Poéticas do vestígio: fait, as terras do fim do mundo e to face

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kátia Hallak Lombardi
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-A3GGXC
Resumo: A partir das fotografias dos livros Fait (1992), de Sophie Ristelhueber, As terras do fim do mundo (2010), de Jo Ractliffe, e To face (2012), de Paola De Pietri, esta pesquisa investiga as especificidades dos trabalhos das três fotógrafas, que apresentam os vestígios da guerra como tema central. Na primeira parte, aponta-se o processo de construção da fotografia de guerra. Em seguida, destacam-se trabalhos fotográficos que abordam a guerra, sem, contudo, mostrar as ações e os combates em si. De outra parte, a pesquisa retoma o caráter indicial da fotografia e o pensamento de Walter Benjamin e de seus leitores para refletir sobre o conceito de vestígio. Em aproximação com a base teórica, analisa-se a maneira singular de as três fotógrafas Ristelhueber, Ractliffe e De Pietri trabalharem com os vestígios da guerra em suas fotografias, maneira aqui denominada poética do vestígio.
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