Detalhes bibliográficos
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
id UFMG_813160d20232910ac6f3e89893c77b3d
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-9AZH7W
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
instacron_str UFMG
institution Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
spelling Rosiane Resende LeiteAmanda Luisa da Fonseca2019-08-09T16:12:23Z2019-08-09T16:12:23Z2011-12-02http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9AZH7WA leishmaniose visceral (LV) ou calazar é um grave problema de saúde pública e as medidas de prevenção preconizadas são quase sempre desconhecidas pela população, assim é necessário que se realize atividades de educação em saúde inseridas numa perspectiva participante. Este trabalho teve como objetivo trabalhar a educação em saúde com estudantes de uma escola pública em Divinópolis/MGcomparando dois caminhos metodológicos de ensino. A pesquisa foi realizada como requisito de avaliação do curso ENCI Ensino de Ciências por Investigação da Especialização à distância da UFMG/MG e foi aplicada em duas turmas do 1º ano do Ensino Médio (98 alunos) no turno da manhã. Em uma turma realizou-se uma atividade com enfoque investigativo e em outra turma sem este enfoque. Os resultados demonstraram que, inicialmente as duas turmas não apresentavamconhecimento sobre a doença. Após a realização das atividades, o conhecimento sobre a doença aumentou significativamente nos dois grupos, porém na turma onde houve exploração do ensino por investigação foi observado que o desenvolvimento crítico e a capacidade argumentativa revelaram-se com maior eficiência. Pode-se concluir que aprendizagens a partir de atividades investigativas, são efetivas e odesenvolvimento dessas aulas pode ser uma estratégia, entre outras, que o professor pode utilizar para diversificar sua prática e alcançar níveis significativos de aprendizadoUniversidade Federal de Minas GeraisUFMGEducaçãoLeishmanioseCiência  Estudo e ensinoEducação em saúdeAtividades investigativasEnsino médioEducação em saúde: ensino de leishmaniose visceral para alunos do ensino médio por meio de uma atividade prática investigativainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALmonografia_amanda_fonseca.pdfapplication/pdf101303https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9AZH7W/1/monografia_amanda_fonseca.pdf01a0dd00c8bb7473246dd064e8666af2MD51TEXTmonografia_amanda_fonseca.pdf.txtmonografia_amanda_fonseca.pdf.txtExtracted texttext/plain4342https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9AZH7W/2/monografia_amanda_fonseca.pdf.txtf6a8db8b1b73a10740aaafcf20733ff4MD521843/BUOS-9AZH7W2019-11-14 07:42:55.762oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-9AZH7WRepositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T10:42:55Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
_version_ 1813548218576797696