Formação para a vida: filosofia e educação a partir da terceira consideração extemporânea de Nietzsche
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9KRFXV |
Resumo: | O presente trabalho investiga o tema da educação, associando-o à ideia de formação nas obras do jovem Nietzsche, em especial na terceira Consideração Extemporânea, intitulada Schopenhauer como educador. Para tanto, adota-se como fio condutor o ideal nietzscheano de uma prática filosófica e um ensino voltados para a vida, assim como o papel de uma figura exemplar de homem e de educador, tal como Nietzsche enxergava à época em Schopenhauer. A partir da terceira Extemporânea, interessa mostrar como Nietzsche - dentro do âmbito que lhe foi tão peculiar de crítico da cultura moderna - entende e desenvolve o conceito de formação (Bildung) dos indivíduos, a forma como o filósofo relaciona-se com o ideal de excelência (perfeccionismo), reforçando, acima de tudo, a função estratégica da filosofia e da exemplaridade dos homens superiores em tudo o que se refere à educação intelectual e moral dos indivíduos. |
id |
UFMG_777783b303fb91ae7bcaab12cf14b3fd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-9KRFXV |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Rogerio Antonio LopesMiguel Angel de BarrenecheaOlimpio Jose Pimenta NetoRivaldo Mangueira Maciel Junior2019-08-12T18:39:02Z2019-08-12T18:39:02Z2014-02-21http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9KRFXVO presente trabalho investiga o tema da educação, associando-o à ideia de formação nas obras do jovem Nietzsche, em especial na terceira Consideração Extemporânea, intitulada Schopenhauer como educador. Para tanto, adota-se como fio condutor o ideal nietzscheano de uma prática filosófica e um ensino voltados para a vida, assim como o papel de uma figura exemplar de homem e de educador, tal como Nietzsche enxergava à época em Schopenhauer. A partir da terceira Extemporânea, interessa mostrar como Nietzsche - dentro do âmbito que lhe foi tão peculiar de crítico da cultura moderna - entende e desenvolve o conceito de formação (Bildung) dos indivíduos, a forma como o filósofo relaciona-se com o ideal de excelência (perfeccionismo), reforçando, acima de tudo, a função estratégica da filosofia e da exemplaridade dos homens superiores em tudo o que se refere à educação intelectual e moral dos indivíduos.This paper investigates the issue of education, associating it with the idea of training the young Nietzsche's works, especially in Third Untimely Meditations entitled Schopenhauer as Educator. Therefore, it is adopted as a common thread the Nietzschean ideal of a philosophical practice and teaching geared for life, as well as the role of an exemplary figure of man and educator, as Nietzsche saw the time Schopenhauer. From the third Untimely Meditations, it is interested in showing how Nietzsche - within the context that it was so peculiar critic of modern culture - understands and develops the concept of formation (Bildung) of individuals, how the philosopher relates to the ideal of excellence (perfectionism), reinforcing, above all, the strategic role of philosophy and exemplary of the superior men in all that refers to the intellectual and moral education of individuals.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEducaçãoFilosofiaNietzsche, Friedrich Wilhelm, 1844-1900FilosofiaFormação para a vida: filosofia e educação a partir da terceira consideração extemporânea de Nietzscheinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdisserta__o_rivaldo_mangueira_maciel_j_nior.pdfapplication/pdf2128314https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9KRFXV/1/disserta__o_rivaldo_mangueira_maciel_j_nior.pdf5b305399ddf1ffc20ee97de0cea9ae3aMD51TEXTdisserta__o_rivaldo_mangueira_maciel_j_nior.pdf.txtdisserta__o_rivaldo_mangueira_maciel_j_nior.pdf.txtExtracted texttext/plain286642https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9KRFXV/2/disserta__o_rivaldo_mangueira_maciel_j_nior.pdf.txtbb433a8da0babcb5c991fd5018b8a4dcMD521843/BUOS-9KRFXV2019-11-14 19:17:55.046oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-9KRFXVRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T22:17:55Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Formação para a vida: filosofia e educação a partir da terceira consideração extemporânea de Nietzsche |
title |
Formação para a vida: filosofia e educação a partir da terceira consideração extemporânea de Nietzsche |
spellingShingle |
Formação para a vida: filosofia e educação a partir da terceira consideração extemporânea de Nietzsche Rivaldo Mangueira Maciel Junior Filosofia Educação Filosofia Nietzsche, Friedrich Wilhelm, 1844-1900 |
title_short |
Formação para a vida: filosofia e educação a partir da terceira consideração extemporânea de Nietzsche |
title_full |
Formação para a vida: filosofia e educação a partir da terceira consideração extemporânea de Nietzsche |
title_fullStr |
Formação para a vida: filosofia e educação a partir da terceira consideração extemporânea de Nietzsche |
title_full_unstemmed |
Formação para a vida: filosofia e educação a partir da terceira consideração extemporânea de Nietzsche |
title_sort |
Formação para a vida: filosofia e educação a partir da terceira consideração extemporânea de Nietzsche |
author |
Rivaldo Mangueira Maciel Junior |
author_facet |
Rivaldo Mangueira Maciel Junior |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Rogerio Antonio Lopes |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Miguel Angel de Barrenechea |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Olimpio Jose Pimenta Neto |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rivaldo Mangueira Maciel Junior |
contributor_str_mv |
Rogerio Antonio Lopes Miguel Angel de Barrenechea Olimpio Jose Pimenta Neto |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Filosofia |
topic |
Filosofia Educação Filosofia Nietzsche, Friedrich Wilhelm, 1844-1900 |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Educação Filosofia Nietzsche, Friedrich Wilhelm, 1844-1900 |
description |
O presente trabalho investiga o tema da educação, associando-o à ideia de formação nas obras do jovem Nietzsche, em especial na terceira Consideração Extemporânea, intitulada Schopenhauer como educador. Para tanto, adota-se como fio condutor o ideal nietzscheano de uma prática filosófica e um ensino voltados para a vida, assim como o papel de uma figura exemplar de homem e de educador, tal como Nietzsche enxergava à época em Schopenhauer. A partir da terceira Extemporânea, interessa mostrar como Nietzsche - dentro do âmbito que lhe foi tão peculiar de crítico da cultura moderna - entende e desenvolve o conceito de formação (Bildung) dos indivíduos, a forma como o filósofo relaciona-se com o ideal de excelência (perfeccionismo), reforçando, acima de tudo, a função estratégica da filosofia e da exemplaridade dos homens superiores em tudo o que se refere à educação intelectual e moral dos indivíduos. |
publishDate |
2014 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2014-02-21 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-08-12T18:39:02Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-08-12T18:39:02Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9KRFXV |
url |
http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9KRFXV |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9KRFXV/1/disserta__o_rivaldo_mangueira_maciel_j_nior.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9KRFXV/2/disserta__o_rivaldo_mangueira_maciel_j_nior.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
5b305399ddf1ffc20ee97de0cea9ae3a bb433a8da0babcb5c991fd5018b8a4dc |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803589353822224384 |