O ensino de Física em cursos pré-vestibulares

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kelly Cristina Cruz da Silva
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9ATJEM
Resumo: Um motivo para a realização deste trabalho é a minha vivência de professora de Física do ensino fundamental, médio e superior. O objetivo desse trabalho foi verificar as dificuldades dos alunos no aprendizado de Física em dois cursos pré-vestibulares de Uberaba, descrever as metodologias adotadas pelos professores de física nos dois cursos pré-vestibulares e verificar a relação professor-aluno em dois cursos pré-vestibulares. Foram aplicados questionários para os alunos de escolas publicas e particulares quanto ao ensino de Física nos cursos pré-vestibulares e também foi aplicado questionários para os professores de Física que trabalham dando aulas em cursos pré-vestibulares nas instituições estaduais e particulares. Após a aplicação dos questionários que foram usados para identificar o ensino de Física nas escolas públicas e particulares. Também foi aplicado aos professores para identificar a forma em que trabalham em suas aulas.O planejamento para este trabalho foi buscar informações no: sistema de ensino educacional brasileiro, nos Parâmetros Curriculares Nacionais, no ENEM, na Proposta Curricular da Secretaria Estadual de Educação de Minas Gerais, nos pré-vestibulares e no ensino de Ciências por Investigação. Os resultados obtidos quanto aos questionários demonstraram que os alunos necessitam se esforçar mais durante o seu processo de estudo e que os professores devem se dedicar mais em suas aulas de Física, buscando atender as necessidades dos alunos através de aulas investigativas.A metodologia utilizada pelos professores necessita ser repensada pelos mesmos para que o ensino de Física seja prazeroso para seu a alunos. O trabalho não se esgota o assunto quanto ao ensino de Física nos cursos pré-vestibulares e fez surgir outras questões para pesquisa.
id UFMG_7f771fb3c5969bde1eadb9e8fbbc657a
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-9ATJEM
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Arjuna Casteli PanzeraVania Natividade Cota da Fonseca DiasKelly Cristina Cruz da Silva2019-08-11T08:36:03Z2019-08-11T08:36:03Z2011-12-17http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9ATJEMUm motivo para a realização deste trabalho é a minha vivência de professora de Física do ensino fundamental, médio e superior. O objetivo desse trabalho foi verificar as dificuldades dos alunos no aprendizado de Física em dois cursos pré-vestibulares de Uberaba, descrever as metodologias adotadas pelos professores de física nos dois cursos pré-vestibulares e verificar a relação professor-aluno em dois cursos pré-vestibulares. Foram aplicados questionários para os alunos de escolas publicas e particulares quanto ao ensino de Física nos cursos pré-vestibulares e também foi aplicado questionários para os professores de Física que trabalham dando aulas em cursos pré-vestibulares nas instituições estaduais e particulares. Após a aplicação dos questionários que foram usados para identificar o ensino de Física nas escolas públicas e particulares. Também foi aplicado aos professores para identificar a forma em que trabalham em suas aulas.O planejamento para este trabalho foi buscar informações no: sistema de ensino educacional brasileiro, nos Parâmetros Curriculares Nacionais, no ENEM, na Proposta Curricular da Secretaria Estadual de Educação de Minas Gerais, nos pré-vestibulares e no ensino de Ciências por Investigação. Os resultados obtidos quanto aos questionários demonstraram que os alunos necessitam se esforçar mais durante o seu processo de estudo e que os professores devem se dedicar mais em suas aulas de Física, buscando atender as necessidades dos alunos através de aulas investigativas.A metodologia utilizada pelos professores necessita ser repensada pelos mesmos para que o ensino de Física seja prazeroso para seu a alunos. O trabalho não se esgota o assunto quanto ao ensino de Física nos cursos pré-vestibulares e fez surgir outras questões para pesquisa.