Ressignificando as Relações Étnico-Raciais na Educação Infantil: proposta de diálogo entre família e escola
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9P8EVJ |
Resumo: | A proposta deste plano de ação foi discutir as Relações Étnico-Raciais no espaço da educação infantil, na tentativa de contribuir para o rompimento dos rótulos negativos forjados sobre negros e índios ao longo da nossa história. A orientação dos profissionais da escola e das famílias dos alunos foi um dos nossos objetivos. Os primeiros contatos com os colegas e famílias se deram a partir da fixação de cartazes e frases sobre o tema por toda a escola. Tal ação contribuiu para o início de uma reflexão coletiva. Através do envio de bilhetes, as agendas se consolidaram como um grande instrumento de comunicação entre as famílias e a escola. A criação de duas revistas intituladas Relações Étnico-Raciais permitiu um diálogo institucional entre essas duas instâncias. A primeira revista foi dirigida às famílias, restringindo-se ao grupo menor, correspondente a uma turma. A segunda revista foi direcionada às educadoras, gestão e demais profissionais. Ao longo das páginas, cada participante teve a liberdade de registrar suas impressões sobre o tema da forma que os tocasse. A culminância do plano de ação se deu através do 1º Seminário Sobre Educação e Relações Étnico-Raciais na Infância, ocorrido no dia 28 de outubro de 2011, tendo como participantes as famílias, os funcionários e convidados. |
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Elania de OliveiraClaudia Elizabete dos Santos Augusto2019-08-14T04:19:08Z2019-08-14T04:19:08Z2012-07-07http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9P8EVJA proposta deste plano de ação foi discutir as Relações Étnico-Raciais no espaço da educação infantil, na tentativa de contribuir para o rompimento dos rótulos negativos forjados sobre negros e índios ao longo da nossa história. A orientação dos profissionais da escola e das famílias dos alunos foi um dos nossos objetivos. Os primeiros contatos com os colegas e famílias se deram a partir da fixação de cartazes e frases sobre o tema por toda a escola. Tal ação contribuiu para o início de uma reflexão coletiva. Através do envio de bilhetes, as agendas se consolidaram como um grande instrumento de comunicação entre as famílias e a escola. A criação de duas revistas intituladas Relações Étnico-Raciais permitiu um diálogo institucional entre essas duas instâncias. A primeira revista foi dirigida às famílias, restringindo-se ao grupo menor, correspondente a uma turma. A segunda revista foi direcionada às educadoras, gestão e demais profissionais. Ao longo das páginas, cada participante teve a liberdade de registrar suas impressões sobre o tema da forma que os tocasse. A culminância do plano de ação se deu através do 1º Seminário Sobre Educação e Relações Étnico-Raciais na Infância, ocorrido no dia 28 de outubro de 2011, tendo como participantes as famílias, os funcionários e convidados.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEducaçãoRelações etnicasEducação pre-escolarFamília-EscolaInfânciaRelações Étnico-RaciaisRessignificando as Relações Étnico-Raciais na Educação Infantil: proposta de diálogo entre família e escolainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALmonografia_final_2_12_07_2012.pdfapplication/pdf2565290https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VRNS-9P8EVJ/1/monografia_final_2_12_07_2012.pdf77a2d7c68bcf778bc7e41ff2673d07e8MD51TEXTmonografia_final_2_12_07_2012.pdf.txtmonografia_final_2_12_07_2012.pdf.txtExtracted texttext/plain133998https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VRNS-9P8EVJ/2/monografia_final_2_12_07_2012.pdf.txt21689a7a8db16b5f4af977eb389b5095MD521843/VRNS-9P8EVJ2019-11-14 16:00:52.488oai:repositorio.ufmg.br:1843/VRNS-9P8EVJRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T19:00:52Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
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