Teoria da literatura e teoria da cinema: a crise e o fantasma

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pedro Henrique Trindade Kalil Auad
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/ECAP-9KDKE6
Resumo: Esta tese tem como objeto de estudo a Teoria da Literatura e a Teoria do Cinema. O objetivo principal é investigar o senso comum construído a respeito dessas teorias e desmistificar certos preceitos que são reafirmados na contemporaneidade, principalmente em torno do discurso sobre a crise das teorias. São analisados três grandes blocos teóricos: o Formalismo Russo e as Teorias da Montagem Soviéticas; Roland Barthes e a revista francesa Cahiers du Cinema; as teorias feministas, tanto do cinema, quanto da literatura. No primeiro bloco é jogada luz sobre a peleja entre os discursos teóricos que se querem como científicos e aqueles outros discursos que se pretendem mais culturalistas. No segundo, discute-se a figura do autor e o seu oposto complementar, o leitor, e o embate entre esses dois lugares que se torna mais tensionado na França durante o pós-guerra. No terceiro bloco, a problemática a respeito do cânone, da história literária e da história cinematográfica, é questionada sob o viés de uma teoria feminista que coloca em jogo a representação e as ideologias. Por fim, é analisada também a questão das ideologias dentro das teorias e a sua tradição inventada, para, daí, se questionar os discursos sobre a suposta crise contemporânea. Postulamos que a teoria não terminou - mesmo com todo o discurso sobre o 'fim' da teoria ou o momento pós-teórico -, mas se transformou e, tal como um fantasma, volta ao revir
id UFMG_7e1c3c31627ab47e526067256817e15d
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/ECAP-9KDKE6
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Leda Maria MartinsSandra Regina Goulart AlmeidaEneida Maria de SouzaIdelber Vasconcelos AvelarJair Tadeu da FonsecaPedro Henrique Trindade Kalil Auad2019-08-14T12:36:35Z2019-08-14T12:36:35Z2014-05-22http://hdl.handle.net/1843/ECAP-9KDKE6Esta tese tem como objeto de estudo a Teoria da Literatura e a Teoria do Cinema. O objetivo principal é investigar o senso comum construído a respeito dessas teorias e desmistificar certos preceitos que são reafirmados na contemporaneidade, principalmente em torno do discurso sobre a crise das teorias. São analisados três grandes blocos teóricos: o Formalismo Russo e as Teorias da Montagem Soviéticas; Roland Barthes e a revista francesa Cahiers du Cinema; as teorias feministas, tanto do cinema, quanto da literatura. No primeiro bloco é jogada luz sobre a peleja entre os discursos teóricos que se querem como científicos e aqueles outros discursos que se pretendem mais culturalistas. No segundo, discute-se a figura do autor e o seu oposto complementar, o leitor, e o embate entre esses dois lugares que se torna mais tensionado na França durante o pós-guerra. No terceiro bloco, a problemática a respeito do cânone, da história literária e da história cinematográfica, é questionada sob o viés de uma teoria feminista que coloca em jogo a representação e as ideologias. Por fim, é analisada também a questão das ideologias dentro das teorias e a sua tradição inventada, para, daí, se questionar os discursos sobre a suposta crise contemporânea. Postulamos que a teoria não terminou - mesmo com todo o discurso sobre o 'fim' da teoria ou o momento pós-teórico -, mas se transformou e, tal como um fantasma, volta ao revirUniversidade Federal de Minas GeraisUFMGTeoria feministaLiteratura História e críticaCinema e literaturateoria da literaturateoria contemporâneateoria do cinemaTeoria da literatura e teoria da cinema: a crise e o fantasmainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALteoria_da_literatura_e_teoria_do_cinema___pedro_auad.pdfapplication/pdf2596226https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/ECAP-9KDKE6/1/teoria_da_literatura_e_teoria_do_cinema___pedro_auad.pdfd907491a4b7f077024745c1c5d09cf15MD51TEXTteoria_da_literatura_e_teoria_do_cinema___pedro_auad.pdf.txtteoria_da_literatura_e_teoria_do_cinema___pedro_auad.pdf.txtExtracted texttext/plain703740https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/ECAP-9KDKE6/2/teoria_da_literatura_e_teoria_do_cinema___pedro_auad.pdf.txta02c2c636910fa2d1ce857708c98c8cdMD521843/ECAP-9KDKE62019-11-14 12:47:44.986oai:repositorio.ufmg.br:1843/ECAP-9KDKE6Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T15:47:44Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Teoria da literatura e teoria da cinema: a crise e o fantasma
