Mergulho no escuro: o teatro é [no] encontro com o outro no mundo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/BUOS-APDN7B |
Resumo: | A pesquisa desta dissertação propõe uma residência artística em três espaços prisionais femininos a partir das noções de convivialidade, performance e liminaridade. Partiu-se do princípio de que o teatro é [no] encontro com o outro no mundo e que a criação e o compartilhamento de cartas pode ser mote para um acontecimento teatral contemporâneo. Trabalhamos com a escrita de diários de bordo, tendo como referência metodológica a perspectiva etnográfica e a atitude fenomenológica. A experiência revelou a potência das artes da cena na proposição de encontros de intimidades junto às mulheres presas, na chave do teatro como convívio. |
id |
UFMG_7ab89bf97339860240784409d0307511 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-APDN7B |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Marina Marcondes MachadoMarcos Cesar de Senna HillElvina Maria Caetano PereiraLuciana Cezario Milagres de Melo2019-08-14T03:19:39Z2019-08-14T03:19:39Z2017-02-15http://hdl.handle.net/1843/BUOS-APDN7BA pesquisa desta dissertação propõe uma residência artística em três espaços prisionais femininos a partir das noções de convivialidade, performance e liminaridade. Partiu-se do princípio de que o teatro é [no] encontro com o outro no mundo e que a criação e o compartilhamento de cartas pode ser mote para um acontecimento teatral contemporâneo. Trabalhamos com a escrita de diários de bordo, tendo como referência metodológica a perspectiva etnográfica e a atitude fenomenológica. A experiência revelou a potência das artes da cena na proposição de encontros de intimidades junto às mulheres presas, na chave do teatro como convívio.The research of this dissertation proposes an artistic residence in three feminine prison spaces from the notions of conviviality, performance and liminality. It was assumed that the theater is [in] a meeting with the other in the world and that the creation and sharing of letters may be a theme for a contemporary theatrical event. We work with the writing of logbooks, having as methodological reference the ethnographic perspective and the phenomenological attitude. The experience revealed the power of the arts of the scene in the proposition of intimacy encounters with the women prisoners, in the key of the theater as conviviality.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGReformatórios para mulheresTeatroPerformance (Arte)Cartas na arteTeatro e sociedadeCartasMulheres presasPerforAcontecimento convivialMergulho no escuro: o teatro é [no] encontro com o outro no mundoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdisserta__o_luciana_cez_rio_milagres_de_melo.pdfapplication/pdf3131202https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-APDN7B/1/disserta__o_luciana_cez_rio_milagres_de_melo.pdf5e24d4e907e3f00c9312fe520021c52fMD51TEXTdisserta__o_luciana_cez_rio_milagres_de_melo.pdf.txtdisserta__o_luciana_cez_rio_milagres_de_melo.pdf.txtExtracted texttext/plain354198https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-APDN7B/2/disserta__o_luciana_cez_rio_milagres_de_melo.pdf.txt5ebac344152265002dee268df2488ba1MD521843/BUOS-APDN7B2019-11-14 14:41:34.757oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-APDN7BRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T17:41:34Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Mergulho no escuro: o teatro é [no] encontro com o outro no mundo |
title |
Mergulho no escuro: o teatro é [no] encontro com o outro no mundo |
spellingShingle |
Mergulho no escuro: o teatro é [no] encontro com o outro no mundo Luciana Cezario Milagres de Melo Cartas Mulheres presas Perfor Acontecimento convivial Reformatórios para mulheres Teatro Performance (Arte) Cartas na arte Teatro e sociedade |
title_short |
Mergulho no escuro: o teatro é [no] encontro com o outro no mundo |
title_full |
Mergulho no escuro: o teatro é [no] encontro com o outro no mundo |
title_fullStr |
Mergulho no escuro: o teatro é [no] encontro com o outro no mundo |
title_full_unstemmed |
Mergulho no escuro: o teatro é [no] encontro com o outro no mundo |
title_sort |
Mergulho no escuro: o teatro é [no] encontro com o outro no mundo |
author |
Luciana Cezario Milagres de Melo |
author_facet |
Luciana Cezario Milagres de Melo |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Marina Marcondes Machado |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Marcos Cesar de Senna Hill |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Elvina Maria Caetano Pereira |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Luciana Cezario Milagres de Melo |
contributor_str_mv |
Marina Marcondes Machado Marcos Cesar de Senna Hill Elvina Maria Caetano Pereira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Cartas Mulheres presas Perfor Acontecimento convivial |
topic |
Cartas Mulheres presas Perfor Acontecimento convivial Reformatórios para mulheres Teatro Performance (Arte) Cartas na arte Teatro e sociedade |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Reformatórios para mulheres Teatro Performance (Arte) Cartas na arte Teatro e sociedade |
description |
A pesquisa desta dissertação propõe uma residência artística em três espaços prisionais femininos a partir das noções de convivialidade, performance e liminaridade. Partiu-se do princípio de que o teatro é [no] encontro com o outro no mundo e que a criação e o compartilhamento de cartas pode ser mote para um acontecimento teatral contemporâneo. Trabalhamos com a escrita de diários de bordo, tendo como referência metodológica a perspectiva etnográfica e a atitude fenomenológica. A experiência revelou a potência das artes da cena na proposição de encontros de intimidades junto às mulheres presas, na chave do teatro como convívio. |
publishDate |
2017 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2017-02-15 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-08-14T03:19:39Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-08-14T03:19:39Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/BUOS-APDN7B |
url |
http://hdl.handle.net/1843/BUOS-APDN7B |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-APDN7B/1/disserta__o_luciana_cez_rio_milagres_de_melo.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-APDN7B/2/disserta__o_luciana_cez_rio_milagres_de_melo.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
5e24d4e907e3f00c9312fe520021c52f 5ebac344152265002dee268df2488ba1 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803589220723326976 |