Aporias na conservação-restauração de pinturas concretas brasileiras

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Giulia Villela Giovani
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/47541
Resumo: O estudo aqui apresentado trata da análise de diferentes processos de conservação-restauração ao qual foram submetidas pinturas concretas brasileiras, especialmente aquelas produzidas na década de 1950. O objetivo é analisar as diversas estratégias da preservação, abordando uma discussão ampliada sobre o ponto de visa teórico e seus desdobramentos nas práticas elaboradas no domínio em questão. A pesquisa visa instigar reflexões sobre os processos da conservação-restauração, avaliando de maneira crítica as diretrizes ordenadoras das práticas restaurativas e de conservação preventiva, as elaborações discursivas-projetuais que as precedem ou justificam e os resultados dos procedimentos levados a cabo. Tal tese tem como referência o estudo de obras de artistas abordados no projeto Arte Concreta no Brasil: industrialismo e vanguardas Latino-Americanas, elaborado por meio de pesquisas documentais, entrevistas, análise de técnicas e materiais, estado de conservação, entre outras metodologias. As observações e informações coletadas foram avaliadas e foi constatado que a maioria dessas obras já passaram por intervenções de conservação-restauro. Nesse sentido, este estudo propõe uma análise das intervenções realizadas, ressaltando as aporias, bem como os dialogismos – diálogos entre distintos atores, nem sempre alinhados – presentes neste campo de conhecimento, com o intuito de suscitar o questionamento e a necessidade de uma reflexão expandida sobre o tema. O trabalho em questão tem como um de seus maiores intentos sanar a lacuna de estudos que se dediquem a teorizar sobre os procedimentos restaurativos de obras modernas e contemporâneas, sobretudo, pois, ao evocarem problemas materiais e estéticos distintos daqueles oferecidos por obras ligadas à precedente tradição do médium, tais objetos demandam a elaboração de uma reflexão atualizada sobre sua preservação. Visto ainda que, em se tratando de preservação, os meios técnicos e científicos são ferramentas que corroboram uma execução orientada por pressupostos teóricos, estejam esses dados como a priori indiscutíveis ou na reflexão verdadeiramente teorizante, apenas uma investigação nesse sentido seria ineficaz. Resta ao estudo se medir com os ditames ordenantes da História, da Crítica e História da Arte, além das demais elucubrações provenientes das Ciências Sociais e Humanas, responsáveis pela orientação da apreciação e eleição de valores estéticos, artísticos, históricos, entre outros.
id UFMG_781be2b8d1483e29c06614c4c4fe3092
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/47541
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Luiz Antônio Cruz Souzahttp://lattes.cnpq.br/7052822499655835Aleca Le BlancYacy-Ara Froner GonçalvesGuilherme da Silva BuenoMarilucia BottalloJoaquín Barriendos Rodríguezhttp://lattes.cnpq.br/5354990737013301Giulia Villela Giovani2022-11-29T16:28:39Z2022-11-29T16:28:39Z2020-09-29http://hdl.handle.net/1843/47541O estudo aqui apresentado trata da análise de diferentes processos de conservação-restauração ao qual foram submetidas pinturas concretas brasileiras, especialmente aquelas produzidas na década de 1950. O objetivo é analisar as diversas estratégias da preservação, abordando uma discussão ampliada sobre o ponto de visa teórico e seus desdobramentos nas práticas elaboradas no domínio em questão. A pesquisa visa instigar reflexões sobre os processos da conservação-restauração, avaliando de maneira crítica as diretrizes ordenadoras das práticas restaurativas e de conservação preventiva, as elaborações discursivas-projetuais que as precedem ou justificam e os resultados dos procedimentos levados a cabo. Tal tese tem como referência o estudo de obras de artistas abordados no projeto Arte Concreta no Brasil: industrialismo e vanguardas Latino-Americanas, elaborado por meio de pesquisas documentais, entrevistas, análise de técnicas e materiais, estado de conservação, entre outras metodologias. As observações e informações coletadas foram avaliadas e foi constatado que a maioria dessas obras já passaram por intervenções de conservação-restauro. Nesse sentido, este estudo propõe uma análise das intervenções realizadas, ressaltando as aporias, bem como os dialogismos – diálogos entre distintos atores, nem sempre alinhados – presentes neste campo de conhecimento, com o intuito de suscitar o questionamento e a necessidade de uma reflexão expandida sobre o tema. O trabalho em questão tem como um de seus maiores intentos sanar a lacuna de estudos que se dediquem a teorizar sobre os procedimentos restaurativos de obras modernas e contemporâneas, sobretudo, pois, ao evocarem problemas materiais e estéticos distintos daqueles oferecidos por obras ligadas à precedente tradição do médium, tais objetos demandam a elaboração de uma