A irrupção da puberdade e a manifestação das neuroses: um percurso na obra freudiana

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alessandra Aguiar Vieira
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9MWK2C
Resumo: Este trabalho tem como objetivo apreender a nuance do conceito de puberdade ao longo da obra freudiana. É possível percebermos que não há uma diferenciação dos termos adolescência e puberdade, havendo, pois, a eleição do último como objeto de compreensão e análise de Freud. Buscamos apreender como a puberdade é percebida em diferentes momentos teóricos, abarcando desde os Estudos Pré-Psicanalíticos (1893-1895) até os últimos escritos de sua obra (1939), tendo em vista a sua relação com o campo das neuroses. Percebemos que, se no momento de nascimento da Psicanálise, a puberdade era destacada como relevante no âmbito da etiologia das neuroses, com o desenvolvimento da teoria, há, pois, um deslocamento no que se relaciona à extensão de seus efeitos, passando a circunscrever o próprio campo de manifestação das doenças psíquicas. A fim de atingir os objetivos propostos, utilizamos como recurso metodológico a análise dos casos clínicos de Freud, mais especificamente, o Caso Katharina, Caso Emma, Caso Dora e o Caso da jovem homossexual, uma vez que eles se inserem em diferentes momentos de construção da teoria freudiana, fato tal que nos possibilita apreender a relevância do momento da irrupção da puberdade, suas possibilidades, seus percalços na causação/manifestação da neurose. Percebemos que Freud, mesmo não tomando a questão como foco de sua pesquisa, passa por ela ao longo de sua obra, permitindo-nos inferir e discutir suas concepções acerca do tema.
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