Detalhes bibliográficos
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
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spelling Silvana Lopes NogueiraDiana Garcia Pontes2019-08-13T09:57:32Z2019-08-13T09:57:32Z2013-06-07http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9N7LLFA prática regular de exercícios físicos é fundamental para a saúde de qualquer indivíduo, especialmente para aqueles com síndrome de Down. A Síndrome de Down pode estar associada a diversas doenças e características, inclusive morfológicas. As atividades para esses indivíduos devem ser adaptadas, e atender às suas necessidades, para permitir resultados positivos e duradouros que auxiliem no desenvolvimento motor, social e cognitivo dessas pessoas. Exercícios direcionados são importantes devido à hipotonia, limitações sensoriais entre outros aspectos relacionados aos riscos inerentes a essa síndrome. A metodologia utilizada pelos profissionais de Educação Física para aprendizagem dessas pessoas muitas vezes é a mesma para a população geral. O acompanhamento profissional facilita a aquisição de autoconfiança e sucesso nas tarefas desempenhadas por essas pessoas. Recursos, como equoterapia, atividades aquáticas, práticas esportivas e recreação promovem socialização, controlam o sobrepeso, melhoram a autoestima e, sobretudo, minimizam ocorrência de doenças como os comprometimentos cardiorrespiratórios. Torna-se, então, essencial o aprimoramento dos estudos nesse campo de conhecimento para uma melhor independência desses sujeitos e integração social.The regular practice of physical exercises is fundamental to anybodys health, specially to the ones with Down Syndrome. The Down Syndrome can be associated to various diseases and characteristics, including morphological ones. Activities for these individuals must be adapted and attend their needs, so to allow positive results that will help their motor, social and cognitive developments. Directed exercises are important due to hypotony, sensorial limitations among other aspects related to inherent risks to this syndrome. The methodology used by the Physical Education professionals with these people learning is usually the same as used to general population. Professional attendance facilitates self confidence acquisition and success in tasks performed by these people. Resources like equotherapy, aquatic activities, sports practice and recreation promote socialization, control overweight, improve self esteem and, above all, minimize the occurrence of diseases like cardio respiratory compromising. It becomes essential, therefore, the refinement of the research in this field of knowledge for a better independency and social integration of these people.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGExercícios físicosQualidade de vidaDown, Sindrome deExercícios físicosQualidade de vidaBenefícios do exercício físico para indivíduos com Síndrome de Downinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdiana.pdfapplication/pdf244129https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9N7LLF/1/diana.pdf080654e15cec0f8f7a1f40f6fd82b97eMD51TEXTdiana.pdf.txtdiana.pdf.txtExtracted texttext/plain65682https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9N7LLF/2/diana.pdf.txt344c767b42d11ede4ac655e619d5f7e8MD521843/BUOS-9N7LLF2019-11-14 22:26:51.982oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-9N7LLFRepositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-15T01:26:51Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
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