Memórias engendradas, ficções do eu António Lobo Antunes, Milton Hatoum e José Eduardo Agualusa: António Lobo Antunes; Milton Hatoum e José Eduardo Agualusa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fabricia Walace Rodrigues
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/ECAP-95HH5A
Resumo: Esta tese busca compreender a construção da memória no espaço da ficção e as implicações para a escritura e aquele que escreve. Para a análise, foram selecionados os romances: O esplendor de Portugal, As mulheres de meu pai e Relato de um certo Oriente. A análise parte do quadro de Magritte, La mémoire, para demonstrar as possibilidades de leitura da memória. O segundo capítulo analisa as relações entre memória e literatura, esboçadas nas combinações possíveis entre esses dois termos: memória da literatura, memória na literatura, literatura de memória e, por fim, memória de literatura. Esta última é a que melhor define os romances analisados, uma vez que deixam entrever suas relações com a vida do autor e, ao mesmo tempo, o processo de construção de sua ficcionalidade. O último capítulo aprofunda a análise em três aspectos: a volta do autor; o processo de autoapagamento; a escritura como encenação. Sendo assim, o objetivo é desconstruir a artificialidade do discurso da memória.
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spelling Maria Ester Maciel de Oliveira BorgesMaria Zilda Ferreira CuryRoniere Silva MenezesIvete Lara Camargos WaltyBiagio D'AngeloFabricia Walace Rodrigues2019-08-12T05:43:30Z2019-08-12T05:43:30Z2013-03-04http://hdl.handle.net/1843/ECAP-95HH5AEsta tese busca compreender a construção da memória no espaço da ficção e as implicações para a escritura e aquele que escreve. Para a análise, foram selecionados os romances: O esplendor de Portugal, As mulheres de meu pai e Relato de um certo Oriente. A análise parte do quadro de Magritte, La mémoire, para demonstrar as possibilidades de leitura da memória. O segundo capítulo analisa as relações entre memória e literatura, esboçadas nas combinações possíveis entre esses dois termos: memória da literatura, memória na literatura, literatura de memória e, por fim, memória de literatura. Esta última é a que melhor define os romances analisados, uma vez que deixam entrever suas relações com a vida do autor e, ao mesmo tempo, o processo de construção de sua ficcionalidade. O último capítulo aprofunda a análise em três aspectos: a volta do autor; o processo de autoapagamento; a escritura como encenação. Sendo assim, o objetivo é desconstruir a artificialidade do discurso da memória.Cette thèse a pour but comprendre la construction de la mémoire dans lespace de la fiction et les implications pour lécriture et pour celui qui écrit. Pour cette analyse, on a sélectionné les oeuvres: O Esplendor de Portugal, As mulheres de meu pai et Relato de um certo Oriente. Lanalyse montre, à travers les éléments dune toile de Magritte, les possibilités de lecture de la mémoire. Le deuxième chapître traite de la relation entre la mémoire et la littérature décrites dans les combinaisons possibles entre ces deux termes: la mémoire de la littérature, la mémoire dans la littérature, la littérature de mémoire et, enfin, la mémoire de littérature, celle qui définit le mieux les romans ici analysés, y compris les relations entre la vie de lauteur et, à la fois, le processus de construction de sa fictionnalité. Le dernier chapitre approfondit lanalyse en trois aspects: le retour de lauteur; le processus deffacement et lécriture comme mise en scène. Ainsi, lobjectif est de déconstruire lartificialité du discours de la mémoire.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGHatoum, Milton, 1952- Relato de um certo Oriente Crítica e interpretaçãoAgualusa, José Eduardo, 1960- Mulheres do meu pai Crítica e interpretaçãoAntunes, António Lobo, 1942- Esplendor de Portugal Crítica e interpretaçãoLiteratura comparada Brasileira, angolana e portuguesaLiteratura comparada Angolana, brasileira e portuguesaLiteratura comparada Portuguesa, brasileira e angolanaMemória na literaturaEstudos LiteráriosMemórias engendradas, ficções do eu António Lobo Antunes, Milton Hatoum e José Eduardo Agualusa: António Lobo Antunes; Milton Hatoum e José Eduardo Agualusainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALtese_fabricia_walace_memorias_engendradas.pdfapplication/pdf991125https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/ECAP-95HH5A/1/tese_fabricia_walace_memorias_engendradas.pdf8bcc0397a934511f70547955a5163681MD51TEXTtese_fabricia_walace_memorias_engendradas.pdf.txttese_fabricia_walace_memorias_engendradas.pdf.txtExtracted texttext/plain367809https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/ECAP-95HH5A/2/tese_fabricia_walace_memorias_engendradas.pdf.txta494ac8ec722eb5de84221f60363d523MD521843/ECAP-95HH5A2019-11-14 10:17:59.632oai:repositorio.ufmg.br:1843/ECAP-95HH5ARepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T13:17:59Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
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Fabricia Walace Rodrigues
Estudos Literários
Hatoum, Milton, 1952- Relato de um certo Oriente Crítica e interpretação
Agualusa, José Eduardo, 1960- Mulheres do meu pai Crítica e interpretação
Antunes, António Lobo, 1942- Esplendor de Portugal Crítica e interpretação
Literatura comparada Brasileira, angolana e portuguesa
Literatura comparada Angolana, brasileira e portuguesa
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Memória na literatura
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