Qualificação e capacitação no Plano Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (PRONAF): ressignificação do trabalho na agricultura familiar do Baixo Amazonas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/HJPB-7ZPKTK |
Resumo: | A presente tese buscou analisar a qualificação e capacitação dos agricultores familiares que obtiveram crédito do Programa de Fortalecimento da Agricultura Familiar PRONAF, no município de Santarém, Região do Baixo Amazonas, Estado do Pará. O objetivo da investigação foi identificar se os cursos ofertados aos agricultores familiares participantes do PRONAF no período de 1995 a 2006, pela EMATER e pela ONG CEFT-BAM, implicaram mudanças na vida desses agricultores. A abordagem metodológica na pesquisa foi predominantemente qualitativa. Na pesquisa documental foram analisados documentos definidores da política pública nacional de formação, expressa no PLANFOR e no PNQ e documentos das instituições formadoras focalizadas. Os informantes da pesquisa foram os diferentes sujeitos envolvidos com os cursos - formadores, cursistas, membros do STTR, da EMATER e CEFT-BAM. Procurou-se captar, por meio de entrevistas semi-estruturadas os princípios e valores transmitidos nos cursos, sua relação com os créditos concedidos e a implicação dos conhecimentos adquiridos na vida daqueles que os realizaram. A pesquisa revelou que apesar de não haver relação direta entre os créditos obtidos do PRONAF e a qualificação e capacitação dos agricultores familiares e dos demais problemas evidenciados nos processos formativos, tais como a desvinculação da política de créditos anunciada pelo PRONAF; a fragmentação e a descontinuidade dos cursos; a fragilidade dos seus conteúdos; insuficiência nas condições objetivas para a oferta dos cursos; a precariedade das condições de trabalho dos facilitadores; a insuficiência nas condições objetivas para a oferta dos cursos, entre outros, a inserção desses agricultores nos cursos foi capaz de suscitar reflexões e oportunizar o desenvolvimento e a assimilação de conhecimentos com reflexos positivos na prática de trabalho a na vida dos agricultores, para além dos objetivos previstos nos referidos cursos. A experiência dos cursos, ou dos espaços e tempos destinados aos cursos, de fato influenciou os agricultores ampliando seus horizontes levando-os a refletir, individual e coletivamente sobre suas vidas e suas relações no mundo, a resgatarem ideais de solidariedade e esperanças, a buscarem novos caminhos para uma vida melhor. |
id |
UFMG_76016e235c8948a159bcc5ef61627228 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/HJPB-7ZPKTK |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Dalila Andrade OliveiraMaria Isabel Antunes RochaGeraldo Magela Pereira LeaoMaria do Carmo da Silva Dias2019-08-10T15:07:28Z2019-08-10T15:07:28Z2009-08-31http://hdl.handle.net/1843/HJPB-7ZPKTKA presente tese buscou analisar a qualificação e capacitação dos agricultores familiares que obtiveram crédito do Programa de Fortalecimento da Agricultura Familiar PRONAF, no município de Santarém, Região do Baixo Amazonas, Estado do Pará. O objetivo da investigação foi identificar se os cursos ofertados aos agricultores familiares participantes do PRONAF no período de 1995 a 2006, pela EMATER e pela ONG CEFT-BAM, implicaram mudanças na vida desses agricultores. A abordagem metodológica na pesquisa foi predominantemente qualitativa. Na pesquisa documental foram analisados documentos definidores da política pública nacional de formação, expressa no PLANFOR e no PNQ e documentos das instituições formadoras focalizadas. Os informantes da pesquisa foram os diferentes sujeitos envolvidos com os cursos - formadores, cursistas, membros do STTR, da EMATER e CEFT-BAM. Procurou-se captar, por meio de entrevistas semi-estruturadas os princípios e valores transmitidos nos cursos, sua relação com os créditos concedidos e a implicação dos conhecimentos adquiridos na vida daqueles que os realizaram. A pesquisa revelou que apesar de não haver relação direta entre os créditos obtidos do PRONAF e a qualificação e capacitação dos agricultores familiares e dos demais problemas evidenciados nos processos formativos, tais como a desvinculação da política de créditos anunciada pelo PRONAF; a fragmentação e a descontinuidade dos cursos; a fragilidade dos seus conteúdos; insuficiência nas condições objetivas para a oferta dos cursos; a precariedade das condições de trabalho dos facilitadores; a insuficiência nas condições objetivas para a oferta dos cursos, entre outros, a inserção desses agricultores nos cursos foi capaz de suscitar reflexões e oportunizar o desenvolvimento e a assimilação