Planejamento da aquisição de materiais para manutenção preventiva de vagões de carga geral
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/32617 |
Resumo: | Este trabalho apresenta uma ferramenta para otimizar o estoque de materiais utilizados na manutenção preventiva de vagões de carga geral. Essa abordagem tem duas funções objetivo: a primeira se concentra em minimizar o custo de compra de materiais e a segunda visa minimizar o custo de risco de parada dos vagões devido à falta de materiais. O objetivo desta ferramenta é apontar a redução de custos com o estoque ao mesmo tempo em que o risco de parada dos vagões é controlado. Esses dois objetivos definem um trade-off, que deve ser analisado na escolha de uma solução com base em quanto risco se deseja assumir para reduzir os custos de estoque. É apresentada uma lista de todos os materiais a serem adquiridos em cada período do ciclo de manutenção para cada solução pareto ótima. A ferramenta permite identificar quais materiais estão sendo priorizados em cada solução. Um conjunto de dados reais de uma empresa de transporte ferroviário, com foco no ciclo de manutenção de vagões de carga geral durante um período de um ano, foi usado para testar a ferramenta. Outro teste realizado foi a comparação entre as soluções geradas pelas taxas de sucateamento calculadas para o ciclo anterior (2017) e os resultados alcançados utilizando as taxas reais de sucateamento do ciclo de 2018. Essa análise permitiu estimar o gap de risco entre as soluções previstas e as ideais, o que possibilitou identificar pontos de melhoria nos processos da empresa em questão. |
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Eduardo Gontijo Carranohttp://lattes.cnpq.br/4022838844024162Michel BessaniRodrigo Tomás Nogueira Cardosohttp://lattes.cnpq.br/8956957517551593Clayton Guimarães de Almeida2020-02-27T18:03:40Z2020-02-27T18:03:40Z2019-12-11http://hdl.handle.net/1843/32617Este trabalho apresenta uma ferramenta para otimizar o estoque de materiais utilizados na manutenção preventiva de vagões de carga geral. Essa abordagem tem duas funções objetivo: a primeira se concentra em minimizar o custo de compra de materiais e a segunda visa minimizar o custo de risco de parada dos vagões devido à falta de materiais. O objetivo desta ferramenta é apontar a redução de custos com o estoque ao mesmo tempo em que o risco de parada dos vagões é controlado. Esses dois objetivos definem um trade-off, que deve ser analisado na escolha de uma solução com base em quanto risco se deseja assumir para reduzir os custos de estoque. É apresentada uma lista de todos os materiais a serem adquiridos em cada período do ciclo de manutenção para cada solução pareto ótima. A ferramenta permite identificar quais materiais estão sendo priorizados em cada solução. Um conjunto de dados reais de uma empresa de transporte ferroviário, com foco no ciclo de manutenção de vagões de carga geral durante um período de um ano, foi usado para testar a ferramenta. Outro teste realizado foi a comparação entre as soluções geradas pelas taxas de sucateamento calculadas para o ciclo anterior (2017) e os resultados alcançados utilizando as taxas reais de sucateamento do ciclo de 2018. Essa análise permitiu estimar o gap de risco entre as soluções previstas e as ideais, o que possibilitou identificar pontos de melhoria nos processos da empresa em questão.This work presents a tool for optimizating the inventory used for preventive maintenance of general cargo freight cars. This approach has two objective functions: the first one is focused on minimizing the purchase cost of materials, and the second one is to minimize the risk cost of stopping freight cars due to material shortages. The objective of this tool is to aim cost reduction with inventory at the same time that freight cars stop risk is controlled. These two objectives define a trade-off, which must be analyzed in the choice of a solution based on how much risk one wants to assume to reduce the inventory costs. A list of all materials to be purchased in each period of the maintenance cycle is presented for each Pareto-optimal solution. It makes possible to identify which materials are being prioritized in each solution. A real data set from a transport railway company, focusing on the maintenance cycle of general cargo freight cars over a one year period, was used to test the tool. Another test performed was the comparison between the solutions generated through the scrapping rates calculated forthe previous cycle (2017) and the results achieved using the real scrapping rates of the 2018 cycle. This analysis allowed to estimate the risk gap between predicted and ideal solutions, which made possible to indicate points of improvement in the processes of the company in question.porUniversidade Federal de Minas GeraisPrograma de Pós-Graduação em Engenharia ElétricaUFMGBrasilENG - DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA ELÉTRICAEngenharia elétricaControle de estoqueOtimização multiobjetivoTransporte ferroviário de cargas - VagõesPlanejamento de estoqueVagãoManutenção preventivaOtimização multiobjetivoGurobiPlanejamento da aquisição de materiais para manutenção preventiva de vagões de carga geralinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALPlanejamento da aquisição de materiais para manutenção preventiva de vagões de carga geral.pdfPlanejamento da aquisição de materiais para manutenção preventiva de vagões de carga geral.pdfapplication/pdf4643619https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/32617/1/Planejamento%20da%20aquisi%c3%a7%c3%a3o%20de%20materiais%20para%20manuten%c3%a7%c3%a3o%20preventiva%20de%20vag%c3%b5es%20de%20carga%20geral.pdfeeaea5ba89f4eb61f91ce0df36812911MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82119https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/32617/2/license.txt34badce4be7e31e3adb4575ae96af679MD52TEXTPlanejamento da aquisição de materiais para manutenção preventiva de vagões de carga geral.pdf.txtPlanejamento da aquisição de materiais para manutenção preventiva de vagões de carga geral.pdf.txtExtracted texttext/plain229993https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/32617/3/Planejamento%20da%20aquisi%c3%a7%c3%a3o%20de%20materiais%20para%20manuten%c3%a7%c3%a3o%20preventiva%20de%20vag%c3%b5es%20de%20carga%20geral.pdf.txteb5e1e8d363ccb3926f6221c82ac569dMD531843/326172020-02-28 03:36:07.317oai:repositorio.ufmg.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2020-02-28T06:36:07Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
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