Desenvolvimento de uma técnica experimental de análise modal sem contato via excitação acústica
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/BUBD-A9CHVM |
Resumo: | Na indústria aeronáutica, os testes de vibração em solo são essenciais para a determinação precisa do comportamento dinâmico dos componentes estruturais. Estas informações auxiliam na validação e melhoria dos modelos utilizados em diversos estágios de projeto, especialmente nos cálculos aero elásticos. Dentre outras funções, estes modelos predizem as frequências naturais e as formas modais das estruturas em questão. Os métodos mais comuns utilizam um excitador eletrodinâmico para excitar a estrutura. O uso deste tipo de equipamento pode causar problemas na qualidade dos dados adquiridos bem como danificar a estrutura em teste. Este trabalho apresenta o desenvolvimento de uma metodologia de excitação sem contato através de ondas acústicas. Foram desenvolvidos ensaios de validação com uma placa de material compósito com comportamento vibracional conhecido. Estes ensaios englobaram análises emelementos finitos, análises modais tradicionais e ensaios com excitação acústica. Com a validação da técnica, a mesma foi utilizada para ensaiar a asa da aeronave CEA 311 Anequim. Os resultados do ensaio foram comparados com resultados de modelos em elementos finitos. A técnica mostrou-se capaz de excitar os modos na região de interesse e fornecer valores de frequência e formas modais condizentes com os previstos pelo modelo dinâmico. |
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Paulo Henriques Iscold Andrade de OliveiraLazaro Valentim DonadonWagner Nunes RodriguesLeonardo de Paula Silva Ferreira2019-08-12T15:49:58Z2019-08-12T15:49:58Z2016-01-27http://hdl.handle.net/1843/BUBD-A9CHVMNa indústria aeronáutica, os testes de vibração em solo são essenciais para a determinação precisa do comportamento dinâmico dos componentes estruturais. Estas informações auxiliam na validação e melhoria dos modelos utilizados em diversos estágios de projeto, especialmente nos cálculos aero elásticos. Dentre outras funções, estes modelos predizem as frequências naturais e as formas modais das estruturas em questão. Os métodos mais comuns utilizam um excitador eletrodinâmico para excitar a estrutura. O uso deste tipo de equipamento pode causar problemas na qualidade dos dados adquiridos bem como danificar a estrutura em teste. Este trabalho apresenta o desenvolvimento de uma metodologia de excitação sem contato através de ondas acústicas. Foram desenvolvidos ensaios de validação com uma placa de material compósito com comportamento vibracional conhecido. Estes ensaios englobaram análises emelementos finitos, análises modais tradicionais e ensaios com excitação acústica. Com a validação da técnica, a mesma foi utilizada para ensaiar a asa da aeronave CEA 311 Anequim. Os resultados do ensaio foram comparados com resultados de modelos em elementos finitos. A técnica mostrou-se capaz de excitar os modos na região de interesse e fornecer valores de frequência e formas modais condizentes com os previstos pelo modelo dinâmico.In the aeronautical industry, ground vibration tests are essential for determining the dynamic behavior of structural components. This information assists in the validation and improvement of models used in various stages of design, especially in aero elastic calculations. Among other functions, these models predict the natural frequencies and modal shapes of the structures concerned. The most common methods use an electrodynamics shaker to excite the structure. The use of this type of equipment can cause problems in the quality of the data acquired as wellas damage the test structure. This work presents the development of a methodology for noncontact excitation by means of acoustic waves. Validation tests have been developed with a composite material plate with known vibrational behavior. These tests were finite elementanalysis, modal analysis and acoustic excitation tests. After the validation, the technique was used to test the wing of the CEA 311-Anequim aircraft. The test results were compared with results of finite element models. The technique has shown itself able to excite the modes in the region of interest and provide values for frequency and modal forms consistent with the dynamic model.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGAnálise modalEngenharia acústicaEngenharia mecânicaGVTanálise modalexcitação acústicaDesenvolvimento de uma técnica experimental de análise modal sem contato via excitação acústicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdisserta__o_final.pdfapplication/pdf7311322https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-A9CHVM/1/disserta__o_final.pdf9cf68c6ffe8b5efba8862207bb3403e1MD51TEXTdisserta__o_final.pdf.txtdisserta__o_final.pdf.txtExtracted texttext/plain147429https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-A9CHVM/2/disserta__o_final.pdf.txt53851165cfc3f5d94f22018a5e82e26cMD521843/BUBD-A9CHVM2019-11-14 18:26:36.115oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-A9CHVMRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T21:26:36Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
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