A importância da literatura africana no ensino da história e das culturas da África: a desconstrução da ideia de um continente genérico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Libéria Rodrigues Neves
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Jéssica Gonçalves Santomauro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: https://doi.org/10.18554/rt.v0i0.2554
http://hdl.handle.net/1843/68129
https://orcid.org/0000-0001-7818-4434
Resumo: Uma das grandes conquistas da luta antirracial no Brasil reside na promulgação da Lei 10.639/03, a qual estabelece que, a partir de então, passa a ser obrigatória a inclusão do estudo da História da África e dos Africanos nos estabelecimentos de Ensino Fundamental ou Médio, sejam privados ou públicos, bem como o ensino da Cultura Afro-Brasileira. Diante disso, os professores são incentivados a ensinar por meio de pesquisas teóricas e práticas que se contraponham à vertente eurocêntrica da história tratada nas escolas como única e soberana. Os recursos para tal consistem em materiais e projetos pedagógicos, os quais incluem o uso da literatura. Quer-se aqui destacar esta última, enquanto manifestação artística, que, além de sua função estética, utiliza a língua como um instrumento de comunicação e interação, de difusão da cultura e democratização do conhecimento. Deste modo, constituindo-se como material didático ou paradidático utilizado na educação para a abordagem de um tema. Entretanto, não são raros nas bibliotecas escolares os livros que reproduzem caracterizações exacerbadas, que limitam sociedades a certos costumes, ou disfarçam-se de histórias genuinamente africanas, de modo a apresentar aos leitores um continente de maneira estereotipada e generalizada. É neste sentido que o presente artigo busca discutir o uso da literatura como recurso para o ensino da História da África e suas culturas, nas quais encontram-se origens de grande parte da população brasileira, destacando-se, por meio de exemplos, a alternativa de privilegiar narrativas produzidas por autores africanos.
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Quer-se aqui destacar esta última, enquanto manifestação artística, que, além de sua função estética, utiliza a língua como um instrumento de comunicação e interação, de difusão da cultura e democratização do conhecimento. Deste modo, constituindo-se como material didático ou paradidático utilizado na educação para a abordagem de um tema. Entretanto, não são raros nas bibliotecas escolares os livros que reproduzem caracterizações exacerbadas, que limitam sociedades a certos costumes, ou disfarçam-se de histórias genuinamente africanas, de modo a apresentar aos leitores um continente de maneira estereotipada e generalizada. É neste sentido que o presente artigo busca discutir o uso da literatura como recurso para o ensino da História da África e suas culturas, nas quais encontram-se origens de grande parte da população brasileira, destacando-se, por meio de exemplos, a alternativa de privilegiar narrativas produzidas por autores africanos.One of the greatest achievements of anti-racial battle in Brazil lies on the promulgation of Law 10.639/03, which establishes that, from there on, it is obligatory the inclusion of History of Africa and Africans in the institutions of Elementary Education and High School, both the private and public one, as well as the teaching of Afro-Brazilian Culture. Therefore, teachers are stimulated to teach by means of theoretical and practical researches that oppose the Eurocentric model of history held at schools as unmatched and sovereign. The resources to do so consist of pedagogical material and projects, which include the use of literature. We mean to emphasize the latter, as anartistic manifestation that, beside its aesthetic function, uses language as a means for communication and interaction, for spreading culture and for knowledge democratization. Thus, whether constituting a didactic or paradidactic material used teaching for approaching a subject. However, it is not uncommon at school libraries books that reproducestereotyped and widespread characterization of the African continent. In this sense, the present article intends to discuss, by means of the choice of some literary works, the alternative of privilege narratives produced by African writers, having as a reference to General History of Africa Collection, produced by UNESCO, and the guidelines of the Brazilian educational legislation.porUniversidade Federal de Minas GeraisUFMGBrasilFAE - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS APLICADAS À EDUCAÇÃORevista triânguloLiteraturaÁfricaHistóriaCulturaLiteraturaÁfricaHistóriaCulturaA importância da literatura africana no ensino da história e das culturas da África: a desconstrução da ideia de um continente genéricoThe importance of african literature in teaching of african history and cultures: a deconstruction of the idea of a generic continentLa importancia de la literatura africana en la enseñanza de la historia y las culturas de áfrica: la deconstrucción de la idea de un continente genéricoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistatriangulo/article/view/2554Libéria Rodrigues NevesJéssica Gonçalves Santomauroapplication/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGLICENSELicense.txtLicense.txttext/plain; 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