A educação e a gestão na economia solidária: um estudo sobre os processos de formação das incubadoras tecnológicas de cooperativas populares

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Daniel Calbino Pinheiro
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-99XGG3
Resumo: Esta dissertação teve por objetivo central compreender em que condições situam os trabalhos de educação e repasse de conhecimentos técnico-administrativos e políticos realizados pelasincubadoras tecnológicas de cooperativas populares (ITCP´s). Feita esta distinção, propôs-se estudar como se configura a educação política desenvolvida pelas ITCP´s que realizam esta atividade. Para a constituição da base epistemológica deste trabalho, recorreu-se à teoriacrítica. No que se refere à metodologia, apoiou-se na triangulação de métodos, realizando uma pesquisa quantitativa e qualitativa. Na pesquisa quantitativa, utilizou-se um survey. Os resultados indicaram que a maioria das incubadoras afirma desenvolver as atividades deformação técnica e política equitativamente, de modo formal e informal, há mais de três anos, que criam materiais didáticos próprios, e que todos os integrantes participam destes processos. Constatou-se também que relataram desenvolver projetos de pesquisa, realizam debates internos, e apresentam um perfil político que defende a economia solidária como um contraponto à economia capitalista. Os resultados possibilitaram ainda a criação de critérios para a seleção de três incubadoras para análises qualitativas: ITCP/UNEB, ITES/UFBA eINCOOP/UFSCar. Na pesquisa qualitativa, realizaram-se visitas às três incubadoras, entrevistas com os membros e levantamento de dados secundários. Para a análise dos resultados, recorreu-se ao método dialético e à análise de conteúdo. Ao comparar os resultados das duas pesquisas, observaram-se contradições com o que foi afirmado naprimeira fase, inferindo que a utilização apenas do método quantitativo não é suficiente para aprofundar nas temáticas estudadas. No que se refere aos resultados da pesquisa qualitativa, confirmou-se que as incubadoras desenvolvem atividades de formação política e técnica.Contudo, nas atividades de formação técnica existem dificuldades para sistematizar e criar materiais didáticos próprios, e as tentativas de ressignificação do conhecimento gerencial tem ocorrido de modo pontual. Constataram-se ainda contradições na organização interna dasincubadoras. Apesar de defenderem a autogestão para os empreendimentos incubados, deparam-se com contradições no que se refere às relações de poder, as decisões coletivas, as divisões de tarefas, a remuneração de seus profissionais, as dinâmicas de jornada de trabalho, nos cursos de formação interna e nos financiamentos. Observou-se também que apesar de alguns membros compreenderem os aspectos negativos, parecem que são poucos os que fomentam propostas para esses problemas. Por fim, confirmou-se que as concepções das três incubadoras seguem o posicionamento de contraponto à economia mercantil. Todavia, constatou-se que as incubadoras têm elaborado poucas estratégias e teorias de mudançassociais com base nesta perspectiva. Desse modo, infere-se que a dificuldade de formulação de teorias sociais tem refletido na prática das incubadoras, restringindo as tentativas de ressignificação do conhecimento gerencial, limitando de organizarem-se de modoautogestionário e comprometendo até mesmo as práticas de incubação.
