Detalhes bibliográficos
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
id UFMG_781d6234b93979d31efdb1313aa31b9d
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-B56HRD
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
instacron_str UFMG
institution Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
spelling Maria Jussara Fernandes FontesCristiane de Freitas CunhaPatricia Cotta ManciniKeila Alessandra KnobelSilvana Maria Monte Coelho FrotaCarla Souto Bahillo2019-08-11T13:23:52Z2019-08-11T13:23:52Z2014-09-18http://hdl.handle.net/1843/BUOS-B56HRDEste estudo objetivou verificar os hábitos sonoros e o conhecimento sobre os riscos auditivos e não auditivos relacionados ao uso dos estéreos pessoais, a repercussão desses hábitos e a aquisição de atitudes protetivas após a implementação do programa de educação em saúde auditiva Cuide da sua audição: Passe esta ideia adiante! em alunos do 6° ao 9° ano do ensino fundamental de dois colégios particulares do município de Belo Horizonte. Foi observado que os alunos das escolas adotaram atitudes mais protetivas em relação ao ruído, considerando este algo a ser evitado, após um ano de intervenção. A utilização de estéreos pessoais foi o hábito mais comum entre os jovens independente do sexo, e com fone do tipo inserção. Entretanto os alunos do sexo masculino apresentam maior exposição ao som do que os do sexo feminino. Concluiu-se que o programa de educação auditiva Cuide da sua audição: Passe esta ideia adiante! mostrou-se adequado ao contexto escolar, necessitando apenas de alguns ajustes em função do projeto pedagógico das escolas. A inclusão da educação em saúde auditva é pertinente e eficaz na escola, uma vez que as perdas auditivas induzidas pela exposição à musica estão evidenciadas, e por meio de um processo educativo constitui uma eficiente ferramenta para evitá-las.This study aimed to verify the sound habits and knowledge about hearing and not hearing risks related to the use of personal stereos, the impact of these habits and the acquisition of protective attitudes after the implementation of the education program for hearing health "Take care of your hearing: pass this idea ahead! "students in the 6th to 9th grade of elementary school two private schools in the city of Belo Horizonte. It was observed that students of schools adopted more protective attitudes towards noise, considering it something to be avoided, after one year of intervention. The use of personal stereos was the most common habit among young people regardless of sex, and with the insert earphone type. However the male students have greater exposure to sound than females. It was concluded that the program of education hearing "Take care of your hearing: Pass this idea forward" was adequate to the school context, requiring only a few adjustments for the pedagogical design of schools. The inclusion of education in auditva health is relevant and effective in school, since the hearing loss induced by exposure to music are discussed, and through an educational process is an efficient tool to avoid them.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEducação em saúdeAdolescentesAudiçãoInstituições acadêmicasAvaliaçãoAudiçãoEducação em SaúdeAdolescênciaEscolaEstéreos pessoais e perda auditiva: percepção pelos adolescentes da exposição sonora e dos cuidados auditivosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALkarla.pdfapplication/pdf2341050https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-B56HRD/1/karla.pdf5e971e8f1f15ee049e70720626125489MD51TEXTkarla.pdf.txtkarla.pdf.txtExtracted texttext/plain217885https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-B56HRD/2/karla.pdf.txt98c326e4321376a46b883adcccde80b5MD521843/BUOS-B56HRD2019-11-14 11:37:43.85oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-B56HRDRepositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T14:37:43Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
_version_ 1813547489146437632