Detalhes bibliográficos
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
id UFMG_79c5c6b89a3efd53cd1efb43d2d3f08a
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-8CRMBD
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
instacron_str UFMG
institution Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
spelling Sergio Dias CirinoGeralda Fortina dos SantosRegina Helena de Freitas CamposRita de Cassia VieiraCarolina Silva Bandeira de Melo2019-08-10T15:17:01Z2019-08-10T15:17:01Z2010-08-30http://hdl.handle.net/1843/BUOS-8CRMBDEsta dissertação teve como objetivo principal conhecer a inserção e o desenvolvimento da disciplina Psicologia no curso de enfermagem da Escola de Enfermagem Carlos Chagas de 1933 até 1962. Verificou-se quando a disciplina foi inserida nesse curso, a fim de conhecer o contexto dessa inserção, bem como os conteúdos ensinados na disciplina Psicologia do curso e os professores que lecionaram a disciplina no período investigado. A escolha pelo curso da Escola de Enfermagem Carlos Chagas deve-se ao fato de o mesmo ser o mais antigo dentre os cursos de enfermagem do município de Belo Horizonte, além de estar entre as primeiras escolas de enfermagem fundadas no Brasil. O referencial teórico metodológico que norteou o estudo foi a historiografia com suas reflexões sobre estudo histórico. As fontes da pesquisa documental foram Documentos Escolares mantidos no Centro de Memória da Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais (que foi originada da Escola de Enfermagem Carlos Chagas). Para complementar essas fontes, foram consultados arquivos da Escola de Enfermagem Alfredo Pinto, da Universidade do Rio de Janeiro, e da Escola de Enfermagem Anna Nery, da Universidade Federal do Rio de Janeiro. A análise dos documentos revelou que: 1) a enfermagem estava em sintonia com discursos da Psicologia brasileira do período; 2) os médicos inicialmente intermediaram a relação entre Psicologia e Enfermagem; 3) havia presença de concepções educativas na Enfermagem, indicando uma circulação das teorias da Psicologia da Educação na Psicologia da Saúde e vice versa.The main target of the present dissertation is to learn about the insertion and development of Psychology, as a course subject, into the Nursing Course of the Carlos Chagas Nursing School from 1933 to 1962. Both, when the subject was included in the course and the contextualization of its inclusion have been studied, and information about the Psychology syllabus taught at the Carlos Chagas Nursing Course was researched as well as the information about the teachers who were responsible for that subject within the referred period. The Carlos Chagas Nursing Course was selected for this study due to the fact that it is the oldest institution among the other Nursing courses in the city of Belo Horizonte, besides being one the first Nursing schools founded in Brazil. The theoretical and methodological feedback that guided the research was the historiography and its reflections on the historical study. The sources of documents approached were the School Files kept at the Memory Center of the Nursing School of the Minas Gerais State Federal University (which was initially born from the Carlos Chagas Nursing School). Furthermore, the files of the Alfredo Pinto Nursing School of the Rio de Janeiro State University and the files of the Anna Nery Nursing School of the Rio de Janeiro State Federal University were also investigated. The analysis of the documents unveiled that: 1) Nursing was tuned with the prevailing Brazilian Psychology discourse in that period of time; 2) initially, physicians intermediated the relationship between Psychology and Nursing; 3) the occurrence of educative concepts in Nursing indicated the circulation of theories from Educational Psychology within Health Psychology and vice versa.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEnfermagem Estudo e ensino  EducaçãoPsicologia HistóriaPsicologia Estudo e ensinoHistória da psicologiaHistória da enfermagemEnsino de psicologiaEnsino de psicologia na Escola de Enfermagem Carlos Chagas (1933 - 1962)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdissertao_carolina_s._bandeira_de_melo.pdfapplication/pdf1303000https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-8CRMBD/1/dissertao_carolina_s._bandeira_de_melo.pdf11da1660f094f757b8bdc908487ae439MD51TEXTdissertao_carolina_s._bandeira_de_melo.pdf.txtdissertao_carolina_s._bandeira_de_melo.pdf.txtExtracted texttext/plain253378https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-8CRMBD/2/dissertao_carolina_s._bandeira_de_melo.pdf.txt58a70f6f0a1fc54ae44c2f8f79432ec8MD521843/BUOS-8CRMBD2019-11-14 09:02:57.59oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-8CRMBDRepositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T12:02:57Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
_version_ 1813547281434017792