Detalhes bibliográficos
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
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spelling Solange Ribeiro de OliveiraLynn Mario Trindade Menezes de SouzaEneida Maria de SouzaWander Melo MirandaAna Lucia Almeida GazzolaElse Ribeiro Pires VieiraCelia Maria Magalhaes2019-08-13T03:30:57Z2019-08-13T03:30:57Z1997-03-10http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9HZR6FO objetivo deste trabalho é investigar a noção de' monstruosidade como construção narrativa na literatura fantástica inglesa do século XIX, na literatura mágico realista brasileira do modernismo e no cinema latino-americano contemporâneo. Tomase como ponto de partida o conceito de monstro na Antigüidade e a evolução deste conceito até o Romantismo. Analisa-se a literatura gótica como tecnologia narrativamonstruosa, focalizando-se a "criatura" de Frankenstein e o vampiro como construtos para a representação da alteridade, entre outras. Estabelecem-se o tropo do suplemento e a economia parasitária da linguagem da pós-critica, além do parasitismo como fundamento das relações sociais, para um exame da contaminação como estratégia dodiscurso literário e crítico pós-colonial. A narrativa gótica vampiresca, ao tratar diferentemente a questão da alteridade, desestabiliza a noção de sentido textual imívoco, bem como a noção de identidade "pura". Precursora da narrativa mágico realista, no contexto pós-colonial brasileiro, essa narrativa se transformará na narrativa trickster, de Mário de Andrade, produtora do "nem tão" monstruoso trickster Macunaíma que, como o vampiro em outras culturas, representa posições specíficas da cultura brasileira, incluindo a questão do negro. A narrativa trickster diferencia-se da narrativa antropofágica de Oswald de Andrade, a qual constitui um dos fundamentos teóricos para a teoria de tradução da vanguarda concretista, bem como para o cinema brasileiro ligado ao movimento tropicalista e a crítica literária pós-modema. Conclui-seque o antropófago e o trickster são construtos contradiscursivos pós-coloniais diferenciados, o segundo aproveitando a ambivalência e o hibridismo do discurso eurocêntrico para insinuar-se na representação das questões específicas da cultura brasileira.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGLiteratura comparadaLiteratura fantásticaModernismo (Literatura) BrasilCinemaEstudos LiteráriosOs monstros e a questão racial na literatura pós-colonial brasileirainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALtese_celiamariamagalhaes.pdfapplication/pdf13329917https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9HZR6F/1/tese_celiamariamagalhaes.pdf0e810ee532c63b706791c99beaf341e1MD51TEXTtese_celiamariamagalhaes.pdf.txttese_celiamariamagalhaes.pdf.txtExtracted texttext/plain563726https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9HZR6F/2/tese_celiamariamagalhaes.pdf.txte59e0f8e9e488f2121572e6eaafabe76MD521843/BUBD-9HZR6F2019-11-14 21:00:21.567oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9HZR6FRepositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-15T00:00:21Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
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