Possibilidades contra-hegemônicas: reinventar a política é possível?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Helena D'agosto Miguel Fonseca
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Raquel Garcia Gonçalves
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/54130
https://orcid.org/0000-0003-0166-811X
Resumo: O presente trabalho está inserido nos debates a respeito das experiências de novas formas de organização, mobilização, reivindicação e reinvenção da política, que surgem em um momento em que o jogo democrático formal vem perdendo sua legitimidade, ficando desacreditado e esvaziado, sobretudo nos espaços de participação popular. A partir de uma discussão crítica sobre os conceitos de democracia, cidadania e participação popular e entendendo as fissuras e insurgências como alternativas ao modelo heterônomo de participação, procura-se discutir as possíveis conexões entre a ação direta e a ação institucionalizada. Para isso, apresenta-se, como exemplo, uma breve análise da experiência de construção coletiva e colaborativa de um mandato considerado aberto. Dessa forma, as ideias de participação e de colaboração, diretamente conectadas com possibilidades de trabalho conjunto, são trazidas para o centro da discussão que se pretende realizar. A partir dessas considerações, o objetivo central da pesquisa, que se encontra em andamento, é investigar as possibilidades de ampliação da participação popular e os ganhos trazidos por uma construção coletiva de políticas, relacionadas, sobretudo, ao direito à cidade e aos seus desdobramentos no uso, planejamento e gestão do espaço urbano em Belo Horizonte, e também, a possibilidade da ocupação coletiva dos espaços institucionais.
id UFMG_7ccdd3261fbbbb72c3c8414ba470ace1
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/54130
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Possibilidades contra-hegemônicas: reinventar a política é possível?Mandatos cidadãosParticipação popularDemocraciaCidadaniaInsurgênciasPoderParticipação popularDemocraciaCidadaniaO presente trabalho está inserido nos debates a respeito das experiências de novas formas de organização, mobilização, reivindicação e reinvenção da política, que surgem em um momento em que o jogo democrático formal vem perdendo sua legitimidade, ficando desacreditado e esvaziado, sobretudo nos espaços de participação popular. A partir de uma discussão crítica sobre os conceitos de democracia, cidadania e participação popular e entendendo as fissuras e insurgências como alternativas ao modelo heterônomo de participação, procura-se discutir as possíveis conexões entre a ação direta e a ação institucionalizada. Para isso, apresenta-se, como exemplo, uma breve análise da experiência de construção coletiva e colaborativa de um mandato considerado aberto. Dessa forma, as ideias de participação e de colaboração, diretamente conectadas com possibilidades de trabalho conjunto, são trazidas para o centro da discussão que se pretende realizar. A partir dessas considerações, o objetivo central da pesquisa, que se encontra em andamento, é investigar as possibilidades de ampliação da participação popular e os ganhos trazidos por uma construção coletiva de políticas, relacionadas, sobretudo, ao direito à cidade e aos seus desdobramentos no uso, planejamento e gestão do espaço urbano em Belo Horizonte, e também, a possibilidade da ocupação coletiva dos espaços institucionais.FAPEMIG - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas GeraisUniversidade Federal de Minas GeraisBrasilARQ - DEPARTAMENTO DE URBANISMOARQ - ESCOLA DE ARQUITETURAUFMG2023-05-29T20:26:16Z2023-05-29T20:26:16Z2018-12-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlepdfapplication/pdf2175-974Xhttp://hdl.handle.net/1843/54130https://orcid.org/0000-0003-0166-811XporV!RUSHelena D'agosto Miguel FonsecaRaquel Garcia Gonçalvesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMG2023-05-29T20:26:16Zoai:repositorio.ufmg.br:1843/54130Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oairepositorio@ufmg.bropendoar:2023-05-29T20:26:16Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv Possibilidades contra-hegemônicas: reinventar a política é possível?
title Possibilidades contra-hegemônicas: reinventar a política é possível?
spellingShingle Possibilidades contra-hegemônicas: reinventar a política é possível?
Helena D'agosto Miguel Fonseca
Mandatos cidadãos
Participação popular
Democracia
Cidadania
Insurgências
Poder
Participação popular
Democracia
Cidadania
title_short Possibilidades contra-hegemônicas: reinventar a política é possível?
title_full Possibilidades contra-hegemônicas: reinventar a política é possível?
title_fullStr Possibilidades contra-hegemônicas: reinventar a política é possível?
title_full_unstemmed Possibilidades contra-hegemônicas: reinventar a política é possível?
title_sort Possibilidades contra-hegemônicas: reinventar a política é possível?
author Helena D'agosto Miguel Fonseca
author_facet Helena D'agosto Miguel Fonseca
Raquel Garcia Gonçalves
author_role author
author2 Raquel Garcia Gonçalves
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Helena D'agosto Miguel Fonseca
Raquel Garcia Gonçalves
dc.subject.por.fl_str_mv Mandatos cidadãos
Participação popular
Democracia
Cidadania
Insurgências
Poder
Participação popular
Democracia
Cidadania
topic Mandatos cidadãos
Participação popular
Democracia
Cidadania
Insurgências
Poder
Participação popular
Democracia
Cidadania
description O presente trabalho está inserido nos debates a respeito das experiências de novas formas de organização, mobilização, reivindicação e reinvenção da política, que surgem em um momento em que o jogo democrático formal vem perdendo sua legitimidade, ficando desacreditado e esvaziado, sobretudo nos espaços de participação popular. A partir de uma discussão crítica sobre os conceitos de democracia, cidadania e participação popular e entendendo as fissuras e insurgências como alternativas ao modelo heterônomo de participação, procura-se discutir as possíveis conexões entre a ação direta e a ação institucionalizada. Para isso, apresenta-se, como exemplo, uma breve análise da experiência de construção coletiva e colaborativa de um mandato considerado aberto. Dessa forma, as ideias de participação e de colaboração, diretamente conectadas com possibilidades de trabalho conjunto, são trazidas para o centro da discussão que se pretende realizar. A partir dessas considerações, o objetivo central da pesquisa, que se encontra em andamento, é investigar as possibilidades de ampliação da participação popular e os ganhos trazidos por uma construção coletiva de políticas, relacionadas, sobretudo, ao direito à cidade e aos seus desdobramentos no uso, planejamento e gestão do espaço urbano em Belo Horizonte, e também, a possibilidade da ocupação coletiva dos espaços institucionais.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-10
2023-05-29T20:26:16Z
2023-05-29T20:26:16Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 2175-974X
http://hdl.handle.net/1843/54130
https://orcid.org/0000-0003-0166-811X
identifier_str_mv 2175-974X
url http://hdl.handle.net/1843/54130
https://orcid.org/0000-0003-0166-811X
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv V!RUS
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
Brasil
ARQ - DEPARTAMENTO DE URBANISMO
ARQ - ESCOLA DE ARQUITETURA
UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
Brasil
ARQ - DEPARTAMENTO DE URBANISMO
ARQ - ESCOLA DE ARQUITETURA
UFMG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufmg.br
_version_ 1816829671435665408