de conhecimentos com reflexos positivos na prática de trabalho a na vida dos agricultores, para além dos objetivos previstos nos referidos cursos. A experiência dos cursos, ou dos espaços e tempos destinados aos cursos, de fato influenciou os agricultores ampliando seus horizontes levando-os a refletir, individual e coletivamente sobre suas vidas e suas relações no mundo, a resgatarem ideais de solidariedade e esperanças, a buscarem novos caminhos para uma vida melhor.This thesis intended to analyze the qualification and training of family agriculturists who obtained credit from PRONAF Family Agriculture Fortification Program, in Santarém, Region of the lower Amazonas, in Pará state. The aim of this investigation was identify if the courses offered to family agriculturists that participated on PRONAF from 1995 until 2006, by EMATER and CEFT-BAM ONG, involved changes in these agriculturists life. Concerning methodological approach it was predominantly qualitative. During the documental research the documents analyzed define national public politics of formation, expressed in PLANFOR, PNQ also documents of the training institutions focused. The research informants were the different ones involved with the courses trainers, course participants, STTR, EMATER and CEFT-BAM members. There was an attempt to capture, through semi-structured interviews, principles and values transmitted during the courses, their relation with granted credits and knowledge acquired implications in the lives of those who participated on it. This research revealed that in spite of there is not a direct relation between credits granted from PRONAF and family agriculturists qualification and training in addition to other problems put in evidence during the training process, as undoing of credit politics announced by PRONAF; fragmentation and discontinuity in courses, fragility of their contents; insufficient objective conditions for providing the courses and facilitators precarious work conditions, among others, the inclusion of these agriculturists in the courses was able of stimulating reflections and making knowledge development and assimilation possible, reflecting positively on agriculturists work and lives, beyond the foreseen objectives of these courses. The experience with courses or with space and time reserved to courses, in fact, influenced the agriculturists broadening their horizons, furthermore, making them think their lives and their relations in the world over, individual and collectively; rescue solidarity ideals and hopes; search new paths for a better life.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGPolíticas públicasEducaçãoQualificação profissionalEnsino agricolaAgricultura familiarEnsino tecnicoEducação e EstadoAgricultura familiarPolítica públicaQualificação e capacitaçãoQualificação e capacitação no Plano Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (PRONAF): ressignificação do trabalho na agricultura familiar do Baixo Amazonasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALtese___maria_do_carmo.pdfapplication/pdf1706381https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/HJPB-7ZPKTK/1/tese___maria_do_carmo.pdf4c909dcbc1577ebcf99e0f2025ee3cc9MD51TEXTtese___maria_do_carmo.pdf.txttese___maria_do_carmo.pdf.txtExtracted texttext/plain677340https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/HJPB-7ZPKTK/2/tese___maria_do_carmo.pdf.txtd58bd016fd18286c74cdbabdf4435ce3MD521843/HJPB-7ZPKTK2019-11-14 07:18:34.779oai:repositorio.ufmg.br:1843/HJPB-7ZPKTKRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T10:18:34Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Qualificação e capacitação no Plano Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (PRONAF): ressignificação do trabalho na agricultura familiar do Baixo Amazonas |
title |
Qualificação e capacitação no Plano Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (PRONAF): ressignificação do trabalho na agricultura familiar do Baixo Amazonas |
spellingShingle |
Qualificação e capacitação no Plano Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (PRONAF): ressignificação do trabalho na agricultura familiar do Baixo Amazonas Maria do Carmo da Silva Dias Agricultura familiar Política pública Qualificação e capacitação Políticas públicas Educação Qualificação profissional Ensino agricola Agricultura familiar Ensino tecnico Educação e Estado |
title_short |
Qualificação e capacitação no Plano Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (PRONAF): ressignificação do trabalho na agricultura familiar do Baixo Amazonas |
title_full |
