Detalhes bibliográficos
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
id UFMG_7a8ec47c6192d7f6c3d7f98743edbd1a
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/TMCB-7X8KMU
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
instacron_str UFMG
institution Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
spelling Maria Elizabeth Antunes LimaAda Avila AssuncaoThomas Patrick DwyerAndreia Geraldo Batista2019-08-10T02:58:47Z2019-08-10T02:58:47Z2009-08-28http://hdl.handle.net/1843/TMCB-7X8KMUO presente estudo teve por objetivo compreender um aumento do número de acidentes com veículos operacionais de bombeiros das unidades da Região Metropolitana de Belo Horizonte. A demanda foi apresentada ao setor de Psicologia da corporação pelo Comandante Operacional do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais que observou um aumento significativo dos acidentes no início de 2007. O trabalho iniciou-se com o levantamento dos registros sobre acidentes que confirmou o aumento percebido (131,81%). Em seguida, foram realizadas as etapas de Análise do Trabalho (AET) e Análise Psicossociológica do Trabalho (APT), que buscaram compreender a atividade a qual estavam sujeitos esses motoristas operacionais e seus impactos na subjetividade. Foram também realizados estudos de caso, como parte da APT, que permitiram compreender melhor as consequências dos problemas identificados na etapa de AET, para os sujeitos. No primeiro caso, analisamos um acidente com um veículo de salvamento e mostramos que sua causa, que parecia ser simples, na verdade resultava de uma complexa combinação de fatores. No segundo caso, trazemos dois exemplos de quase-acidentes, mostrando que esses eventos pré-acidentes também são importantes na reflexão sobre a segurança no trabalho dos motoristas, oferecendo elementos importantes para a compreensão do desencadeamento dos acidentes. O estudo apontou que fatores como a longa jornada de trabalho, as precárias condições materiais que comprometem o descanso e a rigidez das regras e da organização de suas atividades têm afetado as estratégias de regulação e de enfrentamento dos desafios impostos pela sua atividade.This study aimed to understand an increase in accidents envolving operational vehicles from the Fire Department Units of the Metropolitan Region of Belo Horizonte. The demand was presented to the Psychology department by the Operational Commander of the Military Fire Department of Minas Gerais who observed a significant increase in accidentsrate in early 2007. The work began gathering all available records on accidents which confirmed the perceived increase (131.81%). After that, The stages of Work Analysis (WA) and Psicosociological Work Analysis (PWA) were proceeded, in order to comprehend the activity developed by those workers, as well as its subjective impacts. At last, some case studies were held as part of PWA, which helped to understand the individual consequences of the problems which were identified in the early stage of EWA. In the first case, we analyzed an accident envolving a rescue vehicle to show that its cause, which seemed to be simple, in fact was a result of a complex combination of factors. In the second case, we brought two examples of near-accidents, showing that these events pre-accidents are also important when thinking about safety of drivers at work, offering important contributions to understand the development of the accidents. The study found that factors such as long hours of shift-work, poor material conditions that compromising the rest time, as well as the strictiveness of rules and organization of their activities have affected the adjustment strategies these workers usually use to face the challenges imposed by their activity.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGTrabalhoAcidentesBombeirosSaúde mentalPsicologiaVeículosTrabalhoAcidentesBombeirosPsicologiaQuando os bombeiros não chegam: algumas contribuições da psicologia do trabalho para o entendimento dos acidentes com veículos operacionais de bombeiros na região metropolitanade Belo Horizonteinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdisserta_ao_acidentes_bombeiro_vf.pdfapplication/pdf873798https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/TMCB-7X8KMU/1/disserta_ao_acidentes_bombeiro_vf.pdf084b9717db9826dc794005c38123c2dbMD51TEXTdisserta_ao_acidentes_bombeiro_vf.pdf.txtdisserta_ao_acidentes_bombeiro_vf.pdf.txtExtracted texttext/plain305130https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/TMCB-7X8KMU/2/disserta_ao_acidentes_bombeiro_vf.pdf.txta8acc1f00732667b8eaf47e144ad06f3MD521843/TMCB-7X8KMU2019-11-14 07:38:24.96oai:repositorio.ufmg.br:1843/TMCB-7X8KMURepositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T10:38:24Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
_version_ 1813547309557874688