Estudo da influência de variáveis de laminação em uma linha de tiras a quente convencional nas propriedades mecânicas de um aço alto nióbio da classe API 5L X70

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lucio Savio Miranda
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-96WJ5L
Resumo: A necessidade de utilização de aços de alta e ultra-alta resistências na fabricação de tubos para o setor de condução de hidrocarbonetos tem demandado o desenvolvimento continuado de alternativas de projetos de liga, que apresentem uma combinação com boa soldabilidade e elevada tenacidade à fratura em baixas temperaturas. A fim de ser alcançado o equilíbrio adequado entre tais propriedades, o uso de ligas com baixo carbono equivalente e microestrutura muito refinada tornou-se imperativo. Nesta direção, o desenvolvimento de aços contendo baixo carbono, alto manganês e alto nióbio recebeu maior atenção, durante os últimos 15 anos. A esta concepção de projeto de ligas deu-se o nome de High Temperature Processing (HTP) Steel, devido à possibilidade de supressão da recristalização estática da austenita mesmo com deformações em temperaturas mais elevadas que aquelas empregadas em aços ARBL comerciais em linhas de laminação a quente. O presente estudo avaliou a influência de duas variáveis do processamento termomecânico na microestrutura e nas propriedades mecânicas de bobinas de grau API 5L X70-PSL2 com composição química típica de aço HTP, fabricado na Linha de Tiras a Quente da Usina de Ipatinga, da Usiminas. Verificou-se que, para as condições de processamento empregadas, não houve alterações significativas na microestrutura resultante, que foi constituída por ferrita poligonal muito fina, somada a um pequena fração volumétrica de segunda-fase, constituída de perlita degenerada (entre 5 e 10%) e outros carbonetos. O TGF médio de cada amostra situou-se entre 3,9 e 5,3 µm. Os parâmetros de resistência mecânica (LE e LR) e o alongamento obtidos foram bem acima dos limites mínimos requeridos para a fabricação de tubos ERW do grau especificado. A dureza máxima, igual a 223 HV10, não excedeu aos limites máximos normalmente especificados para a fabricação desta categoria de tubo. A tenacidade à fratura, medida pelo teste de impacto Charpy, mostrou uma temperatura aproximada para a transição do modo de fratura dútil-frágil igual a -60°C. Com a redução do teor de C e eliminação da adição de V, típicos de aço ARBL, houve uma redução de até 0,04% no valor de Ceq, conforme equação do IIW, evidenciando uma potencial melhoria na soldabilidade deste grau de aço. A formação de constituintes aciculares não foi possível em ser alcançada para a quantidade de deformação e taxas de resfriamento aplicadas no experimento.
id UFMG_7d951e79b12e66bd07ad20a7a3e19755
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-96WJ5L
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Ronaldo Antonio Neves Marques BarbosaOdair José dos SantosOdair José dos SantosTulio Magno Fuzessy de MeloRicardo Miranda AléEduardo C. SarmentoLuiz Cláudio de Oliveira MeyerLucio Savio Miranda2019-08-10T22:52:59Z2019-08-10T22:52:59Z2010-06-01http://hdl.handle.net/1843/BUOS-96WJ5LA necessidade de utilização de aços de alta e ultra-alta resistências na fabricação de tubos para o setor de condução de hidrocarbonetos tem demandado o desenvolvimento continuado de alternativas de projetos de liga, que apresentem uma combinação com boa soldabilidade e elevada tenacidade à fratura em baixas temperaturas. A fim de ser alcançado o equilíbrio adequado entre tais propriedades, o uso de ligas com baixo carbono equivalente e microestrutura muito refinada tornou-se imperativo. Nesta direção, o desenvolvimento de aços contendo baixo carbono, alto manganês e alto nióbio recebeu maior atenção, durante os últimos 15 anos. A esta concepção de projeto de ligas deu-se o nome de High Temperature Processing (HTP) Steel, devido à possibilidade de supressão da recristalização estática da austenita mesmo com deformações em temperaturas mais elevadas que aquelas empregadas em aços ARBL comerciais em linhas de laminação a quente. O presente estudo avaliou a influência de duas variáveis do processamento termomecânico na microestrutura e nas propriedades mecânicas de bobinas de grau API 5L X70-PSL2 com composição química típica de aço HTP, fabricado na Linha de Tiras a Quente da Usina de Ipatinga, da Usiminas. Verificou-se que, para as condições de processamento empregadas, não houve alterações significativas na microestrutura resultante, que foi constituída por ferrita poligonal muito fina, somada a um pequena fração volumétrica de segunda-fase, constituída de perlita degenerada (entre 5 e 10%) e outros carbonetos. O TGF médio de cada amostra situou-se entre 3,9 e 5,3 µm. Os parâmetros de resistência mecânica (LE e LR) e o alongamento obtidos foram bem acima dos limites mínimos requeridos para a fabricação de tubos ERW do grau especificado. A dureza