Os Passos da Paixão de Portinari da Igreja da Pampulha vistos através da história da arte técnica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maria Tereza Dantas Moura
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/48042
https://orcid.org/0000-0001-9579-9473
Resumo: Os Passos da Paixão de Cristo foram pintados por Candido Portinari (1903-1962), em 1945, para integrar a decoração interna da Igreja da Pampulha, juntamente com os outros seis painéis do artista, incluindo-se azulejos e afrescos. A Igreja, por sua vez, faz parte do Conjunto Arquitetônico da Pampulha, concebido pelo arquiteto Oscar Niemeyer e o engenheiro Joaquim Cardozo, entre 1942 e 1944. Dado a grande importância do pintor na arte brasileira, há uma vasta bibliografia sobre a biografia e o estilo do artista. No entanto, poucas referências se têm sobre a Via-Sacra de fato. Quase nada se tem sobre as técnicas e materiais que foram aplicados pelo artista, nas respectivas pinturas, e poucos estudos foram tratados no escopo da História da Arte Técnica. O objetivo-geral deste trabalho foi realizar a caracterização das obras da Via-Sacra apontando-se dados materiais, históricos, estéticos e culturais, entendendo-se a obra como um bem material dotado de sentido social. Usando-se como metodologia de abordagem a História da Arte Técnica, apresentamos uma investigação interdisciplinar deste conjunto de pinturas. A pesquisa é estruturada em três eixos: o histórico, o estético e o material, que se interpõem sobre os objetos artísticos analisados pelo olhar do conservador-restaurador, que busca investigar, nessas três instâncias, as características das obras visando-se a respectiva compreensão e conservação. Analisamos a vasta documentação sobre a Igreja da Pampulha, encontrando-se importantes registros sobre os Passos, que têm uma cronologia própria, uma vez que as obras são móveis e participaram de exposições e restauros. As representações feitas por Portinari, para essas obras, retratam características que relacionam ao momento artístico vivido pelo pintor e também ao projeto arquitetônico de Niemeyer que ficam muito claras quando comparadas à Via-Sacra da Igreja Matriz de Batatais, pintada pelo artista em 1955. As análises científicas revelaram dados inéditos e significativos sobre a técnica construtiva das obras, desde o suporte até as camadas mais superficiais, por meio do diagnóstico das fotografias com luz visível, rasante, ultravioleta e infravermelho, que apontaram dados sobre a superfície pictórica e os desenhos subjacentes, das radiografias e tomografia que foram fundamentais para caracterizar o tipo de madeira utilizado nos painéis e seu estado de conservação, e dos exames físico-químicos que possibilitaram a identificação e/ou indicações sobre a composição dos pigmentos e cargas das tintas e base de preparação. A interação entre as áreas de conhecimento se mostrou satisfatória e enriquecedora como metodologia de análise de obras de arte, trazendo-se resultados consistentes e muitas possibilidades de desdobramentos e avanços de pesquisa.
id UFMG_7cdac0a5d914dd474d9a598541921d7c
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/48042
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Alessandra Rosadohttp://lattes.cnpq.br/9978680564909091Rita Lages RodriguesLuiz Antônio Cruz SouzaMárcia de Almeida Rizzuttohttp://lattes.cnpq.br/9316239214622093Maria Tereza Dantas Moura2022-12-15T14:51:48Z2022-12-15T14:51:48Z2022-07-21http://hdl.handle.net/1843/48042https://orcid.org/0000-0001-9579-9473Os Passos da Paixão de Cristo foram pintados por Candido Portinari (1903-1962), em 1945, para integrar a decoração interna da Igreja da Pampulha, juntamente com os outros seis painéis do artista, incluindo-se azulejos e afrescos. A Igreja, por sua vez, faz parte do Conjunto Arquitetônico da Pampulha, concebido pelo arquiteto Oscar Niemeyer e o engenheiro Joaquim Cardozo, entre 1942 e 1944. Dado a grande importância do pintor na arte brasileira, há uma vasta bibliografia sobre a biografia e o estilo do artista. No entanto, poucas referências se têm sobre a Via-Sacra de fato. Quase nada se tem sobre as técnicas e materiais que foram aplicados pelo artista, nas respectivas pinturas, e poucos estudos foram tratados no escopo da História da Arte Técnica. O objetivo-geral deste trabalho foi realizar a caracterização das obras da Via-Sacra apontando-se dados materiais, históricos, estéticos e culturais, entendendo-se a obra como um bem material dotado de sentido social. Usando-se como metodologia de abordagem a História da Arte Técnica, apresentamos uma investigação interdisciplinar deste conjunto de pinturas. A pesquisa é estruturada em três eixos: o histórico, o estético e o material, que se interpõem sobre os objetos artísticos analisados pelo olhar do conservador-restaurador, que busca investigar, nessas três instâncias, as características das obras visando-se a respectiva compreensão e conservação. Analisamos a vasta documentação sobre a Igreja da Pampulha, encontrando-se importantes registros sobre os Passos, que têm uma cronologia própria, uma vez que as obras são móveis e participaram de exposições e restauros. As representações feitas por Portinari, para essas obras, retratam características que relacionam ao momento artístico vivido pelo pintor e também ao projeto arquitetônico de Niemeyer que ficam muito claras quando comparadas à Via-Sacra da Igreja Matriz de Batatais, pintada pelo artista em 1955. As análises científicas revelaram dados inéditos e significativos sobre a técnica construtiva das obras, desde o suporte