A humanização do atendimento no contexto atual de saúde: PSF
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9U5PSS |
Resumo: | Este estudo procurou avaliar a importância e o conhecimento sobre humanização para os profissionais de saúde no Programa Saúde da Família e para a popolação assistida, através de uma pesquisa minuciosa da literatura e observação ativa, para analisar o desempenho do PSF a partir da perspectiva dos usuários, aumentando o nível de entendimento e satisfação da comunidade, destacando a qualidade dos serviços e profissionais desempenho da equipe. Métodos utilizados foram, revisão de literatura, um relato da experiência da autora com os usuários do programa, bem como a observação participante ativa da mesma no dia-a-dia da equipe. Observado a visão da comunidade em relação ao programa a partir das dimensões: cognitiva, relacional, organizacional e profissional. Descobriu-se que parte da equipe anseia melhor reconhecimento finaceiro e profissional e que isso influencia em um melhor desempenho dos mesmos . Percebeu-se que os envolvidos associaram frequentemente uma atenção humanizada a melhores condições de atendimeno em relação a recusos físicos, médicos, exames, demonstrndo que o vínculo não ocupava lugar de destaque. Observou-se que há necessidade de uma formação mais humana, com a aquisição de novos conhecimentos, valores, práticas afim estabelecer uma relação entre a equipe e as pessoas para construir modelos de atenção centrado na qualidade de vida. |
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Antonio Leite Alves RadicchiEliana Aparecida VillaCatiucia Mara Bessa2019-08-14T00:30:50Z2019-08-14T00:30:50Z2011-03-19http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9U5PSSEste estudo procurou avaliar a importância e o conhecimento sobre humanização para os profissionais de saúde no Programa Saúde da Família e para a popolação assistida, através de uma pesquisa minuciosa da literatura e observação ativa, para analisar o desempenho do PSF a partir da perspectiva dos usuários, aumentando o nível de entendimento e satisfação da comunidade, destacando a qualidade dos serviços e profissionais desempenho da equipe. Métodos utilizados foram, revisão de literatura, um relato da experiência da autora com os usuários do programa, bem como a observação participante ativa da mesma no dia-a-dia da equipe. Observado a visão da comunidade em relação ao programa a partir das dimensões: cognitiva, relacional, organizacional e profissional. Descobriu-se que parte da equipe anseia melhor reconhecimento finaceiro e profissional e que isso influencia em um melhor desempenho dos mesmos . Percebeu-se que os envolvidos associaram frequentemente uma atenção humanizada a melhores condições de atendimeno em relação a recusos físicos, médicos, exames, demonstrndo que o vínculo não ocupava lugar de destaque. Observou-se que há necessidade de uma formação mais humana, com a aquisição de novos conhecimentos, valores, práticas afim estabelecer uma relação entre a equipe e as pessoas para construir modelos de atenção centrado na qualidade de vida.This study sought to evaluate the importance and knowledge for the humanization of health professionals in the Family Health Program and the popolação assisted through a thorough search of the literature and active observation, to analyze the performance of the PSF from the perspective of users, increasing the level of understanding and satisfaction of the community, highlighting the quality of services and professional team performance. Methods used were literature review, an account of the author's experience with program users, as well as observation of the same active participant in day-to-day team. Observed the community's vision for the program from the dimensions: cognitive, relational, organizational and professional. It turned out that the team craves recognition better financially and professionally and that influences a better performance from them. It was felt that those involved often associated with humanized attention to improved atten recusos for physical, medical examinations, demonstrndo that the bond did not occupy a prominent place. It was observed that there is a need for a more human, with the acquisition of new knowledge, values and practices in order to establish a relationship between the team and people to build models of care focused on quality of life.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEstratégia Saúde da FamíliaModelo AssistencialHumanizaçãoPrograma Saúde da Família (PSF)A humanização do atendimento no contexto atual de saúde: PSFinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALtcc_versao_final.pdfapplication/pdf454218https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VRNS-9U5PSS/1/tcc_versao_final.pdfa8498a05582cb20f45cce3681f156f12MD51TEXTtcc_versao_final.pdf.txttcc_versao_final.pdf.txtExtracted texttext/plain96026https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VRNS-9U5PSS/2/tcc_versao_final.pdf.txt35d4e3f8acf6381cdeaf8995c7cbe431MD521843/VRNS-9U5PSS2019-11-14 16:13:49.711oai:repositorio.ufmg.br:1843/VRNS-9U5PSSRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T19:13:49Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
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Este estudo procurou avaliar a importância e o conhecimento sobre humanização para os profissionais de saúde no Programa Saúde da Família e para a popolação assistida, através de uma pesquisa minuciosa da literatura e observação ativa, para analisar o desempenho do PSF a partir da perspectiva dos usuários, aumentando o nível de entendimento e satisfação da comunidade, destacando a qualidade dos serviços e profissionais desempenho da equipe. Métodos utilizados foram, revisão de literatura, um relato da experiência da autora com os usuários do programa, bem como a observação participante ativa da mesma no dia-a-dia da equipe. Observado a visão da comunidade em relação ao programa a partir das dimensões: cognitiva, relacional, organizacional e profissional. Descobriu-se que parte da equipe anseia melhor reconhecimento finaceiro e profissional e que isso influencia em um melhor desempenho dos mesmos . Percebeu-se que os envolvidos associaram frequentemente uma atenção humanizada a melhores condições de atendimeno em relação a recusos físicos, médicos, exames, demonstrndo que o vínculo não ocupava lugar de destaque. Observou-se que há necessidade de uma formação mais humana, com a aquisição de novos conhecimentos, valores, práticas afim estabelecer uma relação entre a equipe e as pessoas para construir modelos de atenção centrado na qualidade de vida. |
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