Mixagem de áudio multicanal no formato surround 5.1 e sua transcrição para sistemas binaurais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fábio Wanderley Janhan Sousa
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/AAGS-89LPZ9
Resumo: Este trabalho possui como tema principal a mixagem nos formatos surround 5.1 e binaural, sendo que a preparação do formato binaural tem como ponto de partida os seis canais previamente mixados em surround 5.1. Inicialmente é realizado um levantamento teórico sobre a espacialização do áudio, a partir da percepção espacial humana do som do ponto de vista físico e psico-acústico, e as diversas possibilidades de difusão sonora oferecidas pela digitalização do áudio, técnicas de microfonação e mixagem nos mais diversos sistemas. Numa segunda parte da pesquisa faz-se uma análise mais aprofundada do sistema surround 5.1 e das suas técnicas de gravação, assim como as abordagens estéticas possíveis na mixagem, através de diversas análises de obras cinematográficas e musicais que exploram o espaço sonoro representado no sistema em questão. Numa terceira etapa é descrito o processo de gravação e mixagem em sistema 5.1 de algumas obras de música tradicional (com abordagem na ambientação) e de música contemporânea (com abordagem na concepção da obra de espacialização e movimento). Testamos também a transposição das obras analisadas anteriormente, assim como de obras mixadas pelo autor no sistema surround 5.1, para um formato binaural utilizando o objeto spat~ do MAX/MSP e outros plugins (a exemplo de diversos sistemas já desenvolvidos com esse propósito). Para concluir cabe uma comparação das vantagens e desvantagens trazidas por essa transposição a partir de audição e comentários de colegas e professores da área
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