Jean-Baptiste Debret: o vestir feminino na transição do Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marina Seif Farah
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/LOMC-BDWJTY
Resumo: Este trabalho tem por objetivo examinar a retratação do vestir feminino realizada pelo artista francês Jean-Baptiste Debret no período em que esteve no Brasil, e a relação dessas vestes com o espaço e o papel da mulher dos diferentes extratos sociais e etnias na capital fluminense na sociedade oitocentista brasileira. Para tal, foi necessário entender o conceito de moda e suas relações interdisciplinares, bem como seu papel na configuração dos espaços. Fez-se necessário, também, buscar a compreensão dos fenômenos sociais, que, embora diretamente nada tivessem com o vestir, influenciaram-no diretamente, assim como a política e a economia do período estudado e a relação do artista em questão com o vestir e a sociedade brasileira que ele extensamente retratou. Assim, buscou-se compreender a relação entre os corpos e seus trajes e os centros urbanos, visto ser esse o cenário da maioria das gravuras analisadas. Um outro aspecto importante quanto à relação de Debret no vestir feminino no Oitocentos brasileiro diz respeito à sua proximidade com a família real, em que encontramos indícios de o artista ter influenciado diretamente na constituição desse vestir, chegando a criar trajes para alguns soberanos brasileiros e influenciando assim, os modos de vestir na capital fluminense. Sempre atento aos detalhes e às particularidades dos tipos residentes no Brasil, encontramos no trabalho do artista e nesta pesquisa uma análise sobre a indumentária africana e afro-brasileira, com seus costumes e especificidades.
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