Qualificação e capacitação no Plano Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (PRONAF): ressignificação do trabalho na agricultura familiar do Baixo Amazonas |
title_fullStr |
Qualificação e capacitação no Plano Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (PRONAF): ressignificação do trabalho na agricultura familiar do Baixo Amazonas |
title_full_unstemmed |
Qualificação e capacitação no Plano Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (PRONAF): ressignificação do trabalho na agricultura familiar do Baixo Amazonas |
title_sort |
Qualificação e capacitação no Plano Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (PRONAF): ressignificação do trabalho na agricultura familiar do Baixo Amazonas |
author |
Maria do Carmo da Silva Dias |
author_facet |
Maria do Carmo da Silva Dias |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Dalila Andrade Oliveira |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Maria Isabel Antunes Rocha |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Geraldo Magela Pereira Leao |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Maria do Carmo da Silva Dias |
contributor_str_mv |
Dalila Andrade Oliveira Maria Isabel Antunes Rocha Geraldo Magela Pereira Leao |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Agricultura familiar Política pública Qualificação e capacitação |
topic |
Agricultura familiar Política pública Qualificação e capacitação Políticas públicas Educação Qualificação profissional Ensino agricola Agricultura familiar Ensino tecnico Educação e Estado |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Políticas públicas Educação Qualificação profissional Ensino agricola Agricultura familiar Ensino tecnico Educação e Estado |
description |
A presente tese buscou analisar a qualificação e capacitação dos agricultores familiares que obtiveram crédito do Programa de Fortalecimento da Agricultura Familiar PRONAF, no município de Santarém, Região do Baixo Amazonas, Estado do Pará. O objetivo da investigação foi identificar se os cursos ofertados aos agricultores familiares participantes do PRONAF no período de 1995 a 2006, pela EMATER e pela ONG CEFT-BAM, implicaram mudanças na vida desses agricultores. A abordagem metodológica na pesquisa foi predominantemente qualitativa. Na pesquisa documental foram analisados documentos definidores da política pública nacional de formação, expressa no PLANFOR e no PNQ e documentos das instituições formadoras focalizadas. Os informantes da pesquisa foram os diferentes sujeitos envolvidos com os cursos - formadores, cursistas, membros do STTR, da EMATER e CEFT-BAM. Procurou-se captar, por meio de entrevistas semi-estruturadas os princípios e valores transmitidos nos cursos, sua relação com os créditos concedidos e a implicação dos conhecimentos adquiridos na vida daqueles que os realizaram. A pesquisa revelou que apesar de não haver relação direta entre os créditos obtidos do PRONAF e a qualificação e capacitação dos agricultores familiares e dos demais problemas evidenciados nos processos formativos, tais como a desvinculação da política de créditos anunciada pelo PRONAF; a fragmentação e a descontinuidade dos cursos; a fragilidade dos seus conteúdos; insuficiência nas condições objetivas para a oferta dos cursos; a precariedade das condições de trabalho dos facilitadores; a insuficiência nas condições objetivas para a oferta dos cursos, entre outros, a inserção desses agricultores nos cursos foi capaz de suscitar reflexões e oportunizar o desenvolvimento e a assimilação de conhecimentos com reflexos positivos na prática de trabalho a na vida dos agricultores, para além dos objetivos previstos nos referidos cursos. A experiência dos cursos, ou dos espaços e tempos destinados aos cursos, de fato influenciou os agricultores ampliando seus horizontes levando-os a refletir, individual e coletivamente sobre suas vidas e suas relações no mundo, a resgatarem ideais de solidariedade e esperanças, a buscarem novos caminhos para uma vida melhor. |
publishDate |
2009 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2009-08-31 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-08-10T15:07:28Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-08-10T15:07:28Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/HJPB-7ZPKTK |
url |
http://hdl.handle.net/1843/HJPB-7ZPKTK |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/HJPB-7ZPKTK/1/tese___maria_do_carmo.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/HJPB-7ZPKTK/2/tese___maria_do_carmo.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
4c909dcbc1577ebcf99e0f2025ee3cc9 d58bd016fd18286c74cdbabdf4435ce3 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803589312754745344 |