O ensino de Física em cursos pré-vestibulares
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9ATJEM |
Resumo: | Um motivo para a realização deste trabalho é a minha vivência de professora de Física do ensino fundamental, médio e superior. O objetivo desse trabalho foi verificar as dificuldades dos alunos no aprendizado de Física em dois cursos pré-vestibulares de Uberaba, descrever as metodologias adotadas pelos professores de física nos dois cursos pré-vestibulares e verificar a relação professor-aluno em dois cursos pré-vestibulares. Foram aplicados questionários para os alunos de escolas publicas e particulares quanto ao ensino de Física nos cursos pré-vestibulares e também foi aplicado questionários para os professores de Física que trabalham dando aulas em cursos pré-vestibulares nas instituições estaduais e particulares. Após a aplicação dos questionários que foram usados para identificar o ensino de Física nas escolas públicas e particulares. Também foi aplicado aos professores para identificar a forma em que trabalham em suas aulas.O planejamento para este trabalho foi buscar informações no: sistema de ensino educacional brasileiro, nos Parâmetros Curriculares Nacionais, no ENEM, na Proposta Curricular da Secretaria Estadual de Educação de Minas Gerais, nos pré-vestibulares e no ensino de Ciências por Investigação. Os resultados obtidos quanto aos questionários demonstraram que os alunos necessitam se esforçar mais durante o seu processo de estudo e que os professores devem se dedicar mais em suas aulas de Física, buscando atender as necessidades dos alunos através de aulas investigativas.A metodologia utilizada pelos professores necessita ser repensada pelos mesmos para que o ensino de Física seja prazeroso para seu a alunos. O trabalho não se esgota o assunto quanto ao ensino de Física nos cursos pré-vestibulares e fez surgir outras questões para pesquisa. |
id |
UFMG_7f771fb3c5969bde1eadb9e8fbbc657a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-9ATJEM |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Arjuna Casteli PanzeraVania Natividade Cota da Fonseca DiasKelly Cristina Cruz da Silva2019-08-11T08:36:03Z2019-08-11T08:36:03Z2011-12-17http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9ATJEMUm motivo para a realização deste trabalho é a minha vivência de professora de Física do ensino fundamental, médio e superior. O objetivo desse trabalho foi verificar as dificuldades dos alunos no aprendizado de Física em dois cursos pré-vestibulares de Uberaba, descrever as metodologias adotadas pelos professores de física nos dois cursos pré-vestibulares e verificar a relação professor-aluno em dois cursos pré-vestibulares. Foram aplicados questionários para os alunos de escolas publicas e particulares quanto ao ensino de Física nos cursos pré-vestibulares e também foi aplicado questionários para os professores de Física que trabalham dando aulas em cursos pré-vestibulares nas instituições estaduais e particulares. Após a aplicação dos questionários que foram usados para identificar o ensino de Física nas escolas públicas e particulares. Também foi aplicado aos professores para identificar a forma em que trabalham em suas aulas.O planejamento para este trabalho foi buscar informações no: sistema de ensino educacional brasileiro, nos Parâmetros Curriculares Nacionais, no ENEM, na Proposta Curricular da Secretaria Estadual de Educação de Minas Gerais, nos pré-vestibulares e no ensino de Ciências por Investigação. Os resultados obtidos quanto aos questionários demonstraram que os alunos necessitam se esforçar mais durante o seu processo de estudo e que os professores devem se dedicar mais em suas aulas de Física, buscando atender as necessidades dos alunos através de aulas investigativas.A metodologia utilizada pelos professores necessita ser repensada pelos mesmos para que o ensino de Física seja prazeroso para seu a alunos. O trabalho não se esgota o assunto quanto ao ensino de Física nos cursos pré-vestibulares e fez surgir outras questões para pesquisa.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEducaçãoExame vestibularFisica Estudo e ensinoEnsino de Física nos pré-vestibularesAtividades investigativasO ensino de Física em cursos pré-vestibularesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALmonografia__kelly_da_silva.pdfapplication/pdf19583https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9ATJEM/1/monografia__kelly_da_silva.pdfe4b7c574246b2491f8f3ff065a7f53ffMD51monografia_kelly_da_silva__corpo.pdfapplication/pdf232435https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9ATJEM/2/monografia_kelly_da_silva__corpo.pdf02e48596df873c9c856180d214e0298cMD52TEXTmonografia__kelly_da_silva.pdf.txtmonografia__kelly_da_silva.pdf.txtExtracted texttext/plain6924https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9ATJEM/3/monografia__kelly_da_silva.pdf.txtda4b972b84f5c56605ff2d1a649fa6a7MD53monografia_kelly_da_silva__corpo.pdf.txtmonografia_kelly_da_silva__corpo.pdf.txtExtracted texttext/plain87653https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9ATJEM/4/monografia_kelly_da_silva__corpo.pdf.txtfcf54eb20997544c094a35c66729e848MD541843/BUOS-9ATJEM2019-11-14 03:31:31.833oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-9ATJEMRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T06:31:31Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O ensino de Física em cursos pré-vestibulares |