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEducaçãoExame vestibularFisica  Estudo e ensinoEnsino de Física nos pré-vestibularesAtividades investigativasO ensino de Física em cursos pré-vestibularesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALmonografia__kelly_da_silva.pdfapplication/pdf19583https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9ATJEM/1/monografia__kelly_da_silva.pdfe4b7c574246b2491f8f3ff065a7f53ffMD51monografia_kelly_da_silva__corpo.pdfapplication/pdf232435https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9ATJEM/2/monografia_kelly_da_silva__corpo.pdf02e48596df873c9c856180d214e0298cMD52TEXTmonografia__kelly_da_silva.pdf.txtmonografia__kelly_da_silva.pdf.txtExtracted texttext/plain6924https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9ATJEM/3/monografia__kelly_da_silva.pdf.txtda4b972b84f5c56605ff2d1a649fa6a7MD53monografia_kelly_da_silva__corpo.pdf.txtmonografia_kelly_da_silva__corpo.pdf.txtExtracted texttext/plain87653https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9ATJEM/4/monografia_kelly_da_silva__corpo.pdf.txtfcf54eb20997544c094a35c66729e848MD541843/BUOS-9ATJEM2019-11-14 03:31:31.833oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-9ATJEMRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T06:31:31Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O ensino de Física em cursos pré-vestibulares
title O ensino de Física em cursos pré-vestibulares
spellingShingle O ensino de Física em cursos pré-vestibulares
Kelly Cristina Cruz da Silva
Ensino de Física nos pré-vestibulares
Atividades investigativas
Educação
Exame vestibular
Fisica  Estudo e ensino
title_short O ensino de Física em cursos pré-vestibulares
title_full O ensino de Física em cursos pré-vestibulares
title_fullStr O ensino de Física em cursos pré-vestibulares
title_full_unstemmed O ensino de Física em cursos pré-vestibulares
title_sort O ensino de Física em cursos pré-vestibulares
author Kelly Cristina Cruz da Silva
author_facet Kelly Cristina Cruz da Silva
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Arjuna Casteli Panzera
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Vania Natividade Cota da Fonseca Dias
dc.contributor.author.fl_str_mv Kelly Cristina Cruz da Silva
contributor_str_mv Arjuna Casteli Panzera
Vania Natividade Cota da Fonseca Dias
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Física nos pré-vestibulares
Atividades investigativas
topic Ensino de Física nos pré-vestibulares
Atividades investigativas
Educação
Exame vestibular
Fisica  Estudo e ensino
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Educação
Exame vestibular
Fisica  Estudo e ensino
description Um motivo para a realização deste trabalho é a minha vivência de professora de Física do ensino fundamental, médio e superior. O objetivo desse trabalho foi verificar as dificuldades dos alunos no aprendizado de Física em dois cursos pré-vestibulares de Uberaba, descrever as metodologias adotadas pelos professores de física nos dois cursos pré-vestibulares e verificar a relação professor-aluno em dois cursos pré-vestibulares. Foram aplicados questionários para os alunos de escolas publicas e particulares quanto ao ensino de Física nos cursos pré-vestibulares e também foi aplicado questionários para os professores de Física que trabalham dando aulas em cursos pré-vestibulares nas instituições estaduais e particulares. Após a aplicação dos questionários que foram usados para identificar o ensino de Física nas escolas públicas e particulares. Também foi aplicado aos professores para identificar a forma em que trabalham em suas aulas.O planejamento para este trabalho foi buscar informações no: sistema de ensino educacional brasileiro, nos Parâmetros Curriculares Nacionais, no ENEM, na Proposta Curricular da Secretaria Estadual de Educação de Minas Gerais, nos pré-vestibulares e no ensino de Ciências por Investigação. Os resultados obtidos quanto aos questionários demonstraram que os alunos necessitam se esforçar mais durante o seu processo de estudo e que os professores devem se dedicar mais em suas aulas de Física, buscando atender as necessidades dos alunos através de aulas investigativas.A metodologia utilizada pelos professores necessita ser repensada pelos mesmos para que o ensino de Física seja prazeroso para seu a alunos. O trabalho não se esgota o assunto quanto ao ensino de Física nos cursos pré-vestibulares e fez surgir outras questões para pesquisa.
publishDate 2011
dc.date.issued.fl_str_mv 2011-12-17
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-11T08:36:03Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-11T08:36:03Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9ATJEM
url http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9ATJEM
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9ATJEM/1/monografia__kelly_da_silva.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9ATJEM/2/monografia_kelly_da_silva__corpo.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9ATJEM/3/monografia__kelly_da_silva.pdf.txt
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9ATJEM/4/monografia_kelly_da_silva__corpo.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv e4b7c574246b2491f8f3ff065a7f53ff
02e48596df873c9c856180d214e0298c
da4b972b84f5c56605ff2d1a649fa6a7
fcf54eb20997544c094a35c66729e848
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589150330322944