title Teoria da literatura e teoria da cinema: a crise e o fantasma
spellingShingle Teoria da literatura e teoria da cinema: a crise e o fantasma
Pedro Henrique Trindade Kalil Auad
teoria da literatura
teoria contemporânea
teoria do cinema
Teoria feminista
Literatura História e crítica
Cinema e literatura
title_short Teoria da literatura e teoria da cinema: a crise e o fantasma
title_full Teoria da literatura e teoria da cinema: a crise e o fantasma
title_fullStr Teoria da literatura e teoria da cinema: a crise e o fantasma
title_full_unstemmed Teoria da literatura e teoria da cinema: a crise e o fantasma
title_sort Teoria da literatura e teoria da cinema: a crise e o fantasma
author Pedro Henrique Trindade Kalil Auad
author_facet Pedro Henrique Trindade Kalil Auad
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Leda Maria Martins
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Sandra Regina Goulart Almeida
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Eneida Maria de Souza
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Idelber Vasconcelos Avelar
dc.contributor.referee4.fl_str_mv Jair Tadeu da Fonseca
dc.contributor.author.fl_str_mv Pedro Henrique Trindade Kalil Auad
contributor_str_mv Leda Maria Martins
Sandra Regina Goulart Almeida
Eneida Maria de Souza
Idelber Vasconcelos Avelar
Jair Tadeu da Fonseca
dc.subject.por.fl_str_mv teoria da literatura
teoria contemporânea
teoria do cinema
topic teoria da literatura
teoria contemporânea
teoria do cinema
Teoria feminista
Literatura História e crítica
Cinema e literatura
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Teoria feminista
Literatura História e crítica
Cinema e literatura
description Esta tese tem como objeto de estudo a Teoria da Literatura e a Teoria do Cinema. O objetivo principal é investigar o senso comum construído a respeito dessas teorias e desmistificar certos preceitos que são reafirmados na contemporaneidade, principalmente em torno do discurso sobre a crise das teorias. São analisados três grandes blocos teóricos: o Formalismo Russo e as Teorias da Montagem Soviéticas; Roland Barthes e a revista francesa Cahiers du Cinema; as teorias feministas, tanto do cinema, quanto da literatura. No primeiro bloco é jogada luz sobre a peleja entre os discursos teóricos que se querem como científicos e aqueles outros discursos que se pretendem mais culturalistas. No segundo, discute-se a figura do autor e o seu oposto complementar, o leitor, e o embate entre esses dois lugares que se torna mais tensionado na França durante o pós-guerra. No terceiro bloco, a problemática a respeito do cânone, da história literária e da história cinematográfica, é questionada sob o viés de uma teoria feminista que coloca em jogo a representação e as ideologias. Por fim, é analisada também a questão das ideologias dentro das teorias e a sua tradição inventada, para, daí, se questionar os discursos sobre a suposta crise contemporânea. Postulamos que a teoria não terminou - mesmo com todo o discurso sobre o 'fim' da teoria ou o momento pós-teórico -, mas se transformou e, tal como um fantasma, volta ao revir
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014-05-22
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-14T12:36:35Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-14T12:36:35Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/ECAP-9KDKE6
url http://hdl.handle.net/1843/ECAP-9KDKE6
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/ECAP-9KDKE6/1/teoria_da_literatura_e_teoria_do_cinema___pedro_auad.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/ECAP-9KDKE6/2/teoria_da_literatura_e_teoria_do_cinema___pedro_auad.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv d907491a4b7f077024745c1c5d09cf15
a02c2c636910fa2d1ce857708c98c8cd
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589432988663808