da contribuição do arquiteto no registro, proteção e investigação do patrimônio imaterial urbano, através do mapeamento e das análises de sua dimensão material construída. Além dos recursos de mapeamento convencionais, foram testadas com sucesso tecnologias avançadas de escaneamento a laser de fachadas e ambientes urbanos. Finalizamos com algumas propostas de continuidade desta dissertação que, pela complexidade e importância do objeto a própria cidade e seu patrimônio cultural demanda contínua e dedicada investigação.The concept of heritage, as well as culture, hás been enlarged, starting new questions about the preservation and comprehension. Currently the term culture heritage goes far the original sense of material goods. It also has now a collective foundation and an untouchably substrate: the denominated immaterial or intangible cultural heritage, that includes the oral traditions, habits, languages, music, celebrations, rituals, traditional medicine, gastronomy and all specials skills related with the material aspects of culture, for example the tools and the spaces where these activities take place denominated cultural spaces, support of tradition. Every material testimony has an intangible dimension; as the same way, each immaterial heritage possess a tactile dimension, reveling itself by the materiality, by the hand that elaborate the arts, by the space where the activities take place, by the nature appropriated and modified, by the objects that compound the practice. In the last item of its specifics goal, the INRC (National Inventory of Cultural References, produced by the federal department of cultural heritage in Brazil IPHAN), identifies the Architecture and the Antropology as being the most important disciplines dedicated to the heritage theme. Thus, based on INRC and the study of the Places Cultural Register, we intend to achieve three principal objectives in this research: 1) To congregate, in various areas of knowledge, the methodologies, information and technologies that could be applied in the urban mapping of cultural spaces; 2) To develop and integrate these methodologies to elaborate a unified, panoramic and clear final product; 3) To evidence, with a study case at the Bernardo Monteiro Avenue Cultural Space, in Belo Horizonte city, the importance of the architect contribution in registration, protection and investigation of the intangible urban heritage, by the mapping and analyses of its material dimension. Beyond the conventional resources of mapping, advanced technologies in laser scanning of facades and urban places were successfully tested. Lastly, we have enumerated some propositions of continuity to this research that, because of the complexity and magnitude of the object the city itself and its cultural heritage demands continous and dedicated investigation.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGPatrimônio culturalPlanejamento urbanoArquiteturaMapeamento urbanoEspaço culturalLugarPatrimônio cultural urbanoMapeamento urbanístico: a materialidade da dimensão intangível do patrimônio cultural urbanoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALmapeamento_urban_stico___ana_cec_lia_rocha_veiga.pdfapplication/pdf73740230https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/RAAO-7BEGZH/1/mapeamento_urban_stico___ana_cec_lia_rocha_veiga.pdf9c065dadf6a0217f886dc12d53fb6a90MD511843/RAAO-7BEGZH2019-08-14 15:13:18.607oai:repositorio.ufmg.br:1843/RAAO-7BEGZHRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-08-14T18:13:18Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
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