Detalhes bibliográficos
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
id UFMG_77dff619eea7c0c9cf1faccff8381630
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9DUHSF
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
instacron_str UFMG
institution Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
spelling Katia Ferreira Costa CamposSelme Silqueira de MatosGeisa Cristina da Silva Alves2019-08-10T04:00:25Z2019-08-10T04:00:25Z2012-03-10http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9DUHSFA educação permanente norteia ações transformadoras nos serviços de saúde, principalmente no que diz respeito à prática dos profissionais de enfermagem, identificando situações problemas, e outorga subsídios aos profissionais frente às evoluções científicas e tecnológicas. Portanto esta pesquisa tem como objetivo descrever a importância da educação permanente no âmbito hospitalar, com vista à transformação da assistência profissional da enfermagem. Este estudo trata de uma revisão integrativa. Para a seleção dos artigos utilizouse três bases de dados, lilacs, medline e scielo. Logo, a seleção dos textos atendeu aos critérios de inclusão e exclusão, e a amostra desta revisão constitui-se de 11 artigos. Após análise sistemática dos artigos incluídos na revisão, os resultados apontaram três categorias temáticas a serem discutidas: O impacto da educação permanente na qualidade da assistência de enfermagem; o aprimoramento das equipes de enfermagem diante das evoluções tecnológicas; e a necessidade de atualizar e capacitar equipes de enfermagem cotidianamente. Concluiu-se que a educação permanente no âmbito hospitalar não pretende somente desenvolver habilidades dos profissionais, busca também o trabalho em equipe, a valorização dos profissionais, e se concretiza com a capacidade de identificar e analisar as necessidades construindo propostas e transformando a realidade.The permanent education guides the changing actions in the practices of nursing professionals in the healthcare field. It is really important to recognize Problem Situations and to update the professionals regarding the scientific and technological advances. Therefore, this research intends to discuss the importance of permanent education in hospitals in order to change the nurses professional assistance. This study was done through an integrative review. The articles were chosen from three databases: Lilacs, Medline and Scielo. So, the selection of studies followed the criteria of inclusion and exclusion and the sample consists of 11 papers. After a systematic analysis of the included papers for this review, the results indicated three themes: The impact of permanent education for the quality of nursing assistance; The improvement of nursing staff considering the scientific and technological advances; The need of updating and qualifying the nursing staff continuously. The conclusion was that permanent education in hospitals does not aim only to develop professional skills, but also to work the team spirit among the professionals. The recognition of nurse professionals is realized through developing the capacity of identifying and analyzing the needs in order to build proposals and change the reality.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEducação Continuada em EnfermagemEducação em enfermagemCapacitação em serviçoEnfermagemEducação permanente em saúdeA importância da educação permanente na transformação da assistência de enfermagem no âmbito hospitalarinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALgeisa_versao_final_tcc.pdfapplication/pdf141777https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9DUHSF/1/geisa_versao_final_tcc.pdf1f44822f8b2627e4ac5fa93e828afa98MD51TEXTgeisa_versao_final_tcc.pdf.txtgeisa_versao_final_tcc.pdf.txtExtracted texttext/plain49736https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9DUHSF/2/geisa_versao_final_tcc.pdf.txta7e7307d9b80eaf386bc28616b98891fMD521843/BUBD-9DUHSF2019-11-14 10:01:38.706oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9DUHSFRepositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T13:01:38Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
_version_ 1813548061777985536