O processo de capacitação da equipe multiprofissional nas unidades de urgência e emergência durante a implantação do acolhimento com classificação de risco: uma revisão integrativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Valéria Rosa dos Santos
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-A86NJ6
Resumo: O Acolhimento com Classificação de Risco (ACCR) é um dispositivo assistencial proposto pelo Ministério da Saúde, implantado também nas Unidades de Urgência e Emergência, que prioriza o atendimento considerando a gravidade clínica e a necessidade de cuidadosimediatos. Os serviços de Urgência e Emergência são importantes componentes do sistema de saúde nacional, destinados ao atendimento de clientes com afecções agudas que podem apresentar ou não um risco de morte. Desta forma, os profissionais que atuam nestes setores devem ser capacitados para atenderem a grande demanda, as intercorrências que ocorrem prestando uma assistência imediata de qualidade. O presente estudo tem como objetivoanalisar se a capacitação multiprofissional para a implantação do ACCR proposta pelo MS vem sendo efetivada nas unidades de urgência e emergência. Trata-se de uma de uma revisão integrativa elaborada nos meses de novembro 2014 a maio de 2015, com o recorte temporalde 2005 a 2015 e busca na base de dados da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), Bireme, Scientific Eletronic Library Online (Scielo), Literatura Latino Americana e do Caribe de Informações em Ciências da Saúde (Lilacs), Bases de dados de Enfermagem (BDENF). Aamostra final foi composta de 16 artigos, sendo que apenas um respondeu ao objetivo do trabalho. Apareceram no estudo três categorias: o surgimento do ACCR, a atuação do enfermeiro no ACCR e a capacitação da equipe multiprofissional. Na síntese das evidênciasconstatou-se que o ACCR promove a humanização do cuidado, a organização do trabalho e diminui a ocorrência de morbimortalidades. Verifica-se como aspecto significativo a atuação conferida ao profissional enfermeiro que na maioria dos casos é o único a receber capacitação para atuar no ACCR, sendo que apenas um artigo relatou esta capacitação direcionada a todos os membros da equipe. Este estudo identificou também a escassez de produção científica nosperiódicos nacionais sobre as práticas educativas relacionado ao ACCR e a necessidade de implementar ações de capacitação, assim como estudos científicos sobre a temática, e aprimoramento da qualificação dos profissionais que atuam no atendimento nas unidades emergenciais para que todos possam atuar como protagonistas no ACCR.
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O presente estudo tem como objetivoanalisar se a capacitação multiprofissional para a implantação do ACCR proposta pelo MS vem sendo efetivada nas unidades de urgência e emergência. Trata-se de uma de uma revisão integrativa elaborada nos meses de novembro 2014 a maio de 2015, com o recorte temporalde 2005 a 2015 e busca na base de dados da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), Bireme, Scientific Eletronic Library Online (Scielo), Literatura Latino Americana e do Caribe de Informações em Ciências da Saúde (Lilacs), Bases de dados de Enfermagem (BDENF). Aamostra final foi composta de 16 artigos, sendo que apenas um respondeu ao objetivo do trabalho. Apareceram no estudo três categorias: o surgimento do ACCR, a atuação do enfermeiro no ACCR e a capacitação da equipe multiprofissional. Na síntese das evidênciasconstatou-se que o ACCR promove a humanização do cuidado, a organização do trabalho e diminui a ocorrência de morbimortalidades. Verifica-se como aspecto significativo a atuação conferida ao profissional enfermeiro que na maioria dos casos é o único a receber capacitação para atuar no ACCR, sendo que apenas um artigo relatou esta capacitação direcionada a todos os membros da equipe. Este estudo identificou também a escassez de produção científica nosperiódicos nacionais sobre as práticas educativas relacionado ao ACCR e a necessidade de implementar ações de capacitação, assim como estudos científicos sobre a temática, e aprimoramento da qualificação dos profissionais que atuam no atendimento nas unidades emergenciais para que todos possam atuar como protagonistas no ACCR.The Fostering with Risk Rating, Portuguese acronym (ACCR), is an assistance device proposed by the Ministry of Health, Portuguese acronym MS, also implemented in Urgent and Emergency Units, which gives priority to serving their clinical severity and the need forimmediate care. Urgent and Emergency services are important components of the national health system, aimed at serving clients with acute conditions that may have or not a risk of death. Thus, professionals who work in these sectors should be able to meet the high demand,the events that occur providing immediate assistance quality. This study aims to analyze the multidisciplinary training for the implementation of ACCR proposed by the MS has been carried out in urgency and emergency units. It is one of an integrative review done in November 2014 to May 2015, with the time frame of 2005 to 2015 and research done in the database of the Virtual Library in Health, Portuguese acronym (BVS), Bireme, Scientific Electronic Library Online, Portuguese acronym (Scielo), Latin American and Caribbean Literature Information in Health Sciences, Portuguese acronym, (Lilacs) and the Nursing Databases, acronym (BDENF). The final sample consisted of 16 articles, however only one was compatible with the study goal. In the study three categories appeared: the emergence of the ACCR, the work of nurses in the ACCR and the training of the multidisciplinary team. The synthesis of evidences was found that the ACCR promotes the humanization of care, theorganization of work and decreases the occurrence of morbimortality. Occur as significant aspect of the role given to professional nurse who in most cases is the one to be trained to operate in the ACCR, and only one article reported this training directed to all team members. This study also identified the lack of scientific production in national journals on educational practices related to the ACCR and the need to implement training actions as well as scientific studies on the subject, and improving the skills of professionals working in care in emergencyunits so that everyone can act as protagonists in ACCR.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEducação em enfermagemCapacitação de recursos humanos em saúdeUrgência e EmergênciaAcolhimentoEnfermagemCapacitaçãoClassificação de RiscoO processo de capacitação da equipe multiprofissional nas unidades de urgência e emergência durante a implantação do acolhimento com classificação de risco: uma revisão integrativainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALmonografia_pdf.pdfapplication/pdf1421305https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-A86NJ6/1/monografia_pdf.pdfebf48d09b23bc3393b84337c9aa54916MD51TEXTmonografia_pdf.pdf.txtmonografia_pdf.pdf.txtExtracted texttext/plain65711https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-A86NJ6/2/monografia_pdf.pdf.txt558375d1af9bcf8e204fbad7a1f9eff3MD521843/BUBD-A86NJ62019-11-14 09:25:22.154oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-A86NJ6Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T12:25:22Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
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