spelling |
Silvania Sousa NascimentoAdelson Fernandes MoreiraDominique ColinvauxDaisy Moreira CunhaOto Neri BorgesCarlos Eduardo Porto Villani2019-08-12T11:47:38Z2019-08-12T11:47:38Z2007-10-23http://hdl.handle.net/1843/FAEC-855KNCNeste trabalho, analisamos as interações discursivas estabelecidas em um laboratório didático de ensino de Física Geral em uma disciplina oferecida no primeiro ano de ensino superior. A análise tem por base a perspectiva sociocultural e incorpora as discussões do papel da linguagem, dos laboratórios didáticos tradicionais e das dinâmicas discursivas na apropriação do conhecimento científico escolar. O corpus da pesquisa é constituído de 24 horas de registro em vídeo e 16 horas de registro em áudio de duplas de alunos no decorrer da disciplina Introdução à Física Experimental realizada ao longo do segundo semestre letivo do ano 2004. Compõem ainda o material de análise o caderno de campo, que acompanhou a observação, uma entrevista com o responsável pela disciplina e algumas produções escritas dos alunos tais como os relatórios das aulas e as avaliações realizadas. A estrutura analítica das dinâmicas discursivas das interações dialogais (Villani, 2002) foi aperfeiçoada e aplicada em 10 aulas do curso, permitindo identificar um elemento discursivo central na prática das ciências experimentais: o dado empírico. Neste caso, o estudo dessas dinâmicas discursivas favoreceu a compreensão do processo dialógico de apropriação de conhecimentos físicos pelos alunos, do momento em que eles se posicionam diante de um procedimento prescrito no roteiro da atividade, até o estabelecimento de uma conclusão final para a atividade realizada. Nosso trabalho permite sugerir a possibilidade de investigar uma ontogênese das formas de compreensão dos significados associados ao dado empírico. Nesse sentido enfatizamos a forma de entendimento atribuída ao dado empírico como um elemento crucial para o estabelecimento de um papel mais relevante para o laboratório didático tradicional de bancadas na educação em ciências. Consideramos que esse papel seja favorecer situações de confrontação do experimento realizado, a partir do estabelecimento de um julgamento sobre a obtenção desse elemento, sem o qual, as medidas registradas pelos alunos são meros resultados sem significado contextual. Os resultados deste trabalho têm, portanto, implicações para a formação de professores de Física e para a organização de roteiros estruturados para o laboratório didático tradicional.In this research, we analyze the discursive interactions established in a didactic laboratory for the teaching of General Physics in a discipline offered in the first year of a graduation course. The analysis takes the socio!cultural perspective and incorporates the discussions concerning the roles of language, the traditional didactic laboratories and the discursive dynamics in appropriation of academic scientific knowledge. The research corpus is constituted of 24 hours of video register and of 16 hours of audio register of students in pairs during the discipline Introduction to Experimental Physics ministered during the second semester of 2004. It is also part of the analysis material the field notebook, which accompanied the observation, an interview with the person responsible for the discipline and some written material from students such as class reports and accomplished tests. The analytical structure of the discursive dynamics in dialogue interactions (Villani, 2002) has been improved and applied in 10 classes of the course allowing the identification of a central discursive element in experimental science practices: the empirical data. In this case, the study of these discursive dynamics has favored the understanding of the dialogical process of gathering physical knowledge by students from the moment they face a prescript procedure in the activity guide!book, to the establishment of a final conclusion for the accomplished task. Our study allows us to suggest the possibility of investigating an ontogenesis of the understanding ways of the meanings associated with the empirical data. In this sense we emphasize the ways of understanding attributed to the empirical data as a crucial element for the establishment of a more relevant role for the traditional workbench didactic laboratory in the education of science. We consider this role to favor situations in which there is the confrontation of the accomplished experiment, from the establishment of a judgment about the gaining of this element, without which the registered measures by students are mere 8 results without any contextual meanings. This research results have, therefore, implications for the education of Physics teachers and for the organization of structured guides for the didactic traditional laboratory.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGLaboratorios de fisica Pratica de ensinoEducaçãoFísica Ensino superior Estudo e ensinoLinguagemEnsino superiorDado empíricoInterações discursivasLaboratório didáticoO papel das atividades experimentais na educação em ciências: Análise da ontogênese dos dados empíricos nas práticas discursivas no laboratório didático de física do ensino superiorinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALcarloseduardo.pdfapplication/pdf13155881https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAEC-855KNC/1/carloseduardo.pdfc177cd7727402047e9509679ce6d6a29MD51TEXTcarloseduardo.pdf.txtcarloseduardo.pdf.txtExtracted texttext/plain362495https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAEC-855KNC/2/carloseduardo.pdf.txt096c1daf32d00a3521d95ceaef599622MD521843/FAEC-855KNC2019-11-14 17:44:44.342oai:repositorio.ufmg.br:1843/FAEC-855KNCRepositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T20:44:44Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
|