máxima, igual a 223 HV10, não excedeu aos limites máximos normalmente especificados para a fabricação desta categoria de tubo. A tenacidade à fratura, medida pelo teste de impacto Charpy, mostrou uma temperatura aproximada para a transição do modo de fratura dútil-frágil igual a -60°C. Com a redução do teor de C e eliminação da adição de V, típicos de aço ARBL, houve uma redução de até 0,04% no valor de Ceq, conforme equação do IIW, evidenciando uma potencial melhoria na soldabilidade deste grau de aço. A formação de constituintes aciculares não foi possível em ser alcançada para a quantidade de deformação e taxas de resfriamento aplicadas no experimento.The needs for high- and ultrahigh-strength steels utilization in pipe fabrication for energy pipeline construction has demanded for continuous development of alloy design alternatives, which present a good weldability and high toughness at low temperatures. In order to reach the desired balance between such properties, the use of alloys with low carbon equivalent and a refined microstructure has turned imperative. In this direction, the development of steels containing low carbon, high manganese and high niobium has received major attention during the past 15 years. This alloy design conception is called High Temperature Processing (HTP) Steel, since it turns possible to suppress static austenite recrystallization even when straining is made at higher temperatures than those employed to commercial HSLA steels in flat hot rolling lines. This study has screened the influence of two thermomechanical processing variables over the microstructure and the mechanical properties of API 5L X70-PSL2 coils with chemical composition typical of a HTP steel, manufactured by Usiminas Ipatingas Hot-Rolling Strip Mill. It has been verified that, for the processing conditions employed, there were not relevant changes on the resulting microstructure, which was constituted by a very fine polygonal ferrite added to a lower volumetric fraction of second phase, constituted by degenerated pearlite (between 5 to 10%) and other carbides. The average each sample FGS measured from 3.9 to 5.3 µm. Mechanical parameters (YS and UTS) and elongation stayed well above the minimum limits required for ERW pipe fabrication for the specified steel grade. Maximum encountered hardness, of 223 HV10 has not exceeded the maximum value specified for this pipe category. Fracture toughness, measured by impact Charpy test, has shown an approximated transition ductile-fragile temperature equal to -60°C. Reducing C content and not adding V, as typical in HSLA steels, a reduction up to 0.04% in the Ceq value, as calculated by IIW formula, turning evident a potential weldability improvement for this steel grade. Acicular constituents formation has not been possible to be reached for both, the deformation amount and the cooling rates applied in this experiment.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEngenharia metalúrgicaMetalurgia físicaAço Propriedades mecanicasde Materiais e de MinasEngenharia MetalúrgicaEstudo da influência de variáveis de laminação em uma linha de tiras a quente convencional nas propriedades mecânicas de um aço alto nióbio da classe API 5L X70info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdisserta__o_mestrado_ufmg_l_cio_miranda___final_revisada.pdfapplication/pdf3028910https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-96WJ5L/1/disserta__o_mestrado_ufmg_l_cio_miranda___final_revisada.pdfa605fb5babb9febb733ecbc2ffa8aa9fMD51TEXTdisserta__o_mestrado_ufmg_l_cio_miranda___final_revisada.pdf.txtdisserta__o_mestrado_ufmg_l_cio_miranda___final_revisada.pdf.txtExtracted texttext/plain140681https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-96WJ5L/2/disserta__o_mestrado_ufmg_l_cio_miranda___final_revisada.pdf.txtccdde25ef8c07a47dcdda91572fc25ffMD521843/BUOS-96WJ5L2019-11-14 03:54:39.074oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-96WJ5LRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T06:54:39Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Estudo da influência de variáveis de laminação em uma linha de tiras a quente convencional nas propriedades mecânicas de um aço alto nióbio da classe API 5L X70
title Estudo da influência de variáveis de laminação em uma linha de tiras a quente convencional nas propriedades mecânicas de um aço alto nióbio da classe API 5L X70
spellingShingle Estudo da influência de variáveis de laminação em uma linha de tiras a quente convencional nas propriedades mecânicas de um aço alto nióbio da classe API 5L X70
Lucio Savio Miranda
de Materiais e de Minas
Engenharia Metalúrgica
Engenharia metalúrgica
Metalurgia física
Aço Propriedades mecanicas
title_short Estudo da influência de variáveis de laminação em uma linha de tiras a quente convencional nas propriedades mecânicas de um aço alto nióbio da classe API 5L X70