title |
O ensino de Física em cursos pré-vestibulares |
spellingShingle |
O ensino de Física em cursos pré-vestibulares Kelly Cristina Cruz da Silva Ensino de Física nos pré-vestibulares Atividades investigativas Educação Exame vestibular Fisica Estudo e ensino |
title_short |
O ensino de Física em cursos pré-vestibulares |
title_full |
O ensino de Física em cursos pré-vestibulares |
title_fullStr |
O ensino de Física em cursos pré-vestibulares |
title_full_unstemmed |
O ensino de Física em cursos pré-vestibulares |
title_sort |
O ensino de Física em cursos pré-vestibulares |
author |
Kelly Cristina Cruz da Silva |
author_facet |
Kelly Cristina Cruz da Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Arjuna Casteli Panzera |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Vania Natividade Cota da Fonseca Dias |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Kelly Cristina Cruz da Silva |
contributor_str_mv |
Arjuna Casteli Panzera Vania Natividade Cota da Fonseca Dias |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de Física nos pré-vestibulares Atividades investigativas |
topic |
Ensino de Física nos pré-vestibulares Atividades investigativas Educação Exame vestibular Fisica Estudo e ensino |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Educação Exame vestibular Fisica Estudo e ensino |
description |
Um motivo para a realização deste trabalho é a minha vivência de professora de Física do ensino fundamental, médio e superior. O objetivo desse trabalho foi verificar as dificuldades dos alunos no aprendizado de Física em dois cursos pré-vestibulares de Uberaba, descrever as metodologias adotadas pelos professores de física nos dois cursos pré-vestibulares e verificar a relação professor-aluno em dois cursos pré-vestibulares. Foram aplicados questionários para os alunos de escolas publicas e particulares quanto ao ensino de Física nos cursos pré-vestibulares e também foi aplicado questionários para os professores de Física que trabalham dando aulas em cursos pré-vestibulares nas instituições estaduais e particulares. Após a aplicação dos questionários que foram usados para identificar o ensino de Física nas escolas públicas e particulares. Também foi aplicado aos professores para identificar a forma em que trabalham em suas aulas.O planejamento para este trabalho foi buscar informações no: sistema de ensino educacional brasileiro, nos Parâmetros Curriculares Nacionais, no ENEM, na Proposta Curricular da Secretaria Estadual de Educação de Minas Gerais, nos pré-vestibulares e no ensino de Ciências por Investigação. Os resultados obtidos quanto aos questionários demonstraram que os alunos necessitam se esforçar mais durante o seu processo de estudo e que os professores devem se dedicar mais em suas aulas de Física, buscando atender as necessidades dos alunos através de aulas investigativas.A metodologia utilizada pelos professores necessita ser repensada pelos mesmos para que o ensino de Física seja prazeroso para seu a alunos. O trabalho não se esgota o assunto quanto ao ensino de Física nos cursos pré-vestibulares e fez surgir outras questões para pesquisa. |
publishDate |
2011 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2011-12-17 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-08-11T08:36:03Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-08-11T08:36:03Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9ATJEM |
url |
http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9ATJEM |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9ATJEM/1/monografia__kelly_da_silva.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9ATJEM/2/monografia_kelly_da_silva__corpo.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9ATJEM/3/monografia__kelly_da_silva.pdf.txt https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9ATJEM/4/monografia_kelly_da_silva__corpo.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
e4b7c574246b2491f8f3ff065a7f53ff 02e48596df873c9c856180d214e0298c da4b972b84f5c56605ff2d1a649fa6a7 fcf54eb20997544c094a35c66729e848 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803589150330322944 |