O uso de tecnologia por alunos do ensino fundamental: um estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marcia Moura de Onofre
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/MGSS-AAVNAL
Resumo: Este estudo investigou um grupo de alunos do ensino fundamental de uma escola pública na região metropolitana de Belo Horizonte, e buscou compreender qual é o seu acesso às novas tecnologias digitais, assim como o uso que esses alunos fazem dessas tecnologias. Objetivou-se, assim, compreender as percepções que esses alunos têm daspossibilidades de aprendizagem proporcionadas através dessas novas tecnologias. Para alcançar esse objetivo, desenvolveu-se um estudo de caso em que, primeiramente, fez-se um diagnóstico inicial do grupo no que se refere ao acesso e uso das novas tecnologias digitais. Posteriormente, os participantes produziram histórias em quadrinho no formato analógico e no formato digital. Foi feita, então, uma entrevista final em busca das percepções desses participantes acerca dessas produções. Os resultados da análise mostraram limitações no uso das novas tecnologias digitais pelos alunos, devido ao fraco sinal de internet, tanto em uso móvel em seus smartphones, quanto no uso naescola. Os resultados mostram, ainda, que, através da produção das atividades, nos dois formatos distintos, analógico e digital, os participantes perceberam os variados tipos de letramentos necessários para essas produções. Esses resultados demonstram a necessidade de investimentos na rede de internet das escolas públicas, o queproporcionaria uma ampliação do uso das novas tecnologias nas escolas, e, por conseguinte, do uso dos novos letramentos pelos alunos, possibilitando, assim, uma abertura de horizontes e a formação de alunos cidadãos mais capazes e conscientes.
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