Foucault e a crítica genealógica: uma investigação da governamentalidade política

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Helrison Silva Costa
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-AQGFWU
Resumo: Partindo dos aspectos micropolíticos no emaranhado social, Foucault centra suas análises nas dimensões capilares nas quais desponta uma multiplicidade de relações de poder e de tecnologias políticas, cujos rastros históricos podem ser genealogicamente perseguidos. A partir do curso Sécurité, Territoire, Population ministrado por Foucault no Collège de France em 1977-1978 vê-se uma ampliação dos objetos de estudo do filósofo que passa a investigar o processo de governamentalização da sociedade e do Estado desde o século XVI com o desenvolvimento das políticas da razão de Estado ancoradas em duas tecnologias de segurança: o dispositivo diplomático-militar e a polícia e da governamentalidade liberal pautada sobre uma racionalidade científica e um governo econômico que incide sobre a população. Essas práticas racionalizadas de governo remontam à implementação do poder pastoral desenvolvido pela Igreja Católica desde o século III, responsável por cunhar a ideia de um governo sobre os indivíduos. No início da modernidade, as técnicas de governo do poder pastoral ultrapassam o âmbito religioso em que estavam circunscritas devido à crise introduzida pelas contracondutas que surgem em contestação às investidas do poder pastoral sobre os modos de conduta dos indivíduos, o que coloca em evidência a questão de como governar. Desdobra-se a partir disso a formulação da noção de atitude crítica entendida como o comportamento que caracteriza a ação dos indivíduos nas relações de poder ao inquirir sobre o modo como se é governado e ao limitar o avanço das práticas de governo racionalizadas. Das considerações em torno da atitude crítica Foucault extrai a ideia de um projeto crítico que reivindica uma filiação com o pensamento de Kant, mas que se dá sobre os auspícios do método genealógico legado por Nietzsche, o qual se presta aos estudos das práticas de poder em sua dimensão histórica. Assim, nos deteremos na análise do que Foucault entende por crítica, em 1978, evidenciando a relação com a genealogia que constitui a crítica genealógica, cujo efeito é a desmontagem dos esquemas de ordenamento históricos, que fazem aparecer as condições de possibilidade das singularidades históricas identificadas nas artes de governar.
id UFMG_7ae567a88fb1cde7759287f24e1ad8f0
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-AQGFWU
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Helton Machado AdverseCesar CandiottoHelrison Silva Costa2019-08-14T06:02:59Z2019-08-14T06:02:59Z2017-02-22http://hdl.handle.net/1843/BUOS-AQGFWUPartindo dos aspectos micropolíticos no emaranhado social, Foucault centra suas análises nas dimensões capilares nas quais desponta uma multiplicidade de relações de poder e de tecnologias políticas, cujos rastros históricos podem ser genealogicamente perseguidos. A partir do curso Sécurité, Territoire, Population ministrado por Foucault no Collège de France em 1977-1978 vê-se uma ampliação dos objetos de estudo do filósofo que passa a investigar o processo de governamentalização da sociedade e do Estado desde o século XVI com o desenvolvimento das políticas da razão de Estado ancoradas em duas tecnologias de segurança: o dispositivo diplomático-militar e a polícia e da governamentalidade liberal pautada sobre uma racionalidade científica e um governo econômico que incide sobre a população. Essas práticas racionalizadas de governo remontam à implementação do poder pastoral desenvolvido pela Igreja Católica desde o século III, responsável por cunhar a ideia de um governo sobre os indivíduos. No início da modernidade, as técnicas de governo do poder pastoral ultrapassam o âmbito religioso em que estavam circunscritas devido à crise introduzida pelas contracondutas que surgem em contestação às investidas do poder pastoral sobre os modos de conduta dos indivíduos, o que coloca em evidência a questão de como governar. Desdobra-se a partir disso a formulação da noção de atitude crítica entendida como o comportamento que caracteriza a ação dos indivíduos nas relações de poder ao inquirir sobre o modo como se é governado e ao limitar o avanço das práticas de governo racionalizadas. Das considerações em torno da atitude crítica Foucault extrai a ideia de um projeto crítico que reivindica uma filiação com o pensamento de Kant, mas que se dá sobre os auspícios do método genealógico legado por Nietzsche, o qual se presta aos estudos das práticas de poder em sua dimensão histórica. Assim, nos deteremos na análise do que Foucault entende por crítica, em 1978, evidenciando a relação com a genealogia que constitui a crítica genealógica, cujo efeito é a desmontagem dos esquemas de ordenamento históricos, que fazem aparecer as condições de possibilidade das singularidades históricas identificadas nas artes de governar.Starting from the micropolitical aspects in the social tangle Foucault attemps his analysis on capillary dimension in wich a multiplicity of power relations and political technologies emerges, whose historical traces can be genealogically pursued. From the course Securité, Territoire, Population gived by Foucault at the Collège de France em 1977-1978 one sees an extension of the objects of study of the philosopher who proceeds to investigate the process of governmentalization of society and the State since the sixteenth century whith the policies of reason of State - anchored in two security technologies: the diplomatic-military device and the police and the liberal governmentality based on a scientific rationality and an economic government that affects the population. These rationalized pratices of government go back to the implementation of the pastoral power developed by the Catholic Church since the third century, responsible for coining the idea of a government over individuals. At the beginnig of modernity, the techniques of government of pastoral power go beyond the religious sphere in wich they were circumscribed by the crisis introduced by the counter-conducts that arise in opposition to the attacks of the pastoal power over the modes of individuals conduct, wich puts in