title_full Estudo da influência de variáveis de laminação em uma linha de tiras a quente convencional nas propriedades mecânicas de um aço alto nióbio da classe API 5L X70
title_fullStr Estudo da influência de variáveis de laminação em uma linha de tiras a quente convencional nas propriedades mecânicas de um aço alto nióbio da classe API 5L X70
title_full_unstemmed Estudo da influência de variáveis de laminação em uma linha de tiras a quente convencional nas propriedades mecânicas de um aço alto nióbio da classe API 5L X70
title_sort Estudo da influência de variáveis de laminação em uma linha de tiras a quente convencional nas propriedades mecânicas de um aço alto nióbio da classe API 5L X70
author Lucio Savio Miranda
author_facet Lucio Savio Miranda
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Ronaldo Antonio Neves Marques Barbosa
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Odair José dos Santos
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Odair José dos Santos
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Tulio Magno Fuzessy de Melo
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Ricardo Miranda Alé
dc.contributor.referee4.fl_str_mv Eduardo C. Sarmento
dc.contributor.referee5.fl_str_mv Luiz Cláudio de Oliveira Meyer
dc.contributor.author.fl_str_mv Lucio Savio Miranda
contributor_str_mv Ronaldo Antonio Neves Marques Barbosa
Odair José dos Santos
Odair José dos Santos
Tulio Magno Fuzessy de Melo
Ricardo Miranda Alé
Eduardo C. Sarmento
Luiz Cláudio de Oliveira Meyer
dc.subject.por.fl_str_mv de Materiais e de Minas
Engenharia Metalúrgica
topic de Materiais e de Minas
Engenharia Metalúrgica
Engenharia metalúrgica
Metalurgia física
Aço Propriedades mecanicas
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Engenharia metalúrgica
Metalurgia física
Aço Propriedades mecanicas
description A necessidade de utilização de aços de alta e ultra-alta resistências na fabricação de tubos para o setor de condução de hidrocarbonetos tem demandado o desenvolvimento continuado de alternativas de projetos de liga, que apresentem uma combinação com boa soldabilidade e elevada tenacidade à fratura em baixas temperaturas. A fim de ser alcançado o equilíbrio adequado entre tais propriedades, o uso de ligas com baixo carbono equivalente e microestrutura muito refinada tornou-se imperativo. Nesta direção, o desenvolvimento de aços contendo baixo carbono, alto manganês e alto nióbio recebeu maior atenção, durante os últimos 15 anos. A esta concepção de projeto de ligas deu-se o nome de High Temperature Processing (HTP) Steel, devido à possibilidade de supressão da recristalização estática da austenita mesmo com deformações em temperaturas mais elevadas que aquelas empregadas em aços ARBL comerciais em linhas de laminação a quente. O presente estudo avaliou a influência de duas variáveis do processamento termomecânico na microestrutura e nas propriedades mecânicas de bobinas de grau API 5L X70-PSL2 com composição química típica de aço HTP, fabricado na Linha de Tiras a Quente da Usina de Ipatinga, da Usiminas. Verificou-se que, para as condições de processamento empregadas, não houve alterações significativas na microestrutura resultante, que foi constituída por ferrita poligonal muito fina, somada a um pequena fração volumétrica de segunda-fase, constituída de perlita degenerada (entre 5 e 10%) e outros carbonetos. O TGF médio de cada amostra situou-se entre 3,9 e 5,3 µm. Os parâmetros de resistência mecânica (LE e LR) e o alongamento obtidos foram bem acima dos limites mínimos requeridos para a fabricação de tubos ERW do grau especificado. A dureza máxima, igual a 223 HV10, não excedeu aos limites máximos normalmente especificados para a fabricação desta categoria de tubo. A tenacidade à fratura, medida pelo teste de impacto Charpy, mostrou uma temperatura aproximada para a transição do modo de fratura dútil-frágil igual a -60°C. Com a redução do teor de C e eliminação da adição de V, típicos de aço ARBL, houve uma redução de até 0,04% no valor de Ceq, conforme equação do IIW, evidenciando uma potencial melhoria na soldabilidade deste grau de aço. A formação de constituintes aciculares não foi possível em ser alcançada para a quantidade de deformação e taxas de resfriamento aplicadas no experimento.
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010-06-01
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-10T22:52:59Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-10T22:52:59Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/BUOS-96WJ5L
url http://hdl.handle.net/1843/BUOS-96WJ5L
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-96WJ5L/1/disserta__o_mestrado_ufmg_l_cio_miranda___final_revisada.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-96WJ5L/2/disserta__o_mestrado_ufmg_l_cio_miranda___final_revisada.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv a605fb5babb9febb733ecbc2ffa8aa9f
ccdde25ef8c07a47dcdda91572fc25ff
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589305096994816