Outras leituras da tv brasileira: uma experiência com alunos das séries finais do ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Luciola Zacarias Mendes
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/LETR-A5FL42
Resumo: O objetivo desta pesquisa é analisar as percepções de estudantes de uma turma do 8º ano do ensino fundamental de uma escola estadual de Belo Horizonte acerca do telejornal Cidade Alerta e da novela Malhação antes e após a realização de um projeto de ensino que visou desenvolver uma leitura mais reflexiva e crítica desses programas televisivos. O projeto pedagógico apoiou-se, principalmente, nos conceitos de leitura e educação críticas de Freire (1983, 1996), nos estudos sobre letramentos de Kleiman (2008) e Rojo (2012, 2013) e nos estudos que pensam a relação entre mídia e educação realizados por Napolitano (2003) e Setton (2010). Para dar início à pesquisa, os alunos responderam a um questionário que revelou qual imagem estes possuem acerca dos programas mencionados e quais conhecimentos possuíam sobre a mídia televisiva. Na etapa subsequente, o projeto de ensino foi desenvolvido. Nele, além da análise dos programas mencionados, foi necessário refletir sobre alguns aspectos do seriado Todo Mundo Odeia o Cris, e foram produzidos curtas-metragens, que buscaram refletir as ressignificações construídas nas aulas. Na etapa final, foi reaplicado o questionário inicial, de modo a verificar em que medida os alunos ampliaram as informações que possuíam sobre a televisão e se houve mudança na forma como percebiam os programas estudados. Os dados gerados neste trabalho, constituídos pelos questionários, pela gravação e pelos curtas-metragens elaborados pelos alunos, mostraram a importância do professor-mediador no processo de construção do conhecimento e da necessidade de propiciar discussões que visem a uma leitura mais crítica do conteúdo televisivo.
id UFMG_7f782fc9c40d7b1297f57b8a8fd7276e
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/LETR-A5FL42
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Adriane Teresinha SartoriLeandro Rodrigues Alves DinizNajara Ferrari PinheiroLuciola Zacarias Mendes2019-08-13T12:35:19Z2019-08-13T12:35:19Z2015-07-31http://hdl.handle.net/1843/LETR-A5FL42O objetivo desta pesquisa é analisar as percepções de estudantes de uma turma do 8º ano do ensino fundamental de uma escola estadual de Belo Horizonte acerca do telejornal Cidade Alerta e da novela Malhação antes e após a realização de um projeto de ensino que visou desenvolver uma leitura mais reflexiva e crítica desses programas televisivos. O projeto pedagógico apoiou-se, principalmente, nos conceitos de leitura e educação críticas de Freire (1983, 1996), nos estudos sobre letramentos de Kleiman (2008) e Rojo (2012, 2013) e nos estudos que pensam a relação entre mídia e educação realizados por Napolitano (2003) e Setton (2010). Para dar início à pesquisa, os alunos responderam a um questionário que revelou qual imagem estes possuem acerca dos programas mencionados e quais conhecimentos possuíam sobre a mídia televisiva. Na etapa subsequente, o projeto de ensino foi desenvolvido. Nele, além da análise dos programas mencionados, foi necessário refletir sobre alguns aspectos do seriado Todo Mundo Odeia o Cris, e foram produzidos curtas-metragens, que buscaram refletir as ressignificações construídas nas aulas. Na etapa final, foi reaplicado o questionário inicial, de modo a verificar em que medida os alunos ampliaram as informações que possuíam sobre a televisão e se houve mudança na forma como percebiam os programas estudados. Os dados gerados neste trabalho, constituídos pelos questionários, pela gravação e pelos curtas-metragens elaborados pelos alunos, mostraram a importância do professor-mediador no processo de construção do conhecimento e da necessidade de propiciar discussões que visem a uma leitura mais crítica do conteúdo televisivo.The objective of this research is to analyze the perceptions of students in a class of 8th grade of elementary school of a public school of Belo Horizonte City television news about the Cidade Alerta and Malhação novel before and after conducting an educational project aimed at developing a reading more reflective and critical of these television programs. The pedagogical project relied mainly on the concepts of reading and education critical Freire (1983, 1996), in studies of literacies of Kleiman (2008) and Rojo (2012, 2013) and studies who think the relationship between media and education performed by Napolitano (2003) and Setton (2010). To start the search, students answered a questionnaire that revealed what image they have about these programs and what knowledge they had about the television media. In the subsequent step, the education project was developed. In it, besides the analysis of these programs, it was necessary to reflect on some aspects of the series Todo Mundo Odeia o Cris, and were produced short films, which sought to reflect the reinterpretation built in class. In the final step, the initial questionnaire was reapplied in order to verify the extent to which students have expanded the information we had on the television and there was a change in the way we perceive the studied programs. The data generated in this study, consisting of the questionnaires, the recording and the short films produced by students showed the importance of teacher-mediator in the knowledge construction process and the need to facilitate discussions aimed at a more critical reading of television content.