Música, linguagem e a comunicação filosófica do eterno retorno em Assim falava Zaratustra

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Laurici Vagner Gomes
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AQPGEQ
Resumo: Partindo do relato nietzschiano apresentado em Ecce Homo de que uma mudança de gosto musical se encontra na gênese do eterno retorno, como seu signo premonitório, a presente Tese discute os elementos que envolvem a comunicação filosófica desse pensamento na narrativa de Assim Falava Zaratustra, com ênfase especial no sentido assumido pela música e a lírica na caracterização de seu personagem principal como mestre cantor do eterno retorno. Nesse contexto explora a relação de Nietzsche com seus mestres de juventude, Schopenhauer e Wagner, observando como essa relação está implicada na configuração do cenário dramático no interior do qual esse pensamento é comunicado na obra. Por fim, a Tese procura mostrar como a retomada da lírica, do canto e do ditirambo na caracterização de Zaratustra como mestre do eterno retorno deve ser observada à luz da reorientação estética que se assiste no pensamento nietzschiano com o abandono da metafísica de artista e da concepção de filosofia arquitetada por Nietzsche no último período de sua produção.
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