até as camadas mais superficiais, por meio do diagnóstico das fotografias com luz visível, rasante, ultravioleta e infravermelho, que apontaram dados sobre a superfície pictórica e os desenhos subjacentes, das radiografias e tomografia que foram fundamentais para caracterizar o tipo de madeira utilizado nos painéis e seu estado de conservação, e dos exames físico-químicos que possibilitaram a identificação e/ou indicações sobre a composição dos pigmentos e cargas das tintas e base de preparação. A interação entre as áreas de conhecimento se mostrou satisfatória e enriquecedora como metodologia de análise de obras de arte, trazendo-se resultados consistentes e muitas possibilidades de desdobramentos e avanços de pesquisa.The Way of the Cross was painted by Candido Portinari (1903-1962) in 1945, to integrate the interior decoration of the São Francisco de Assis Church along with the artist's other six panels including tiles and frescoes. The church in its turn is part of the Pampulha Architectural Complex, designed by architect Oscar Niemeyer and engineer Joaquim Cardozo between 1942 and 1944. Given the great importance of the painter in Brazilian art, there is a vast bibliography on his biography and style, however, there are not enough references to the Way of the Cross, almost nothing is known about the techniques and material that was applied by the artist in his paintings and few studies were dealt with in the scope of the Technical Art History. The general aim of this work was to characterize the works of the Via-Sacra pointing out material, historical, aesthetic and cultural data, understanding the work as a material asset endowed with social meaning. Using the History of Technical Art as an approach methodology we present an interdisciplinary investigation of this set of paintings. The research is structured in three main axes: the historical, the aesthetic and the material which are interposed on the artistic objects analyzed through the gaze of the conservator-restorer who seeks to investigate these three instances of the works' characteristics aiming their understanding and conservation. We analyzed the extensive documentation on the Pampulha Church then we have found important records about the Passos which have their chronology since the works are movable and have taken part in exhibitions and restorations. The representations made by Portinari for these works portray characteristics that relate to the artistic moment lived by the painter and also to Niemeyer's architectural project which are very clear when compared to the Way of the Cross in Matriz de Batatais Church, painted by the artist in 1955. Scientific analysis revealed unprecedented and significant data on the construction technique of the works from the support to the most superficial layers also through the diagnosis of photographs with visible, grazing, ultraviolet and infrared light which pointed out data on the pictorial surface and the underlying drawings of the radiographs as well as a tomography which was fundamental to characterize the type of wood used in the panels and its state of conservation, and the physical-chemical examinations that made it possible to identify and/or indicate the composition of the pigments and fillers of the paints and preparation base. The interaction between the areas of knowledge proved to be satisfactory and enriching as methodology for artwork analysis, bringing consistent results and many possibilities for developments and research advance.CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorporUniversidade Federal de Minas GeraisPrograma de Pós-Graduação em ArtesUFMGBrasilEBA - ESCOLA DE BELAS ARTESPortinari, Cândido, 1903-1962Igreja São Francisco de Assis (Belo Horizonte, MG)Pintores brasileirosPintura - Conservação e restauração - TécnicaArte brasileira - História - Séc. XXPintura - Conservação e restauraçãoPortinariVia-SacraPintura sobre madeiraHistória da Arte TécnicaConservação-restauraçãoOs Passos da Paixão de Portinari da Igreja da Pampulha vistos através da história da arte técnicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALMOURA_Maria Tereza Dantas_Dissertacao_2022_FINAL.pdfMOURA_Maria Tereza Dantas_Dissertacao_2022_FINAL.pdfapplication/pdf19245587https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/48042/1/MOURA_Maria%20Tereza%20Dantas_Dissertacao_2022_FINAL.pdff1d704a0c0c31bd4826ce164a2956453MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82118https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/48042/2/license.txtcda590c95a0b51b4d15f60c9642ca272MD521843/480422022-12-15 11:51:48.667oai:repositorio.ufmg.br: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ório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2022-12-15T14:51:48Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Os Passos da Paixão de Portinari da Igreja da Pampulha vistos através da história da arte técnica
title Os Passos da Paixão de Portinari da Igreja da Pampulha vistos através da história da arte técnica
spellingShingle Os Passos da Paixão de Portinari da Igreja da Pampulha vistos através da história da arte técnica
Maria Tereza Dantas Moura
Portinari
Via-Sacra
Pintura sobre madeira
História da Arte Técnica
Conservação-restauração
Portinari, Cândido, 1903-1962
Igreja São Francisco de Assis (Belo Horizonte, MG)
Pintores brasileiros
Pintura - Conservação e restauração - Técnica
Arte brasileira - História - Séc. XX
Pintura - Conservação e restauração
title_short Os Passos da Paixão de Portinari da Igreja da Pampulha vistos através da história da arte técnica
