Conteúdos do ensino em contabilidade forense: percepção de especialistas em fraudes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leonardo Barbosa Amaral
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/FACE-BEDPXM
Resumo: O ensino da Contabilidade Forense tem sido um tema recorrente na literatura internacional e não sem controvérsias. Este estudo relata as percepções de especialistas em fraudes sobre o ensino da Contabilidade Forense, mais especificamente, procura identificar os conteúdos que devem ser abordados para que sejam desenvolvidos conhecimentos e habilidades inerentes à Contabilidade Forense, utilizando-se da técnica Delphi. Para tal propósito, foi formada uma comissão de 25 especialistas brasileiros, com formação heterogênea, representativa dos campos acadêmico e profissional. Com base em levantamentos na literatura, inicialmente, 34 conteúdos foram apresentados à comissão, sendo um desses excluído após a primeira rodada. Além disso, os especialistas acrescentaram 14 novos conteúdos e vários comentários foram feitos ao longo do processo. Para que se atingisse o consenso, foram necessárias três rodadas. Os resultados do estudo indicam que os especialistas percebem que a maioria dos conteúdos propostos pela literatura internacional são relevantes, e a técnica Delphi evidenciou o ranking dos mais importantes. Entre os conteúdos mais bem avaliados, em sua maioria, estão aqueles relacionados ao exame de fraudes e corrupção, incluindo conteúdos, tais como: Prevenção, Detecção e Investigação de Fraudes, Técnicas de Investigação (suborno e corrupção), Estudo de Casos de Lavagem de Capitais e outras Fraudes, Definição de Fraude, Tipos de Fraude, Prevenção à Lavagem de Dinheiro, Técnicas de Localização de Ativos Ocultos e Triângulo da Fraude. Os resultados da amostra particionada (acadêmicos versus praticantes) revelam que não só houve diferenças no ranking dos conteúdos, mas também algumas diferenças estatisticamente significativas nas percepções entre os dois grupos, utilizando o teste Qui-quadrado (²) e o teste de Mann-Whitney. Os praticantes tendem a classificar em posições mais altas os conteúdos relacionados à fraude do que os acadêmicos, talvez motivados por suas experiências profissionais. Mesmo não havendo um consenso na literatura sobre o nível educacional para o ensino da Contabilidade Forense, a comissão de especialistas entende que deve ser em uma especialização. Este estudo avança na literatura sobre o ensino da Contabilidade Forense e seus resultados fornecem uma visão útil sobre esse recorrente tema de pesquisa. Este trabalho pode ser especialmente prático para contratadores, estudantes e universidades, ou qualquer pessoa que nunca tenha ouvido falar sobre a Contabilidade Forense.
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Além disso, os especialistas acrescentaram 14 novos conteúdos e vários comentários foram feitos ao longo do processo. Para que se atingisse o consenso, foram necessárias três rodadas. Os resultados do estudo indicam que os especialistas percebem que a maioria dos conteúdos propostos pela literatura internacional são relevantes, e a técnica Delphi evidenciou o ranking dos mais importantes. Entre os conteúdos mais bem avaliados, em sua maioria, estão aqueles relacionados ao exame de fraudes e corrupção, incluindo conteúdos, tais como: Prevenção, Detecção e Investigação de Fraudes, Técnicas de Investigação (suborno e corrupção), Estudo de Casos de Lavagem de Capitais e outras Fraudes, Definição de Fraude, Tipos de Fraude, Prevenção à Lavagem de Dinheiro, Técnicas de Localização de Ativos Ocultos e Triângulo da Fraude. Os resultados da amostra particionada (acadêmicos versus praticantes) revelam que não só houve diferenças no ranking dos conteúdos, mas também algumas diferenças estatisticamente significativas nas percepções entre os dois grupos, utilizando o teste Qui-quadrado (²) e o teste de Mann-Whitney. Os praticantes tendem a classificar em posições mais altas os conteúdos relacionados à fraude do que os acadêmicos, talvez motivados por suas experiências profissionais. Mesmo não havendo um consenso na literatura sobre o nível educacional para o ensino da Contabilidade Forense, a comissão de especialistas entende que deve ser em uma especialização. Este estudo avança na literatura sobre o ensino da Contabilidade Forense e seus resultados fornecem uma visão útil sobre esse recorrente tema de pesquisa. Este trabalho pode ser especialmente prático para contratadores, estudantes e universidades, ou qualquer pessoa que nunca tenha ouvido falar sobre a Contabilidade Forense.The teaching of Forensic Accounting has been a recurring theme in international literature and not without controversy. This study reports fraud specialists perceptions about the teaching of Forensic Accounting, more specifically, it seeks to identify the contents that must be addressed in order to develop the knowledge and skills inherent to Forensic Accounting, using the Delphi technique. For this purpose, a commission comprising 25 Brazilian specialists was assembled, with heterogeneous training, represented both by academic and professional fields. Based on literature review, initially, 34 contents were submitted to the commission, one of which was excluded after the first round. Furthermore, the experts added 14 new contents and several comments were made throughout the process. Three rounds were required to reach consensus. The results of the study indicate that the experts perceive that most of the contents proposed by the international literature are relevant, and that the Delphi technique evidenced the ranking of the most important ones. Among the best-ranked contents, the majority are those related to the examination of fraud and corruption, including contents such as: Prevention, Detection and Fraud Investigation, Investigation Techniques (Bribery and Corruption), Study of Money Laundering Cases and Other Frauds, Definition of Fraud, Types of Fraud, Money Laundering Prevention, Hidden Asset Localization Techniques, and Fraud Triangle. The results of the partitioned sample (academics versus practitioners) revealed that there were not only differences in the ranking of contents, but also some statistically significant differences in perceptions between the two groups using the Chisquare test (²) and the Mann-Whitney test. Practitioners tend to rank fraud-related content higher than academics, perhaps motivated by their professional experiences. Even though there is no consensus in literature on the educational level for forensic accounting education, the panel of experts understands that it should be in a specialization level. This study advances in the literature on the teaching of Forensic Accounting and its results provide useful insights into this recurring research topic. This work can be especially handy for contractors, students, and universities, or anyone who has never heard of Forensic Accounting.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGFraudePerícia contábilContabilidade Estudo e ensinoCriminalísticaEnsinoCurrículo AcadêmicoTécnica DelphiContabilidade ForenseConteúdos do ensino em contabilidade forense: percepção de especialistas em fraudesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdisserta__o_leonardo_b._amaral.pdfapplication/pdf2205944https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FACE-BEDPXM/1/disserta__o_leonardo_b._amaral.pdf79762e3ab3deeef8c39b71c7a157cf9cMD51TEXTdisserta__o_leonardo_b._amaral.pdf.txtdisserta__o_leonardo_b._amaral.pdf.txtExtracted texttext/plain255314https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FACE-BEDPXM/2/disserta__o_leonardo_b._amaral.pdf.txt273307ce7dc0e8795444ecb04afad8dfMD521843/FACE-BEDPXM2019-11-14 22:38:44.221oai:repositorio.ufmg.br:1843/FACE-BEDPXMRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-15T01:38:44Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
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