Textualidades problemáticas e desviantes: a formação de um multiverso discursivo em torno do acontecimento jornalístico Casais de O Boticário
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/BUBD-BDXRW7 |
Resumo: | Esta tese teve como foco pesquisar quais posicionamentos discursivos e campos problemáticos o jornalismo fez emergir em torno do acontecimento Casais de O Boticário, peça audiovisual divulgada em 2015, que trazia casais homoafetivos se presenteando no Dia dos Namorados. Buscamos perceber como a pauta LGBTQ foi trabalhada nos conteúdos noticiosos a partir da discussão de aspectos relativos à sexualidade, a gênero, a homossexualidades, à homofobia e à configuração afetiva de casais. Para isso, examinamos a cobertura dos principais portais brasileiros de notícias online à época (Estadão, Folha, G1, O Globo, Terra, R7, UOL), com a coleta direcionada à captura dos textos com menções à propaganda. Após empreender um mapeamento do conteúdo das 81 notícias identificadas, afunilamos a amostra para 13 textos representativos dos principais fatos associados a esse acontecimento. Esse trabalho figurou-se, então, como uma pesquisa qualitativa fundamentada teoricamente na análise crítica de discurso e metodologicamente aplicada a partir da análise tridimensional do discurso, avaliando os textos, as práticas discursivas e as práticas sociais. Por meio de um exame da recontextualização da prática social, realizamos uma leitura crítica dos textos identificando aspectos relacionados ao consumo, à cidadania, à política e à religião como os principais universos discursivos mobilizados pelo jornalismo. Isso resultou no que chamamos multiverso discursivo do acontecimento Casais de O Boticário, conforme parâmetros sociolinguísticos das textualidades que nos possibilitaram entendê-las enquanto materiais textuais inseridos nas disputas de sentido da sociedade, na avaliação da agenda política e de visibilidades estabelecidas entremeio ao acontecimento, bem como na elucidação dos campos problemáticos que se estruturaram a partir do trabalho de ressignificação promovido pelo jornalismo. |
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Elton AntunesCarlos Alberto de CarvalhoSonia Caldas PessoaEdson Fernando DalmonteAna Carolina Rocha Pessôa TemerJosé Antônio Ferreira Cirino2019-08-10T00:27:57Z2019-08-10T00:27:57Z2019-03-18http://hdl.handle.net/1843/BUBD-BDXRW7Esta tese teve como foco pesquisar quais posicionamentos discursivos e campos problemáticos o jornalismo fez emergir em torno do acontecimento Casais de O Boticário, peça audiovisual divulgada em 2015, que trazia casais homoafetivos se presenteando no Dia dos Namorados. Buscamos perceber como a pauta LGBTQ foi trabalhada nos conteúdos noticiosos a partir da discussão de aspectos relativos à sexualidade, a gênero, a homossexualidades, à homofobia e à configuração afetiva de casais. Para isso, examinamos a cobertura dos principais portais brasileiros de notícias online à época (Estadão, Folha, G1, O Globo, Terra, R7, UOL), com a coleta direcionada à captura dos textos com menções à propaganda. Após empreender um mapeamento do conteúdo das 81 notícias identificadas, afunilamos a amostra para 13 textos representativos dos principais fatos associados a esse acontecimento. Esse trabalho figurou-se, então, como uma pesquisa qualitativa fundamentada teoricamente na análise crítica de discurso e metodologicamente aplicada a partir da análise tridimensional do discurso, avaliando os textos, as práticas discursivas e as práticas sociais. Por meio de um exame da recontextualização da prática social, realizamos uma leitura crítica dos textos identificando aspectos relacionados ao consumo, à cidadania, à política e à religião como os principais universos discursivos mobilizados pelo jornalismo. Isso resultou no que chamamos multiverso discursivo do acontecimento Casais de O Boticário, conforme parâmetros sociolinguísticos das textualidades que nos possibilitaram entendê-las enquanto materiais textuais inseridos nas disputas de sentido da sociedade, na avaliação da agenda política e de visibilidades estabelecidas entremeio ao acontecimento, bem como na elucidação dos campos problemáticos que se estruturaram a partir do trabalho de ressignificação promovido pelo jornalismo.This doctorate thesis had as main focus to research which discursive positioning and problematic fields journalism made emerge surrounding the propaganda Casais de O Boticário, launched on 2015, which brought along homosexual couples exchanging gifts on Valentines Day. The research aimed at perceiving how the LGBTQ issue has been approached on the news considering the discussion of aspects related to sexuality, gender, homosexualities, homophobia and affective setting of couples. For that, the coverage of the main Brazilian online news portals at that time (Estadão, Folha, G1, O Globo, Terra, R7, UOL) was examined along with data gathering directed to the text excerpts with references to the propaganda. After undertaking a mapping of the content of 81 identified news, the research was narrowed down to 13 representative texts of the main facts associated to this event. This work is featured then as a qualitative research theoretically grounded on critical analysis of discourse and methodologically applied out of three-dimensional analysis of discourse by evaluating the texts, the discursive and social practices. By means of an exam of social practice re-contextualization, a critical reading of texts has been done to identify aspects related to consumption, to citizenry, to politics and to religion as the main discursive universes engaged by journalism. This has resulted on what we called discursive multiverse of the propaganda Casais de O Boticário: sociolinguistics criterion of the text excerpts which enables us to understand them as textual materials inserted on the disputes of society sense, on the evaluation of political agenda and the visibilities established along with the propaganda event, as well as on the elucidation of problematic fields which were structured from the resignification work promoted by journalism.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGHomossexualidadeComunicaçãoJornalismoPoderDiscursoJornalismoAcontecimento jornalísticoCampos problemáticosTextualidades problemáticas e desviantes: a formação de um multiverso discursivo em torno do acontecimento jornalístico Casais de O Boticárioinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALppgcomunicacaosocial_joseantonioferreiracirino_tesedoutorado.pdfapplication/pdf3952846https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-BDXRW7/1/ppgcomunicacaosocial_joseantonioferreiracirino_tesedoutorado.pdf9bc0b5c11769b2e1a35630b87318fed9MD51TEXTppgcomunicacaosocial_joseantonioferreiracirino_tesedoutorado.pdf.txtppgcomunicacaosocial_joseantonioferreiracirino_tesedoutorado.pdf.txtExtracted texttext/plain668945https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-BDXRW7/2/ppgcomunicacaosocial_joseantonioferreiracirino_tesedoutorado.pdf.txt3a4a59c0bfd2479a96c81760f748abeeMD521843/BUBD-BDXRW72019-11-14 08:11:31.696oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-BDXRW7Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T11:11:31Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
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