As obras para piano de Arthur Bosmans (1908-1991): por uma sonoridade brasileira
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/AAGS-8LVHHZ |
Resumo: | Arthur Bosmans, compositor belga, navegou por diversas culturas imprimindo em sua música as múltiplas lembranças dos lugares por onde passou. Quando chegou ao Brasil, em 1940, deu início a uma série de obras com uma sonoridade brasileira, homenageando o país onde viveu até o fim de sua vida. Esta pesquisa aborda três dessas obras, escritas para piano solo - Toccata (1947), Cavaquinho Bem Temperado (1953) e Três Evocações (1982) - apontando os elementos que compõem sua sonoridade. Através de contextualização histórica e análise das obras, apontaremos algumas decisões interpretativas |
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Ana Claudia de AssisOiliam Jose LannaJoao Pedro Paiva de OliveiraGabriel Cursino Madeira Casara2019-08-12T03:10:45Z2019-08-12T03:10:45Z2011-07-18http://hdl.handle.net/1843/AAGS-8LVHHZArthur Bosmans, compositor belga, navegou por diversas culturas imprimindo em sua música as múltiplas lembranças dos lugares por onde passou. Quando chegou ao Brasil, em 1940, deu início a uma série de obras com uma sonoridade brasileira, homenageando o país onde viveu até o fim de sua vida. Esta pesquisa aborda três dessas obras, escritas para piano solo - Toccata (1947), Cavaquinho Bem Temperado (1953) e Três Evocações (1982) - apontando os elementos que compõem sua sonoridade. Através de contextualização histórica e análise das obras, apontaremos algumas decisões interpretativasThe Belgium composer Arthur Bosmans has embarked on many different cultures printing through his music the many recollections of the places he has been. When he arrived in Brasil, in 1940, he initiated a series of works in pursuit of a Brazilian sonority that would honor the country he lived until the end of his life. This research takes up three of those works, written for piano solo: Toccata (1947), Cavaquinho Bem Temperado (1953) and Três Evocações (1982). They point out the elements that build his sonority and, through historical contextualization and analysis of his works, provides evidence for interpretational decisionsUniversidade Federal de Minas GeraisUFMGMúsicaPianoSonoridade BrasileiraAnálise MusicalArthur BosmansPerformanceAs obras para piano de Arthur Bosmans (1908-1991): por uma sonoridade brasileirainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdissertacao_de_mestrado___revisado___9_9_11.pdfapplication/pdf78638157https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/AAGS-8LVHHZ/1/dissertacao_de_mestrado___revisado___9_9_11.pdfed3d1b41d126f53a93e6f8aec4d42255MD51TEXTdissertacao_de_mestrado___revisado___9_9_11.pdf.txtdissertacao_de_mestrado___revisado___9_9_11.pdf.txtExtracted texttext/plain234966https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/AAGS-8LVHHZ/2/dissertacao_de_mestrado___revisado___9_9_11.pdf.txteb026afd725197839194642336456417MD521843/AAGS-8LVHHZ2019-11-14 06:59:50.569oai:repositorio.ufmg.br:1843/AAGS-8LVHHZRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T09:59:50Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
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