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Os resultados indicaram que a maioria das incubadoras afirma desenvolver as atividades deformação técnica e política equitativamente, de modo formal e informal, há mais de três anos, que criam materiais didáticos próprios, e que todos os integrantes participam destes processos. Constatou-se também que relataram desenvolver projetos de pesquisa, realizam debates internos, e apresentam um perfil político que defende a economia solidária como um contraponto à economia capitalista. Os resultados possibilitaram ainda a criação de critérios para a seleção de três incubadoras para análises qualitativas: ITCP/UNEB, ITES/UFBA eINCOOP/UFSCar. Na pesquisa qualitativa, realizaram-se visitas às três incubadoras, entrevistas com os membros e levantamento de dados secundários. Para a análise dos resultados, recorreu-se ao método dialético e à análise de conteúdo. Ao comparar os resultados das duas pesquisas, observaram-se contradições com o que foi afirmado naprimeira fase, inferindo que a utilização apenas do método quantitativo não é suficiente para aprofundar nas temáticas estudadas. No que se refere aos resultados da pesquisa qualitativa, confirmou-se que as incubadoras desenvolvem atividades de formação política e técnica.Contudo, nas atividades de formação técnica existem dificuldades para sistematizar e criar materiais didáticos próprios, e as tentativas de ressignificação do conhecimento gerencial tem ocorrido de modo pontual. Constataram-se ainda contradições na organização interna dasincubadoras. Apesar de defenderem a autogestão para os empreendimentos incubados, deparam-se com contradições no que se refere às relações de poder, as decisões coletivas, as divisões de tarefas, a remuneração de seus profissionais, as dinâmicas de jornada de trabalho, nos cursos de formação interna e nos financiamentos. Observou-se também que apesar de alguns membros compreenderem os aspectos negativos, parecem que são poucos os que fomentam propostas para esses problemas. Por fim, confirmou-se que as concepções das três incubadoras seguem o posicionamento de contraponto à economia mercantil. Todavia, constatou-se que as incubadoras têm elaborado poucas estratégias e teorias de mudançassociais com base nesta perspectiva. Desse modo, infere-se que a dificuldade de formulação de teorias sociais tem refletido na prática das incubadoras, restringindo as tentativas de ressignificação do conhecimento gerencial, limitando de organizarem-se de modoautogestionário e comprometendo até mesmo as práticas de incubação.This work aimed at understanding the conditions under which lie the work of education and knowledge transfer of technical and administrative policy made by technology incubators of popular cooperatives (ITCP's). Made this distinction, was proposed study how is education policy implemented by ITCP's. To constitute the epistemological basis of this work, we resorted to critical theory. As regards the methodology, relied on triangulation methods, making a quantitative and qualitative research. In quantitative research, we used a Survey. The results indicated that most activities of technical and policy occurs equally, formally and informally, for over three years, creating their own materials, and that all members participate in these processes. It was also reported that develop research projects, hold internal discussions, and has a political profile that supports the social economy as a counterpoint to the capitalist economy. The results also enabled the establishment of criteria for the selectionof three incubators for qualitative analysis: ITCP/UNEB, ITES/UFBA and INCOOP/UFSCar. In qualitative research, there were visits to three incubators, interviews with members and survey of secondary data. For the analysis of the results, we used the dialectical method andcontent analysis. By comparing the results of two surveys, there were contradictions with what was stated in the first phase, implying that only the use of quantitative method is not sufficient to develop this themes. Regarding the results of qualitative research, was confirmed that the incubators have developed training activities, technical and policy. However, about the activities of technical training, there are problems to systematize and create materials themselves, and to try to reframe the knowledge management has occurred in piecemeal fashion. It found also contradictions in the internal organization of the incubators. Despitepropose the self-managed, have contradictions with regard to power relations, collective decisions, divisions of labor, the compensation of its professionals, as well as the dynamics of the working day. It was also noted that incubators have had difficulty in carrying out internaldiscussions and training courses for teachers, and dependence have funding to carry out the process of incubation. Although some members has understanding the negative aspects of these processes seem to be few who encourage alternative proposals. Finally, it was confirmed that the conceptions of the three incubators is of counterpoint to the marketeconomy. However, few have developed strategies and theories of social change based on this perspective. Thus, it appears that the difficulty of formulating social theories, have to be reflected in the practice of incubators, hampering attempts to reframe knowledge management, limiting to organize themselves so self-managed and committing even the practices of incubation.Universidade Federal de Minas GeraisUFMG Economia solidária IncubadorasAdministraçãoEconomia solidáriaEducaçãoProcessos de formaçãoIncubadoras tecnológicas de cooperativas popularesModos de gestãoA educação e a gestão na economia solidária: um estudo sobre os processos de formação das incubadoras tecnológicas de cooperativas popularesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdisserta__o_daniel_calbino_pinheiro.pdfapplication/pdf2050097https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-99XGG3/1/disserta__o_daniel_calbino_pinheiro.pdf668acfbb73d5d7caa81dd9f728ba03c2MD51TEXTdisserta__o_daniel_calbino_pinheiro.pdf.txtdisserta__o_daniel_calbino_pinheiro.pdf.txtExtracted texttext/plain729516https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-99XGG3/2/disserta__o_daniel_calbino_pinheiro.pdf.txt4f959c22b946daf925244df5add0e7c8MD521843/BUBD-99XGG32019-11-14 15:59:28.11oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-99XGG3Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T18:59:28Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
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