Detalhes bibliográficos
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
id UFMG_7f55ad2b7f45f2ea9fa1a8c26325e9be
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/JSSS-7TXPW9
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
instacron_str UFMG
institution Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
spelling Stephane Denis Albert Rene HuchetCaio Cesar BoschiRoberto Luis Torres ConduruWanda de Paula TofaniMarilia Andres RibeiroMarcos Cesar de Senna Hill2019-08-14T12:02:23Z2019-08-14T12:02:23Z2008-06-26http://hdl.handle.net/1843/JSSS-7TXPW9A presente pesquisa escolheu o/a mulato/a como foco motivador de um estudo sobre a formação da sociedade brasileira e da cultura por ela produzida. A materialidade que fundamentou esse processo foi constituída de quatro pinturas executadas por artistas brasileiros que participaram do movimento modernista, deflagrado no país a partir dasprimeiras décadas do século XX. Desse período decorre a cronologia que delimita o estudo proposto: de 1917 a 1934. Partindo da História da Arte, buscamos, com as análises aqui desenvolvidas, uma aproximação com outros campos tais como a História, a Sociologia e a Antropologia, no intuito de configurar uma visão mais ampliada da questão da mestiçagem no Brasil.Le sujet de cette recherche est le mulâtre, considéré comme figure centrale dune étude sur la formation de la société brésilienne, y compris sa culture. Le matériau qui structure ce processus est constituée de quatre peintures éxécutées par des artistes qui ont participé aumouvement moderniste brésilien engagé dès les premières décennies du xxème siècle. C'est dans cette période que prend origine la chronologie qui délimite létude ici proposée: de 1917 à 1934. En nous situant d'abord dans lHistoire de lArt, nous avons cherché unrapprochement avec dautres champs tels que lHistoire, la Sociologie et lAntropologie, dans lintention de mettre en place une vision amplifiée de la question concernant le métissage au Brésil.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGModernismo (Arte) BrasilPortinari, Cândido, 1903-1962 Crítica e interpretaçãoArte brasileira HistóriaMulatos Aspectos sociológicos BrasilMalfatti, Anita, 1896-1964 Crítica e interpretaçãoMulatos na arteAmaral, Tarsila do, 1886-1973 Crítica e interpretaçãoDi Cavalcanti, Emiliano, 1897-1976 Crítica e interpretaçãoPinturaMestiçagemMulatismoModernismo brasileiroIdentidade culturalQuem são os mulatos?: sua imagem na pintura modernista brasileiraentre 1916 e 1934info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALquemsaoosmulatos_baixa.pdfapplication/pdf4641122https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/JSSS-7TXPW9/1/quemsaoosmulatos_baixa.pdfbd672677b6a7b4e9d1e11c0e5f15e9e1MD51TEXTquemsaoosmulatos_baixa.pdf.txtquemsaoosmulatos_baixa.pdf.txtExtracted texttext/plain1084538https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/JSSS-7TXPW9/2/quemsaoosmulatos_baixa.pdf.txt8847f4b41c45b2c28dc8e1b29772adbdMD521843/JSSS-7TXPW92020-01-20 15:23:06.433oai:repositorio.ufmg.br:1843/JSSS-7TXPW9Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2020-01-20T18:23:06Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
_version_ 1813547295952601088