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Roseni Rosangela de SenaKenia Lara da SilvaMaria Jose Cabral GrilloLizziane d'ávila Pereira2019-08-12T00:00:38Z2019-08-12T00:00:38Z2015-02-09http://hdl.handle.net/1843/ANDO-9VZPBSO objetivo geral deste estudo foi analisar a percepção dos profissionais de saúde e gestores municipais que atuam na atenção primária sobre a contribuição dos cursos realizados pelo Canal Minas Saúde no seu processo de trabalho. Buscou-se também, caracterizar a concepção de educação permanente expressa pelo Canal advinda da percepção dos profissionais de saúde e gestores, identificar como os profissionais relacionam os conteúdos discutidos nos cursos com seu cotidiano de trabalho e identificar as necessidades de mudanças na oferta dos cursos do Canal Minas Saúde que favoreçam a organização do processo de trabalho na atenção primária. O Canal Minas Saúde foi criado em 2008 como uma ferramenta do sistema estadual de saúde para oferta de cursos, na modalidade a distância, para apoio à operacionalização dos serviços do Sistema Único de Saúde. Para realização do estudo, optou-se pela abordagem qualitativa e a metodologia descritivo-exploratória, com orientação teórico-metodológica da dialética. O cenário do estudo foi composto pelos municípios de Montes Claros, Juiz de Fora e Uberlândia, por possuírem o maior número de trabalhadores certificados nos cursos realizados pelo Canal no período 2011-2013, conforme a base de dados disponibilizada pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais. Os participantes foram 39 profissionais que atuam nas equipes de atenção primária e três representantes da gestão municipal dos municípios-cenário do estudo. Como critério de inclusão para os profissionais que atuam nas equipes de atenção primária, consideraram-se os profissionais certificados no mínimo em três cursos realizados pelo Canal Minas Saúde entre 2011 e 2013, cujo público-alvo envolvia profissionais que atuam na atenção primária; registro no Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde vinculado a estabelecimentos cujo tipo seja posto de saúde, centro de saúde/unidade de saúde, unidade mista; fazer parte da categoria profissional inserida na Política Nacional de Atenção Básica como pertencente à equipe multiprofissional da Estratégia Saúde da Família e estar atuando em algum dos três municípios-cenário. Os dados foram coletados por meio de entrevista semiestruturada e analisados pela técnica Análise de Conteúdo Temática. Em todas as etapas do estudo foi considerada a Resolução nº 466/2012, do Conselho Nacional de Saúde. Da análise emergiram cinco categorias empíricas: a) interesse pela capacitação - evidenciou os aspectos vinculados à realização dos cursos pelos profissionais que atuam na atenção primária; b) necessidade de qualificar o trabalho - revelada a possibilidade dos conhecimentos teórico-técnicos proporcionados pelos cursos contribuírem com a prática, e vice-versa; c) vivências na prática - evidenciaram-se as situações relatadas pelos participantes do estudo como exemplificadoras da apreensão do conhecimento e transformação da prática; d) melhorando o curso - foi possível conhecer as sugestões dos entrevistados na oferta dos cursos pelo Canal Minas Saúde no intuito de o mesmo contribuir para a transformação da prática para a qualificação da produção do cuidado; e) a gestão nos processos de capacitação pelo Canal Minas Saúde e de Educação Permanente - possibilitou conhecer as percepções dos profissionais que atuam na gestão municipal acerca dos cursos ofertados pelo Canal Minas Saúde. Concluiu-se que a oferta de cursos pelo Canal Minas Saúde requer incorporar os pressupostos da educação permanente em saúde para viabilizar a incorporação de conhecimentos entre os diversos profissionais e possibilitar a articulação dos saberes necessários à transformação da prática.This study is aimed at analyzing the perception of healthcare professionals and local administrators as to the contributions these courses, given by the Minas Health Channel, have in their daily work practices. It also sought to identify the channel's proposals for further education from the perception of healthcare professionals and management staff, how these professionals associate the course subjects with their daily work and to describe the need for changes in the courses offered in order to give support to organizing work practices in primary care. The Minas Health Channel was created in 2008; it is part of the state healthcare system and aims at offering distance courses to provide support to the implementation of services in the Unified Healthcare System. This is a qualitative descriptive exploratory study; its theoretical and methodological framework is based on dialectics. The study setting included the municipalities of Montes Claros, Juiz de Fora and Uberlandia, as they had the largest number of workers enrolled in the courses given by the Channel between 2011 and 2013, according to the Minas Gerais State Department of Health database. The state capital, Belo Horizonte, was excluded as it has its own further education system. The study participants were thirty-nine primary healthcare professionals and three local administration officials. Inclusion criteria for primary care professionals were: professionals enrolled in at least three courses given by the Channel to a target audience of primary care professionals between 2011 and 2013; those registered in the National Register of Health Facilities and practicing in healthcare units, health centers or mixed units; professionals working in the National Policy for Primary Care and those who were part of a Family Health Strategy multidisciplinary team; professionals working in any of the study settings. Data was collected through semi-structured interviews and analyzed by Thematic Content Analysis. Resolution No 466/2012 of the National Health Council was observed at all stages of the study. The analysis uncovered five empirical categories: a) Interest in training - highlighted aspects related to the courses addressed to primary care professionals; b) need to qualify the work process how theoretical and technical knowledge gained during the course may contribute to the professional practice, and vice versa; c) practical experiences - facts reported by study participants showing the acquisition of knowledge and transformation of practice; d) improving the courses suggestions made by the participants for transformation of healthcare delivery; e) training management courses and Continuing Education - helped to understand the perceptions of professional managers about the courses offered by the Channel. In conclusion, such courses given by the Minas Health Channel should incorporate the principles of continuing healthcare education enabling the interaction and sharing of knowledge between various professionals and the articulation of knowledge aimed at transforming the professional practice.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEnfermagemAtenção PrimáriaProcesso de TrabalhoEducação Permanente em SaúdeO sentido dos atos de ensinar e aprender: a experiência do Canal Minas Saúdeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALlizziane_d___vila_pereira.pdfapplication/pdf2323639https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/ANDO-9VZPBS/1/lizziane_d___vila_pereira.pdf1e095a03ffc5abdca8a6555fe6d66105MD51TEXTlizziane_d___vila_pereira.pdf.txtlizziane_d___vila_pereira.pdf.txtExtracted texttext/plain413916https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/ANDO-9VZPBS/2/lizziane_d___vila_pereira.pdf.txt5b7ca8abe8fbd6ae62a51287921dcc55MD521843/ANDO-9VZPBS2019-11-14 08:07:47.137oai:repositorio.ufmg.br:1843/ANDO-9VZPBSRepositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T11:07:47Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
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