Formação para a vida: filosofia e educação a partir da terceira consideração extemporânea de Nietzsche

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rivaldo Mangueira Maciel Junior
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9KRFXV
Resumo: O presente trabalho investiga o tema da educação, associando-o à ideia de formação nas obras do jovem Nietzsche, em especial na terceira Consideração Extemporânea, intitulada Schopenhauer como educador. Para tanto, adota-se como fio condutor o ideal nietzscheano de uma prática filosófica e um ensino voltados para a vida, assim como o papel de uma figura exemplar de homem e de educador, tal como Nietzsche enxergava à época em Schopenhauer. A partir da terceira Extemporânea, interessa mostrar como Nietzsche - dentro do âmbito que lhe foi tão peculiar de crítico da cultura moderna - entende e desenvolve o conceito de formação (Bildung) dos indivíduos, a forma como o filósofo relaciona-se com o ideal de excelência (perfeccionismo), reforçando, acima de tudo, a função estratégica da filosofia e da exemplaridade dos homens superiores em tudo o que se refere à educação intelectual e moral dos indivíduos.
id UFMG_777783b303fb91ae7bcaab12cf14b3fd
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-9KRFXV
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Rogerio Antonio LopesMiguel Angel de BarrenecheaOlimpio Jose Pimenta NetoRivaldo Mangueira Maciel Junior2019-08-12T18:39:02Z2019-08-12T18:39:02Z2014-02-21http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9KRFXVO presente trabalho investiga o tema da educação, associando-o à ideia de formação nas obras do jovem Nietzsche, em especial na terceira Consideração Extemporânea, intitulada Schopenhauer como educador. Para tanto, adota-se como fio condutor o ideal nietzscheano de uma prática filosófica e um ensino voltados para a vida, assim como o papel de uma figura exemplar de homem e de educador, tal como Nietzsche enxergava à época em Schopenhauer. A partir da terceira Extemporânea, interessa mostrar como Nietzsche - dentro do âmbito que lhe foi tão peculiar de crítico da cultura moderna - entende e desenvolve o conceito de formação (Bildung) dos indivíduos, a forma como o filósofo relaciona-se com o ideal de excelência (perfeccionismo), reforçando, acima de tudo, a função estratégica da filosofia e da exemplaridade dos homens superiores em tudo o que se refere à educação intelectual e moral dos indivíduos.This paper investigates the issue of education, associating it with the idea of training the young Nietzsche's works, especially in Third Untimely Meditations entitled Schopenhauer as Educator. Therefore, it is adopted as a common thread the Nietzschean ideal of a philosophical practice and teaching geared for life, as well as the role of an exemplary figure of man and educator, as Nietzsche saw the time Schopenhauer. From the third Untimely Meditations, it is interested in showing how Nietzsche - within the context that it was so peculiar critic of modern culture - understands and develops the concept of formation (Bildung) of individuals, how the philosopher relates to the ideal of excellence (perfectionism), reinforcing, above all, the strategic role of philosophy and exemplary of the superior men in all that refers to the intellectual and moral education of individuals.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEducaçãoFilosofiaNietzsche, Friedrich Wilhelm, 1844-1900FilosofiaFormação para a vida: filosofia e educação a partir da terceira consideração extemporânea de Nietzscheinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdisserta__o_rivaldo_mangueira_maciel_j_nior.pdfapplication/pdf2128314https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9KRFXV/1/disserta__o_rivaldo_mangueira_maciel_j_nior.pdf5b305399ddf1ffc20ee97de0cea9ae3aMD51TEXTdisserta__o_rivaldo_mangueira_maciel_j_nior.pdf.txtdisserta__o_rivaldo_mangueira_maciel_j_nior.pdf.txtExtracted texttext/plain286642https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9KRFXV/2/disserta__o_rivaldo_mangueira_maciel_j_nior.pdf.txtbb433a8da0babcb5c991fd5018b8a4dcMD521843/BUOS-9KRFXV2019-11-14 19:17:55.046oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-9KRFXVRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T22:17:55Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Formação para a vida: filosofia e educação a partir da terceira consideração extemporânea de Nietzsche
title Formação para a vida: filosofia e educação a partir da terceira consideração extemporânea de Nietzsche
spellingShingle Formação para a vida: filosofia e educação a partir da terceira consideração extemporânea de Nietzsche
Rivaldo Mangueira Maciel Junior
Filosofia
Educação
Filosofia
Nietzsche, Friedrich Wilhelm, 1844-1900
title_short Formação para a vida: filosofia e educação a partir da terceira consideração extemporânea de Nietzsche
title_full Formação para a vida: filosofia e educação a partir da terceira consideração extemporânea de Nietzsche
title_fullStr Formação para a vida: filosofia e educação a partir da terceira consideração extemporânea de Nietzsche
title_full_unstemmed Formação para a vida: filosofia e educação a partir da terceira consideração extemporânea de Nietzsche
title_sort Formação para a vida: filosofia e educação a partir da terceira consideração extemporânea de Nietzsche
author Rivaldo Mangueira Maciel Junior
author_facet Rivaldo Mangueira Maciel Junior
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Rogerio Antonio Lopes
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Miguel Angel de Barrenechea
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Olimpio Jose Pimenta Neto
dc.contributor.author.fl_str_mv Rivaldo Mangueira Maciel Junior
contributor_str_mv Rogerio Antonio Lopes
Miguel Angel de Barrenechea
Olimpio Jose Pimenta Neto
dc.subject.por.fl_str_mv Filosofia
topic Filosofia
Educação
Filosofia
Nietzsche, Friedrich Wilhelm, 1844-1900
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Educação
Filosofia
Nietzsche, Friedrich Wilhelm, 1844-1900
description O presente trabalho investiga o tema da educação, associando-o à ideia de formação nas obras do jovem Nietzsche, em especial na terceira Consideração Extemporânea, intitulada Schopenhauer como educador. Para tanto, adota-se como fio condutor o ideal nietzscheano de uma prática filosófica e um ensino voltados para a vida, assim como o papel de uma figura exemplar de homem e de educador, tal como Nietzsche enxergava à época em Schopenhauer. A partir da terceira Extemporânea, interessa mostrar como Nietzsche - dentro do âmbito que lhe foi tão peculiar de crítico da cultura moderna - entende e desenvolve o conceito de formação (Bildung) dos indivíduos, a forma como o filósofo relaciona-se com o ideal de excelência (perfeccionismo), reforçando, acima de tudo, a função estratégica da filosofia e da exemplaridade dos homens superiores em tudo o que se refere à educação intelectual e moral dos indivíduos.
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014-02-21
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-12T18:39:02Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-12T18:39:02Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9KRFXV
url http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9KRFXV
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9KRFXV/1/disserta__o_rivaldo_mangueira_maciel_j_nior.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9KRFXV/2/disserta__o_rivaldo_mangueira_maciel_j_nior.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 5b305399ddf1ffc20ee97de0cea9ae3a
bb433a8da0babcb5c991fd5018b8a4dc
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589353822224384