reflexão atualizada sobre sua preservação. Visto ainda que, em se tratando de preservação, os meios técnicos e científicos são ferramentas que corroboram uma execução orientada por pressupostos teóricos, estejam esses dados como a priori indiscutíveis ou na reflexão verdadeiramente teorizante, apenas uma investigação nesse sentido seria ineficaz. Resta ao estudo se medir com os ditames ordenantes da História, da Crítica e História da Arte, além das demais elucubrações provenientes das Ciências Sociais e Humanas, responsáveis pela orientação da apreciação e eleição de valores estéticos, artísticos, históricos, entre outros.The study here presented is based on the analysis of different conservationrestoration processes in which concrete Brazilian paintings were submitted, especially those produced in the 1950s. The objective is to analyze the diverse strategies of preservation, approaching an extended discussion about the point of view of the theory, and its developments in the field in question. The research aims to instigate reflections about the processes of the conservation-restoration field, critically evaluating the guidelines of the restorative and the preventive conservation practices, the discursive-project ellaboration that proceed or justify them, and the results of the procedures carried out. The thesis is based on the study of the artworks by artists covered in the project Concrete Art in Brazil: ndustrialism and Latin American avant-garde, made through documentary research, interviews, analysis of techniques and materials, the conservation state, and other methodologies. The observations and information collected were evaluated and it was found that most of these works have been through conservation-restoration interventions. In this sense, this study proposes an analysis of the accomplished interventions, highlighting the aporias, as well as dialogisms – dialogue between different parts, not always aligned – presented in this field of knowledge in order to raise the question and the need for an expanded reflection on the topic. The work in question has as one of its greatest intents to remedy the lack of work that devotes itself to theorize about restorative procedures of modern artworks. Above all, since in evoking material and aesthetic issues other than those offered by works linked to the previous tradition of the medium, those objects demand the creation of an updated reflection about their preservation. Since, in the case of preservation, the technical and scientific means are tools that corroborate the execution guided by theoretical assumptions, these data are used first in discussion or in the truly theorizing reflection, only in the investigation, in this sense, would be ineffective. It remains for the study to measure itself with the dictates ordering history, criticism, and history of art; in addition to other elucubrations from the social and human sciences - responsible for the way of the appreciation and election of aesthetic, artistic, historical values, among other factors.porUniversidade Federal de Minas GeraisPrograma de Pós-Graduação em ArtesUFMGBrasilEBA - ESCOLA DE BELAS ARTEShttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/pt/info:eu-repo/semantics/openAccessPintura - Conservação e restauraçãoArte - Conservação e restauração - BrasilArte concreta brasileira - 1950Conservação preventivaConservação-RestauraçãoArte ConcretaAporiasSubjetividadeDiálogosAporias na conservação-restauração de pinturas concretas brasileirasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALTese Giulia.pdfTese Giulia.pdfapplication/pdf5298675https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/47541/5/Tese%20Giulia.pdfcd09bbb66445fcce2ded3ff78dbebcc9MD55CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8920https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/47541/6/license_rdf33b8016dc5c4681c1e7a582a4161162cMD56LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82118https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/47541/7/license.txtcda590c95a0b51b4d15f60c9642ca272MD571843/475412022-11-29 13:28:39.345oai:repositorio.ufmg.br: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ório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2022-11-29T16:28:39Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Aporias na conservação-restauração de pinturas concretas brasileiras
title Aporias na conservação-restauração de pinturas concretas brasileiras
spellingShingle Aporias na conservação-restauração de pinturas concretas brasileiras
Giulia Villela Giovani
Conservação-Restauração
Arte Concreta
Aporias
Subjetividade
Diálogos
Pintura - Conservação e restauração
Arte - Conservação e restauração - Brasil
Arte concreta brasileira - 1950
Conservação preventiva
title_short Aporias na conservação-restauração de pinturas concretas brasileiras
title_full Aporias na conservação-restauração de pinturas concretas brasileiras
title_fullStr Aporias na conservação-restauração de pinturas concretas brasileiras