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGTelevisão na educaçãoCidade Alerta (Programa de televisão)LetramentoTelenovelasLeitura críticaEnsinoTelevisãoOutras leituras da tv brasileira: uma experiência com alunos das séries finais do ensino fundamentalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALoutras_leituras_da_tv_brasileira_uma_experi_ncia_com_alunos_das_s_ries__finais_do_ensino_fundamental.pdfapplication/pdf2622707https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/LETR-A5FL42/1/outras_leituras_da_tv_brasileira_uma_experi_ncia_com_alunos_das_s_ries__finais_do_ensino_fundamental.pdf1b6f07a96f467ffad69d8b2603392315MD51TEXToutras_leituras_da_tv_brasileira_uma_experi_ncia_com_alunos_das_s_ries__finais_do_ensino_fundamental.pdf.txtoutras_leituras_da_tv_brasileira_uma_experi_ncia_com_alunos_das_s_ries__finais_do_ensino_fundamental.pdf.txtExtracted texttext/plain488095https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/LETR-A5FL42/2/outras_leituras_da_tv_brasileira_uma_experi_ncia_com_alunos_das_s_ries__finais_do_ensino_fundamental.pdf.txtdad99b6668243580501a8af100669e81MD521843/LETR-A5FL422019-11-14 23:00:10.812oai:repositorio.ufmg.br:1843/LETR-A5FL42Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-15T02:00:10Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Outras leituras da tv brasileira: uma experiência com alunos das séries finais do ensino fundamental
title Outras leituras da tv brasileira: uma experiência com alunos das séries finais do ensino fundamental
spellingShingle Outras leituras da tv brasileira: uma experiência com alunos das séries finais do ensino fundamental
Luciola Zacarias Mendes
Leitura crítica
Ensino
Televisão
Televisão na educação
Cidade Alerta (Programa de televisão)
Letramento
Telenovelas
title_short Outras leituras da tv brasileira: uma experiência com alunos das séries finais do ensino fundamental
title_full Outras leituras da tv brasileira: uma experiência com alunos das séries finais do ensino fundamental
title_fullStr Outras leituras da tv brasileira: uma experiência com alunos das séries finais do ensino fundamental
title_full_unstemmed Outras leituras da tv brasileira: uma experiência com alunos das séries finais do ensino fundamental
title_sort Outras leituras da tv brasileira: uma experiência com alunos das séries finais do ensino fundamental
author Luciola Zacarias Mendes
author_facet Luciola Zacarias Mendes
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Adriane Teresinha Sartori
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Leandro Rodrigues Alves Diniz
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Najara Ferrari Pinheiro
dc.contributor.author.fl_str_mv Luciola Zacarias Mendes
contributor_str_mv Adriane Teresinha Sartori
Leandro Rodrigues Alves Diniz
Najara Ferrari Pinheiro
dc.subject.por.fl_str_mv Leitura crítica
Ensino
Televisão
topic Leitura crítica
Ensino
Televisão
Televisão na educação
Cidade Alerta (Programa de televisão)
Letramento
Telenovelas
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Televisão na educação
Cidade Alerta (Programa de televisão)
Letramento
Telenovelas
description O objetivo desta pesquisa é analisar as percepções de estudantes de uma turma do 8º ano do ensino fundamental de uma escola estadual de Belo Horizonte acerca do telejornal Cidade Alerta e da novela Malhação antes e após a realização de um projeto de ensino que visou desenvolver uma leitura mais reflexiva e crítica desses programas televisivos. O projeto pedagógico apoiou-se, principalmente, nos conceitos de leitura e educação críticas de Freire (1983, 1996), nos estudos sobre letramentos de Kleiman (2008) e Rojo (2012, 2013) e nos estudos que pensam a relação entre mídia e educação realizados por Napolitano (2003) e Setton (2010). Para dar início à pesquisa, os alunos responderam a um questionário que revelou qual imagem estes possuem acerca dos programas mencionados e quais conhecimentos possuíam sobre a mídia televisiva. Na etapa subsequente, o projeto de ensino foi desenvolvido. Nele, além da análise dos programas mencionados, foi necessário refletir sobre alguns aspectos do seriado Todo Mundo Odeia o Cris, e foram produzidos curtas-metragens, que buscaram refletir as ressignificações construídas nas aulas. Na etapa final, foi reaplicado o questionário inicial, de modo a verificar em que medida os alunos ampliaram as informações que possuíam sobre a televisão e se houve mudança na forma como percebiam os programas estudados. Os dados gerados neste trabalho, constituídos pelos questionários, pela gravação e pelos curtas-metragens elaborados pelos alunos, mostraram a importância do professor-mediador no processo de construção do conhecimento e da necessidade de propiciar discussões que visem a uma leitura mais crítica do conteúdo televisivo.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015-07-31
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-13T12:35:19Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-13T12:35:19Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/LETR-A5FL42
url http://hdl.handle.net/1843/LETR-A5FL42
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/LETR-A5FL42/1/outras_leituras_da_tv_brasileira_uma_experi_ncia_com_alunos_das_s_ries__finais_do_ensino_fundamental.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/LETR-A5FL42/2/outras_leituras_da_tv_brasileira_uma_experi_ncia_com_alunos_das_s_ries__finais_do_ensino_fundamental.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 1b6f07a96f467ffad69d8b2603392315
dad99b6668243580501a8af100669e81
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589168244195328