title_full Os Passos da Paixão de Portinari da Igreja da Pampulha vistos através da história da arte técnica
title_fullStr Os Passos da Paixão de Portinari da Igreja da Pampulha vistos através da história da arte técnica
title_full_unstemmed Os Passos da Paixão de Portinari da Igreja da Pampulha vistos através da história da arte técnica
title_sort Os Passos da Paixão de Portinari da Igreja da Pampulha vistos através da história da arte técnica
author Maria Tereza Dantas Moura
author_facet Maria Tereza Dantas Moura
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Alessandra Rosado
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9978680564909091
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Rita Lages Rodrigues
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Luiz Antônio Cruz Souza
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Márcia de Almeida Rizzutto
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9316239214622093
dc.contributor.author.fl_str_mv Maria Tereza Dantas Moura
contributor_str_mv Alessandra Rosado
Rita Lages Rodrigues
Luiz Antônio Cruz Souza
Márcia de Almeida Rizzutto
dc.subject.por.fl_str_mv Portinari
Via-Sacra
Pintura sobre madeira
História da Arte Técnica
Conservação-restauração
topic Portinari
Via-Sacra
Pintura sobre madeira
História da Arte Técnica
Conservação-restauração
Portinari, Cândido, 1903-1962
Igreja São Francisco de Assis (Belo Horizonte, MG)
Pintores brasileiros
Pintura - Conservação e restauração - Técnica
Arte brasileira - História - Séc. XX
Pintura - Conservação e restauração
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Portinari, Cândido, 1903-1962
Igreja São Francisco de Assis (Belo Horizonte, MG)
Pintores brasileiros
Pintura - Conservação e restauração - Técnica
Arte brasileira - História - Séc. XX
Pintura - Conservação e restauração
description Os Passos da Paixão de Cristo foram pintados por Candido Portinari (1903-1962), em 1945, para integrar a decoração interna da Igreja da Pampulha, juntamente com os outros seis painéis do artista, incluindo-se azulejos e afrescos. A Igreja, por sua vez, faz parte do Conjunto Arquitetônico da Pampulha, concebido pelo arquiteto Oscar Niemeyer e o engenheiro Joaquim Cardozo, entre 1942 e 1944. Dado a grande importância do pintor na arte brasileira, há uma vasta bibliografia sobre a biografia e o estilo do artista. No entanto, poucas referências se têm sobre a Via-Sacra de fato. Quase nada se tem sobre as técnicas e materiais que foram aplicados pelo artista, nas respectivas pinturas, e poucos estudos foram tratados no escopo da História da Arte Técnica. O objetivo-geral deste trabalho foi realizar a caracterização das obras da Via-Sacra apontando-se dados materiais, históricos, estéticos e culturais, entendendo-se a obra como um bem material dotado de sentido social. Usando-se como metodologia de abordagem a História da Arte Técnica, apresentamos uma investigação interdisciplinar deste conjunto de pinturas. A pesquisa é estruturada em três eixos: o histórico, o estético e o material, que se interpõem sobre os objetos artísticos analisados pelo olhar do conservador-restaurador, que busca investigar, nessas três instâncias, as características das obras visando-se a respectiva compreensão e conservação. Analisamos a vasta documentação sobre a Igreja da Pampulha, encontrando-se importantes registros sobre os Passos, que têm uma cronologia própria, uma vez que as obras são móveis e participaram de exposições e restauros. As representações feitas por Portinari, para essas obras, retratam características que relacionam ao momento artístico vivido pelo pintor e também ao projeto arquitetônico de Niemeyer que ficam muito claras quando comparadas à Via-Sacra da Igreja Matriz de Batatais, pintada pelo artista em 1955. As análises científicas revelaram dados inéditos e significativos sobre a técnica construtiva das obras, desde o suporte até as camadas mais superficiais, por meio do diagnóstico das fotografias com luz visível, rasante, ultravioleta e infravermelho, que apontaram dados sobre a superfície pictórica e os desenhos subjacentes, das radiografias e tomografia que foram fundamentais para caracterizar o tipo de madeira utilizado nos painéis e seu estado de conservação, e dos exames físico-químicos que possibilitaram a identificação e/ou indicações sobre a composição dos pigmentos e cargas das tintas e base de preparação. A interação entre as áreas de conhecimento se mostrou satisfatória e enriquecedora como metodologia de análise de obras de arte, trazendo-se resultados consistentes e muitas possibilidades de desdobramentos e avanços de pesquisa.
publishDate 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-12-15T14:51:48Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-12-15T14:51:48Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022-07-21
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/48042
dc.identifier.orcid.pt_BR.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0001-9579-9473
url http://hdl.handle.net/1843/48042
https://orcid.org/0000-0001-9579-9473
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Artes
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv EBA - ESCOLA DE BELAS ARTES
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/48042/1/MOURA_Maria%20Tereza%20Dantas_Dissertacao_2022_FINAL.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/48042/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv f1d704a0c0c31bd4826ce164a2956453
cda590c95a0b51b4d15f60c9642ca272
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589568761430016