title_full_unstemmed Aporias na conservação-restauração de pinturas concretas brasileiras
title_sort Aporias na conservação-restauração de pinturas concretas brasileiras
author Giulia Villela Giovani
author_facet Giulia Villela Giovani
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Luiz Antônio Cruz Souza
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7052822499655835
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Aleca Le Blanc
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Yacy-Ara Froner Gonçalves
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Guilherme da Silva Bueno
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Marilucia Bottallo
dc.contributor.referee4.fl_str_mv Joaquín Barriendos Rodríguez
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5354990737013301
dc.contributor.author.fl_str_mv Giulia Villela Giovani
contributor_str_mv Luiz Antônio Cruz Souza
Aleca Le Blanc
Yacy-Ara Froner Gonçalves
Guilherme da Silva Bueno
Marilucia Bottallo
Joaquín Barriendos Rodríguez
dc.subject.por.fl_str_mv Conservação-Restauração
Arte Concreta
Aporias
Subjetividade
Diálogos
topic Conservação-Restauração
Arte Concreta
Aporias
Subjetividade
Diálogos
Pintura - Conservação e restauração
Arte - Conservação e restauração - Brasil
Arte concreta brasileira - 1950
Conservação preventiva
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Pintura - Conservação e restauração
Arte - Conservação e restauração - Brasil
Arte concreta brasileira - 1950
Conservação preventiva
description O estudo aqui apresentado trata da análise de diferentes processos de conservação-restauração ao qual foram submetidas pinturas concretas brasileiras, especialmente aquelas produzidas na década de 1950. O objetivo é analisar as diversas estratégias da preservação, abordando uma discussão ampliada sobre o ponto de visa teórico e seus desdobramentos nas práticas elaboradas no domínio em questão. A pesquisa visa instigar reflexões sobre os processos da conservação-restauração, avaliando de maneira crítica as diretrizes ordenadoras das práticas restaurativas e de conservação preventiva, as elaborações discursivas-projetuais que as precedem ou justificam e os resultados dos procedimentos levados a cabo. Tal tese tem como referência o estudo de obras de artistas abordados no projeto Arte Concreta no Brasil: industrialismo e vanguardas Latino-Americanas, elaborado por meio de pesquisas documentais, entrevistas, análise de técnicas e materiais, estado de conservação, entre outras metodologias. As observações e informações coletadas foram avaliadas e foi constatado que a maioria dessas obras já passaram por intervenções de conservação-restauro. Nesse sentido, este estudo propõe uma análise das intervenções realizadas, ressaltando as aporias, bem como os dialogismos – diálogos entre distintos atores, nem sempre alinhados – presentes neste campo de conhecimento, com o intuito de suscitar o questionamento e a necessidade de uma reflexão expandida sobre o tema. O trabalho em questão tem como um de seus maiores intentos sanar a lacuna de estudos que se dediquem a teorizar sobre os procedimentos restaurativos de obras modernas e contemporâneas, sobretudo, pois, ao evocarem problemas materiais e estéticos distintos daqueles oferecidos por obras ligadas à precedente tradição do médium, tais objetos demandam a elaboração de uma reflexão atualizada sobre sua preservação. Visto ainda que, em se tratando de preservação, os meios técnicos e científicos são ferramentas que corroboram uma execução orientada por pressupostos teóricos, estejam esses dados como a priori indiscutíveis ou na reflexão verdadeiramente teorizante, apenas uma investigação nesse sentido seria ineficaz. Resta ao estudo se medir com os ditames ordenantes da História, da Crítica e História da Arte, além das demais elucubrações provenientes das Ciências Sociais e Humanas, responsáveis pela orientação da apreciação e eleição de valores estéticos, artísticos, históricos, entre outros.
publishDate 2020
dc.date.issued.fl_str_mv 2020-09-29
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-11-29T16:28:39Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-11-29T16:28:39Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/47541
url http://hdl.handle.net/1843/47541
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/pt/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/pt/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Artes
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv EBA - ESCOLA DE BELAS ARTES
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/47541/5/Tese%20Giulia.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/47541/6/license_rdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/47541/7/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv cd09bbb66445fcce2ded3ff78dbebcc9
33b8016dc5c4681c1e7a582a4161162c
cda590c95a0b51b4d15f60c9642ca272
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589193856712704