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Ernani de Castro Malettahttp://lattes.cnpq.br/0026506533871929Maria Beatriz Braga MendonçaLuiz Otavio Carvalho Gonçalves de SouzaMauro RodriguesElena VássinaJalver Machado Bethonico e Francesca Della Monicahttp://lattes.cnpq.br/1771987229469239Vinícius Assunção Albricker2019-10-24T16:36:24Z2019-10-24T16:36:24Z2019-09-12http://hdl.handle.net/1843/306840000-0002-5876-2978O trabalho criativo com o ritmo na atuação cênica é o objeto de pesquisa que provocou a escrita desta tese. O autor defende a importância do desenvolvimento de variações rítmicas na atuação cênica e sustenta que estas precisam ser vivas. Nesse sentido, seu pensamento privilegia a composição criativa do ator, explorando propriedades fundamentais do conceito de vida que podem contribuir com sua formação e desenvolvimento artísticos. Considerando-se o pequeno volume de publicações em português sobre esse objeto de pesquisa, esta tese contribui, especialmente, para a revisão e a proposição de princípios e procedimentos relativos ao tema. Portanto, o objetivo do autor foi delinear as definições de atuação cênica viva e de variações rítmicas vivas, além de, concomitantemente, propor princípios e procedimentos para o trabalho de ator nessa perspectiva. Para isso, estudou referências importantes do teatro, com ênfase no diretor britânico Declan Donnellan – com seu conceito denominado alvo –, no mestre russo Konstantin Stanislávski e alguns de seus discípulos – com inestimáveis descobertas sobre a organicidade do ator –, além de considerar outros artistas, como Jerzy Grotowski e Peter Brook, com suas relevantes contribuições na busca de uma atuação viva. Além disso, pesquisou referências da música e de outros campos do conhecimento, como a biologia e a física, propondo um diálogo entre arte e ciência para fundamentar a construção conceitual do que chama de variações rítmicas vivas e de atuação cênica viva. Ao conectar os trabalhos referenciados com suas próprias experiências como artista e professor de atuação, o pesquisador delineou um conjunto de ideias, estratégias e práticas pedagógicas para o ator e seus ritmos, enfatizando atitudes que podem aproximá-lo ou afastá-lo da atuação viva. Como resultado, o autor revela sua perspectiva de como se dá o entrelaçamento entre ritmo, vida e atuação, e apresenta propostas conceituais e metodológicas consideradas proveitosas para a arte de atuar cenicamente com variações rítmicas vivas.The creative work with the rhythm in scenic acting was the trigger of the writing process of this thesis. We claim that the development of rhythmic variations in scenic acting is of major importance, provided that such variations are alive. In this sense, we focus on the actor’s creative composition, exploring fundamental properties of the concept of life that may contribute to his/her artistic formation and professional development. Considering the small number of publications written in Brazilian Portuguese about the actor’s creative work, the review and proposition of principles and procedures herein promoted are considered to be relevant contributions to the investigation of such theme. Therefore, we aimed at outlining the definitions of living scenic acting and living rhythmic variations concomitantly proposing principles and procedures to the actor’s work. To achieve this, we had to study important theatre authors, such as the British director Declan Donnellan and his concept of target; the Russian master Konstantin Stanislavsky and some of his disciples, considering his inestimable discoveries about organicity in acting; also, we reviewed some novel proposals by artists like Jerzy Grotovisky and Peter Brook regarding the search for an acting that is alive. Moreover, we explored references borrowed from music and fields of knowledge, such as biology and physics, in order to address a dialogue between art and science and, consequently, provide support to the conceptualization of what we call living rhythmic variations and living scenic acting. By connecting the information gathered and interpreted with our own pedagogical and artistic experiences, we outline a set of ideas, strategies and pedagogical practices, directed to the actor and his/her rhythms, highlighting attitudes that may stimulate the creation of a living scene. As a result, we reveal our particular perspective on how the interlacing among rhythm, life and acting occurs, and also offer conceptual and methodological proposals that can effectively contribute to the composition of living rhythmic variations in the art of scenic acting.porUniversidade Federal de Minas GeraisPrograma de Pós-Graduação em ArtesUFMGBrasilEBA - ESCOLA DE BELAS ARTESRepresentação teatralAtores - Estudo e ensinoTeatro - Estudo e ensinoArte e ciênciaTeatroTeses EBAAtuação cênica vivaRitmoVariações rítmicas vivasDeclan DonnellanKonstantin StanislávskiVidaTeatroAtorReaçãoAlvoVariações rítmicas vivas na atuação cênicaThe living rhythmic variations in scenic actinginfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALTese Vinícius Albricker [versão digital final 26-09-2019].pdfTese Vinícius Albricker [versão digital final 26-09-2019].pdfTese de Doutorado de Vinícius Albrickerapplication/pdf7095123https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/30684/1/Tese%20Vin%c3%adcius%20Albricker%20%5bvers%c3%a3o%20digital%20final%2026-09-2019%5d.pdf6d60f3c623ef013c1518183caaa81618MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82119https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/30684/2/license.txt34badce4be7e31e3adb4575ae96af679MD52TEXTTese Vinícius Albricker [versão digital final 26-09-2019].pdf.txtTese Vinícius Albricker [versão digital final 26-09-2019].pdf.txtExtracted texttext/plain0https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/30684/3/Tese%20Vin%c3%adcius%20Albricker%20%5bvers%c3%a3o%20digital%20final%2026-09-2019%5d.pdf.txtd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD531843/306842019-11-14 12:49:16.317oai:repositorio.ufmg.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T15:49:16Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
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