evidence the question about how to govern. Unfold from this, the formulation of the notion of critical atitude understood as the behavior that caracterizes the action of the individuals in front of the investments of power inquiring about the way in wich one is governed and in limiting the avance of the rationalized government practices. From the considerations about the critical attitude Foucault draws the idea of a critical project that claims an affiliation with the Kants thought, but that takes place on the auspices of the genealogical method bequeathed by Nietzsche, wich lends itself to the studies of the pratices of power in its historical dimension. Thus, we shall dwell on the analysis of what Foucault understands by critique in 1978, evidencing the link with genealogy that constitutes genealogical critique, whose the effect is the dismantling of historical ordering schemes that show the conditions of possibility of historical singularities indentified in the arts of government.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGFilosofiaFoucault, Michel, 1926-1984EstadoGovernamentalidadeContracondutaCríticaFoucaultGovernoEstadoFoucault e a crítica genealógica: uma investigação da governamentalidade políticainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdisserta__o_helrison.pdfapplication/pdf2828361https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-AQGFWU/1/disserta__o_helrison.pdfb5229cf3076dded1f05bab73472c2dc1MD51TEXTdisserta__o_helrison.pdf.txtdisserta__o_helrison.pdf.txtExtracted texttext/plain498308https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-AQGFWU/2/disserta__o_helrison.pdf.txt5e0b64ac81444698d991460a63bd849fMD521843/BUOS-AQGFWU2019-11-14 12:56:06.232oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-AQGFWURepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T15:56:06Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Foucault e a crítica genealógica: uma investigação da governamentalidade política
title Foucault e a crítica genealógica: uma investigação da governamentalidade política
spellingShingle Foucault e a crítica genealógica: uma investigação da governamentalidade política
Helrison Silva Costa
Governamentalidade
Contraconduta
Crítica
Foucault
Governo
Estado
Filosofia
Foucault, Michel, 1926-1984
Estado
title_short Foucault e a crítica genealógica: uma investigação da governamentalidade política
title_full Foucault e a crítica genealógica: uma investigação da governamentalidade política
title_fullStr Foucault e a crítica genealógica: uma investigação da governamentalidade política
title_full_unstemmed Foucault e a crítica genealógica: uma investigação da governamentalidade política
title_sort Foucault e a crítica genealógica: uma investigação da governamentalidade política
author Helrison Silva Costa
author_facet Helrison Silva Costa
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Helton Machado Adverse
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Cesar Candiotto
dc.contributor.author.fl_str_mv Helrison Silva Costa
contributor_str_mv Helton Machado Adverse
Cesar Candiotto
dc.subject.por.fl_str_mv Governamentalidade
Contraconduta
Crítica
Foucault
Governo
Estado
topic Governamentalidade
Contraconduta
Crítica
Foucault
Governo
Estado
Filosofia
Foucault, Michel, 1926-1984
Estado
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Filosofia
Foucault, Michel, 1926-1984
Estado
description Partindo dos aspectos micropolíticos no emaranhado social, Foucault centra suas análises nas dimensões capilares nas quais desponta uma multiplicidade de relações de poder e de tecnologias políticas, cujos rastros históricos podem ser genealogicamente perseguidos. A partir do curso Sécurité, Territoire, Population ministrado por Foucault no Collège de France em 1977-1978 vê-se uma ampliação dos objetos de estudo do filósofo que passa a investigar o processo de governamentalização da sociedade e do Estado desde o século XVI com o desenvolvimento das políticas da razão de Estado ancoradas em duas tecnologias de segurança: o dispositivo diplomático-militar e a polícia e da governamentalidade liberal pautada sobre uma racionalidade científica e um governo econômico que incide sobre a população. Essas práticas racionalizadas de governo remontam à implementação do poder pastoral desenvolvido pela Igreja Católica desde o século III, responsável por cunhar a ideia de um governo sobre os indivíduos. No início da modernidade, as técnicas de governo do poder pastoral ultrapassam o âmbito religioso em que estavam circunscritas devido à crise introduzida pelas contracondutas que surgem em contestação às investidas do poder pastoral sobre os modos de conduta dos indivíduos, o que coloca em evidência a questão de como governar. Desdobra-se a partir disso a formulação da noção de atitude crítica entendida como o comportamento que caracteriza a ação dos indivíduos nas relações de poder ao inquirir sobre o modo como se é governado e ao limitar o avanço das práticas de governo racionalizadas. Das considerações em torno da atitude crítica Foucault extrai a ideia de um projeto crítico que reivindica uma filiação com o pensamento de Kant, mas que se dá sobre os auspícios do método genealógico legado por Nietzsche, o qual se presta aos estudos das práticas de poder em sua dimensão histórica. Assim, nos deteremos na análise do que Foucault entende por crítica, em 1978, evidenciando a relação com a genealogia que constitui a crítica genealógica, cujo efeito é a desmontagem dos esquemas de ordenamento históricos, que fazem aparecer as condições de possibilidade das singularidades históricas identificadas nas artes de governar.
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017-02-22
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-14T06:02:59Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-14T06:02:59Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/BUOS-AQGFWU
url http://hdl.handle.net/1843/BUOS-AQGFWU
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-AQGFWU/1/disserta__o_helrison.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-AQGFWU/2/disserta__o_helrison.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv b5229cf3076dded1f05bab73472c2dc1
5e0b64ac81444698d991460a63bd849f
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589291718213632